Por que investir em um site para indústria? É uma pergunta legítima, afinal, este setor se relaciona com seus clientes, majoritariamente, por meio de representantes de vendas e especificadores técnicos. Na maior parte das vezes, não se comunica com o público final (ao menos não comercialmente), mas sim com outros elos da cadeia de suprimentos, como varejo, serviços ou mesmo outras indústrias.
Considerando esse contexto, qual seria o papel de um site para indústria? A resposta não é exata e os motivos são vários, porém, se posicionar perante o mercado é um dos principais. Ao vender, a sua indústria precisa transparecer confiança, credibilidade, relevância e qualidade. Para isso, um site serve como canal centralizador de todas essas informações.
O que precisa conter em um site para indústria
Um site para indústria auxilia no posicionamento de mercado, detalhando características corporativas que a diferenciam da concorrência. Além da lista de produtos oferecidos, podem ser incluídas informações a respeito dos métodos de produção, da gestão da qualidade, da aplicação pelos clientes e, claro, conteúdos institucionais, como missão, visão, valores e políticas corporativas.
Sobretudo, pode-se definir este canal como uma sede digital, capaz de facilitar o contato (incluir endereço, telefone, e-mail e outras formas de receber o cliente é fundamental), dar suporte às vendas e transparecer a imagem da empresa. E como o ditado diz que “a primeira impressão é a que fica”, é essencial que, ao acessar o site, o cliente sinta segurança e confiança para fechar negócio.
Mesmo para o público final, cada vez mais exigente, informações de compliance, representatividade e responsabilidade social e ambiental são vitais. Ainda que o desafio maior seja convencer revendedores e especificadores, por exemplo, é relevante que o público final também sinta segurança e confiança em sua marca, até para facilitar o trabalho de quem vende.
Uma indústria com reputação ruim, duvidosa ou desconhecida pode, sim, interferir no trabalho das revendas e no contato direto com o público final. Em todo caso, o site é um suporte a mais para vendedores e especificadores terem informações e argumentos para vender o seu produto.
Esse momento tira-dúvidas certamente começa em algum site de busca, como o Google. Assim, estar bem posicionado é primordial para que as primeiras informações encontradas venham dos seus próprios canais e não de terceiros (dos quais não se tem controle sobre o que publicam) falando sobre o seu negócio.
Como criar um bom site para seu negócio
Uma das preocupações fundamentais que se deve existir ao criar um site para indústria é com o investimento em UX (do inglês user experience, ou experiência do usuário). Esse conceito diz respeito à maneira como o visitante vai se sentir ao navegar em seu site. Logicamente é preciso que essa experiência seja positiva.
Portanto, o site tem de ser leve, visualmente agradável (o que se enquadra no conceito de UI ― interface de usuário) e intuitivo, de maneira que quem for buscar informações encontre o que precisa com rapidez e de forma clara. Então, esses dois aspectos são essenciais na hora de pensar em um site para indústria.
Em seguida, mas não menos importante, vem o texto. Ele precisa vender o seu negócio e ser distribuído estrategicamente. Portanto, ter páginas com mais detalhamentos e explicações técnicas pode ser importante para rankeamento nos buscadores, mas os pontos principais precisam estar em destaque já nos primeiros cliques. Seja como for, tanto textos curtos quanto os longos têm que ser agradáveis, leves, claros e corretos.
Essa distribuição de conteúdo necessita de um planejamento detalhado, que considere o público a ser alcançado com o site e os objetivos dele (será mais institucional ou comercial? Será mais informativo ou priorizará o contato pessoal?). De qualquer modo, inserir chamadas para ação em pontos específicos é um trabalho indispensável para que a visita no site não fique por isso mesmo.
A importância de se adequar às diferentes telas
É inconcebível pensar em um site que não funcione bem em dispositivos móveis. Há até um conceito que vem sendo muito empregado entre especialistas de criação de portais, o mobile first. Isso significa pensar primeiro nos gadgets para depois considerar a leitura em desktop.
O princípio segue uma lógica natural do comportamento das pessoas atualmente: as consultas pela internet estão cada vez mais sendo feitas via smartphones e tablets. Preparar um site para indústria com a intenção de que ele seja bem visualizado nesses dispositivos é um pensamento de quem quer ser visto de uma forma positiva.
Um site pesado, visualmente carregado, difícil de ser visitado via mobile, com textos incorretos e informações difíceis de serem compreendidas e sem apelo comercial vai penalizar seus resultados, passar a impressão de que a sua empresa não se atualiza e ainda será mais difícil de ser encontrado em buscas. É que o Google (bem como todos os buscadores) preza pela qualidade do conteúdo ao mostrar os resultados.
Considerando tudo isso, para criar um bom site para a indústria, conte com a Humantech! Nós temos expertise em desenvolvimento de sites e produção de conteúdo qualificado e direcionado para este canal. Com auxílio das nossas soluções, o endereço eletrônico da sua empresa tem muito mais chances de ficar bem posicionado nos buscadores e cumprir com seus objetivos comerciais.
Entre em contato conosco e saiba exatamente o que podemos fazer para criar, reformular ou atualizar o seu site. E se ficou alguma dúvida em relação ao assunto que abordamos aqui, fique à vontade para deixar o seu comentário no espaço abaixo. Estamos sempre à disposição para conversar.
Tópicos: