Já parou para pensar por que os visitantes ficam pouco tempo no seu site? Ou o motivo pelo qual não clicam nos e-mails enviados? Existem diversos fatores que podem influenciar o usuário nessas ações, mas para descobri-los é necessário utilizar algumas estratégias que ajudam a determinar o que é atrativo para eles. Teste A/B, por exemplo, é um método muito interessante e eficaz que permite comparar resultados obtidos por duas versões diferentes de um mesmo conteúdo com a finalidade de detectar o que chama mais a atenção do consumidor.
Imagine a seguinte situação: você precisa efetuar o disparo de uma newsletter mostrando os novos textos publicados no seu blog e as novidades da empresa para o seu público. No entanto, não tem ideia de como será a reação deles, afinal, esta é a primeira vez que está enviando este tipo de material. Para tirar essa dúvida, é possível fazer o teste A com algumas pessoas de uma lista pré-selecionada e o teste B com um título diferente para uma outra. Depois, pode-se fazer uma comparação dos resultados e, identificar qual foi mais eficaz e, assim, enviar para todos os contatos.
Por que fazer um teste A/B?
Quando falamos em produtos web — sites, landing pages, e-mails marketing, entre outros — tudo é mais rápido, desde o lançamento até a obtenção de resultados. Ao adotar os testes A/B como parte da estratégia, você potencializa os ganhos, pois eles permitem avaliar qual o modelo que gera melhor desempenho, otimizando o investimento realizado. Ou seja, é possível descobrir o que tem maior aceitação do seu público-alvo e entender o comportamento de seus clientes, sendo também uma maneira eficaz de encontrar eventuais erros e consertá-los. Além disso, eles oferecem vantagens como:
- Facilidade na tomada de decisão: ao comparar os resultados fica mais fácil decidir o que é mais eficaz para o seu negócio.
- Invista no que é certo: podemos até conhecer o nosso público, porém, quando se trata de elementos visuais que ditam como será o comportamento dele, não dá para apostar somente no instinto do designer. É necessário testar cores, imagens e disposição dos elementos para descobrir o que é mais assertivo.
- Retorno sobre investimento (ROI) garantido: de nada adianta investir toda a verba para trazer tráfego à loja virtual, por exemplo, se você não estiver preparado para transformar visitantes em compradores. Com testes A/B é possível saber o que deve ser feito dentro do e-commerce, por exemplo, para aumentar as taxas de conversão.
O que pode ser testado?
Existem inúmeros fatores que impactam na conversão e todos eles podem — e devem — ser testados, porém, é importante que seja um elemento por vez. Dentre algumas das possibilidades, estão:
- Headline (título-destaque) da página;
- Call-to-action (botões para conversão);
- Imagens;
- Vídeos;
- Descrições de ofertas;
- Tamanho e campos do formulário;
- Indicadores de confiabilidade (testemunhos, certificados etc.);
- Conteúdo da página.
- Cores;
- Posição dos elementos.
Três dicas de aplicação dos testes A/B
Antes de sair por aí testando suas teorias e trocando tudo só para ver o que é mais promissor para o seu negócio, aqui vão três dicas importantíssimas que irão ajudá-lo no processo de aplicação. Confira!
1. Estabeleça uma meta
Como toda estratégia precisa de planejamento e definição de objetivos, com os testes A/B não é diferente. Você precisa determinar o que espera ganhar com a melhoria para conseguir identificar o que precisa ser mudado para atingir o seu público.
2. Teste as duas versões ao mesmo tempo
O objetivo do teste A/B é saber como o público reage a determinado tipo de conteúdo, certo? Para isso, é necessário que ele seja aplicado simultaneamente para que você avalie o comportamento do público durante o mesmo período. Afinal, existem fatores externos como situação econômica que podem influenciar os resultados se forem executados em momentos diferentes.
3. Faça pequenas mudanças para grandes resultados
De nada adianta mudar radicalmente se você não sabe o que está gerando os resultados insatisfatórios. Além de desperdiçar o seu trabalho — o que pode acontecer caso extraia informações que eram realmente relevantes —, dificilmente encontrará o que está diminuindo as conversões, por exemplo. Então, o mais indicado é fazer pequenas mudanças para que você seja guiado no desenvolvimento e no aperfeiçoamento dos seus materiais. Quanto menos detalhes forem alterados, mais fácil será identificar qual o elemento positivo a ser mantido ou implementado.
Gostou do nosso conteúdo? Que tal começar a trabalhar com o teste A/B e garantir resultados mais efetivos para o seu negócio? Conte conosco para implementar as soluções necessárias para que isso aconteça! Compartilhe aqui nos comentários suas dúvidas e experiências, estamos prontos para ajudá-lo.