À medida que o tempo passa, novas estratégias surgem no mercado e com elas sempre algo inédito para aprendermos. No marketing digital não é diferente. Já falamos muito por aqui sobre marketing de conteúdo, por exemplo, e como automatizá-lo para melhorar o resultado nas vendas, lembra? Hoje, apresentamos mais uma forma de otimizar o trabalho nesta estratégia: o workflow. Além de definir e organizar as tarefas, ele pode contribuir efetivamente para alcançar os objetivos do seu negócio. Então, vamos entender melhor como funciona.
O que é workflow?
Você já deve ter ouvido falar em workflow, porque é muito usado no contexto da Tecnologia da Informação (TI), no qual um único projeto envolve, normalmente, vários membros de uma mesma equipe e até mesmo de outras. Mas sabia que ele também se aplica ao marketing de conteúdo?
Por exemplo, para desenvolver um site, além dos desenvolvedores também são necessários profissionais responsáveis por elaborar conteúdo e layout. Sendo assim, para que tudo funcione corretamente e dentro do prazo, é prudente criar um fluxo de atividades para que cada um execute sua parte sem que comprometa a do outro. No marketing de conteúdo a lógica é a mesma. Vamos pensar na elaboração de um texto para blog. Para produzi-lo, é essencial pesquisar, escrever, revisar, editar, aprovar e divulgar. Imagine só se alguma parte desse processo for pulada ou executada em ordem diferente. Algo não daria certo, não é?
O workflow é basicamente isso. Trata-se de uma série de etapas que precisam ser cumpridas para que uma tarefa seja, de fato, concluída. É como se fosse o desenho de um passo a passo, em que cada um deles só acontece quando o anterior estiver finalizado. Desta forma, com a ajuda de uma ferramenta de automação, estas atividades passam de um responsável para o outro por meio de uma sequência lógica. Assim, os profissionais saberão o que, quando e como fazer.
Por que utilizar o workflow no marketing de conteúdo?
Todos nós sabemos da grande importância de fidelizar clientes para que a empresa cresça de forma sustentável. E existem diversas formas de fazer isso. Porém, para que qualquer estratégia que você tenha em mente funcione corretamente, é necessário estabelecer uma espécie de relacionamento com estes consumidores, e o primeiro passo é criando uma rotina organizada de entrega de informações para eles.
Desta maneira, ter o workflow como um hábito no marketing de conteúdo é essencial para cumprir as obrigações e os prazos de forma efetiva, refletindo positivamente no público final — uma vez que será possível manter a periodicidade dos conteúdos que chegam até ele. Além disso, o fluxo de atividades traz outras vantagens. Veja:
- Aumenta a produtividade: você já deve ter ouvido aquela famosa frase “dividir para conquistar”, correto? Pois bem, aqui ela se encaixa perfeitamente. Quanto mais as atividades forem distribuídas por igual aos funcionários, melhor serão executadas. Deste modo, cada um deles poderá se organizar dentro da sua rotina de trabalho, prevendo a entrada de novas tarefas e, consequentemente, resultando num rendimento e entrega maiores.
- Evita retrabalhos: ter que fazer novamente algo que já foi feito sempre ocasiona atrasos, certo? Porém, com o workflow bem estabelecido, isso pode ser evitado. Afinal, nenhuma etapa do processo avança se a anterior não estiver completamente finalizada.
- Responsabilidades bem definidas: o fato de todos os envolvidos conhecerem o andamento do fluxo de atividades torna a função de cada um mais clara. Quer dizer, evita que alguém fique sobrecarregado e outra pessoa tenha menos tarefas ou que um profissional execute algo que não era destinado a ele, otimizando o trabalho e o tempo da equipe.
- Gestão do tempo: com tudo devidamente organizado é possível concluir as atividades mais rápido, sobrando tempo planejar novas ações que farão sua marca ainda mais presente no mercado.
Agora que você entendeu a importância do workflow no marketing de conteúdo, que tal usá-lo como diferencial para o seu negócio? Mas fique atento: ao buscar um parceiro para a sua empresa, certifique-se de escolher um que domine este processo internamente e se adapte ao seu fluxo de trabalho. Quanto mais alinhadas as atividades, melhor serão as entregas e mais rápido o seu público-alvo receberá informação de qualidade. Entre em contato e compartilhe conosco suas experiências e dúvidas, estamos ansiosos para ouvi-lo.