
Se ainda há quem acredite que o design tem a ver só com a questão estética e visual, já pode ir mudando de ideia. Cada vez mais o design assume uma posição estratégica e tem muito mais relação com usabilidade e aproximação com o usuário, do que com apenas deixar algo bonito. Nesse caso, beleza mesmo é proporcionar uma experiência agradável aos olhos e à necessidade do usuário. E isso tem tudo a ver com o UX Design, que atua focado na forma como o usuário se relaciona com o produto, sistema ou serviço. Na web, o UX design desenvolve interfaces levando em consideração a facilidade de uso e adaptação (usabilidade) e a apresentação lógica dos conteúdos (arquitetura da informação).
Falando na relação UX e internet, o site UX Magazine¹ apontou algumas tendências desse setor em páginas da web. Confira a seguir alguns elementos de UX que foram destaque nos sites em 2012 e que podem vir a se tornar cada vez mais comuns:
1. Sites de página única
Grandes imagens de fundo, com riqueza nas ilustrações e animações. Estas são algumas das principais características gerais de sites que utilizam a página única. O objetivo é contar histórias, entreter e passar uma mensagem com o máximo de clareza possível. Esse modelo pode ser utilizado para narrar a trajetória de amor de um casal (Jess e Russ²), para apresentar um serviço (Ben the Bodyguard³) ou para o que mais imaginar⁴.
2. Rolagem infinita
A rolagem infinita funciona melhor para informações que exijam uma alimentação constante, classificadas por tempo de atualização. Sites com muitas imagens, como Google Images⁵, faz excelente uso desta técnica. O Lookbook⁶ e o Pinterest⁷ são é outros bons exemplos. Utilizam a rolagem infinita com um botão flutuante “voltar ao topo”, permitindo que os usuários possam navegar no site com facilidade.
3. Navegação superior persistente
Este recurso é ideal para sites complexos, páginas de rolagem muito compridas, ou aplicativos com funcionalidades na barra de ferramentas. O menus persistentes podem ser uma distração, por isso é melhor mantê-los finos e discretos. O Facebook utiliza bem essa ferramenta — tanto em perfis como em fan pages, mesmo você descendo na página, a parte superior do site permanece com as opções de gerenciamento da conta. Outro bom exemplo é este site de turismo⁸ da Nova Zelândia.
4. Minimalismo
Entre as tendências de design na web, há também um retorno ao básico. Uma estética limpa e minimalista, com foco na informação. Vários sites e aplicativos estão até trocando imagens gráficas de fundo por estilos ‘CSS puro’, de modo a garantir uma experiência atraente e objetiva. Conheça os mais recentes projetos que seguem essa linha visual: Basecamp⁹, Dropbox¹⁰, e Smashing Magazine¹¹.
5. Retorno da tipografia
Graças ao amadurecimento de tecnologias e a melhora na renderização de fontes na maioria dos navegadores e dispositivos, os designers têm mais tipos de letras para escolher e mais controle do seu tipo. Há uma maior consciência da importância do conteúdo e, com isso, a tipografia está sendo utilizada para contribuir para a eficácia na comunicação. A tipografia continuará a ser um importante foco na web nos próximos anos. O The New Yorker¹², por exemplo, usa uma fonte da Web padrão (Times New Roman) para o corpo do texto, fazendo uma combinação com fontes diferentes para títulos e navegação (Irvin, Neutra).
⁶ Lookbook
⁹ Basecamp
¹⁰ Dropbox
Tópicos: