Marketing de Conteúdo

Sete fatores para ter sucesso no marketing de conteúdo

sucesso no marketing de conteúdo

Algumas pessoas acreditam que basta produzir conteúdo de vez em quando para conseguir um bom resultado nas estratégias digitais. Mas a verdade está longe disso. Diariamente inúmeras informações sobre os mais diferentes assuntos são disponibilizadas on-line, o que acaba sendo uma verdadeira barreira para que os materiais produzidos por uma marca consigam a visibilidade almejada. Como consequência, para chamar a atenção das pessoas e fidelizá-las aos seu canais, é preciso adotar técnicas especiais e realizar um trabalho constante. Isso é o que vai garantir o sucesso no marketing de conteúdo.

Entretanto, colocar em prática todas as ações necessárias costuma ser um verdadeiro desafio para muitos empreendedores que, ao se depararem com um baixo retorno, sentem-se desestimulados a darem continuidade ao projeto. Para evitar que você se sinta assim, neste artigo selecionamos sete aspectos importantes para orientá-lo e ajudá-lo a evitar erros básicos no marketing de conteúdo.

Práticas para ter sucesso no marketing de conteúdo

1 – Definir objetivos e métricas

O primeiro passo para se chegar a algum lugar é saber aonde se quer chegar. E apenas mensurando os resultados obtidos ao longo do caminho pode-se saber com precisão se tudo está indo conforme o planejado. Por isso, é importante estabelecer quais são os objetivos que devem ser alcançados em direção a essa meta. Vamos exemplificar.

Ao iniciar uma estratégia de marketing de conteúdo, uma loja de cosméticos tem como meta se tornar uma autoridade local nesse segmento em um ano, de modo que o site receba 10 mil visitas mensais. A ideia é que, com esse número, as vendas aumentem em 100% durante o mesmo período. O que fazer então para conseguir isso? A empresa pode investir em um blog, atualizado diariamente com informações sobre beleza, saúde e atualidades na área. Também pode oferecer mensalmente materiais com conteúdo ainda mais complexo, como infográficos e e-books, que são importantes fontes para captação de leads.

Além disso, a marca atua nas redes sociais tanto para a divulgação do conteúdo de outras plataformas da marca quanto daqueles produzidos exclusivamente para esses canais. Esses ambientes são uma excelente forma de ter um contato mais próximo com a audiência.

2 – Conhecer as personas

Qual é o seu público-alvo, afinal? Já falamos por aqui sobre a importância de saber com quem você está falando. Mas entenda que não basta responder a essa pergunta com informações gerais para ter sucesso no marketing de conteúdo. É preciso criar perfis de potenciais clientes bem especificados para representar um grupo de pessoas. É como se esses perfis, denominados de buyer personas, fossem pessoas reais. Isso é fundamental para saber como direcionar corretamente a estratégia de marketing de conteúdo e conseguir alcançá-los com eficiência. Dessa forma, você vai descobrir quais são os canais digitais em que eles estão presentes, qual é a linguagem a ser utilizada e quais tipos de materiais são mais adequados, por exemplo.

3 – Ter disciplina na produção

O sucesso no marketing de conteúdo está diretamente ligado à qualidade e frequência da produção. Em outras palavras, não adianta criar um blog para ser atualizado de vez em quando. Não! Ter um calendário de publicação, com as metas e os objetivos a serem alcançados, é indispensável. Além de estimular o trabalho, é uma forma de organizar toda a produção e a divulgação. É preciso ressaltar, entretanto, que não se trata de ofertar qualquer conteúdo à audiência só para manter os canais atualizados. Elabore-o estrategicamente, ou seja, de forma inteligente. Enfim, não adianta fazer um post que não agregue valor e se torne uma leitura cansativa.

4 – Pensar na estrutura do texto

Hoje, os leitores on-line são, em sua maioria, skimmers. Isso significa que eles não imergem na leitura, mas escaneiam o texto. Esse dado é muito importante na hora de estruturar os artigos do seu blog para conseguir manter a atenção dos leitores neles. O que fazer, então? Existem artifícios que tornam a leitura simples e rápida, como listas com números, bullets points (marcadores), uso de imagens, parágrafos curtos, frases simples e subtítulos, por exemplo. Utilizar esses elementos tornam seu texto escaneável, fácil de ler e interpretar, deixando-o mais atrativo.

5 – Atentar-se ao funil de vendas

Já explicamos aqui no blog a importância do funil de vendas, da jornada do consumidor e da qualificação de leads. Esses conceitos são essenciais para você entender as etapas do relacionamento entre uma marca e seus clientes, considerando desde o primeiro contato entre eles até o período pós-venda. Por isso, é importante que você ofereça o material adequado a cada uma das etapas nesse processo para trabalhar o relacionamento de forma adequada. Isso fará com que as pessoas continuem na jornada do consumidor, aumentando as chances de negócio.

Cada momento desse percurso apresenta necessidades específicas e é preciso atentar-se a elas. Para entender melhor, observe tipo de conteúdo que cada etapa do funil de vendas exige:

  • Topo: conteúdos voltados para atração em geral.
  • Meio: conteúdos mais direcionados para seus produtos ou serviços. O objetivo é despertar interesse neles.
  • Base: conteúdo que mostre o valor da sua empresa e auxilie no processo de compra.

6 – Atualizar conteúdos antigos

O mundo está mudando rapidamente, de modo que uma estratégia considerada inovadora pode ficar defasada em poucos anos. Isso impacta na produção de conteúdo, pois todo material precisa ser renovado, oferecendo um motivo para as pessoas o acompanhar. Desta forma, reveja o que foi produzido anteriormente e atualize as informações quando necessário. Aproveite também para aprimorar o texto. Isso garante que você sempre tenha materiais atuais e de qualidade, atendendo às exigências do público.

7 – Acompanhar as métricas

Ao realizar qualquer investimento é preciso saber ao certo qual é o retorno que ele vai proporcionar. Isso é o que vai garantir manter as ações que realmente façam a diferença, trazendo resultados positivos, além de corrigir aquelas que não foram bem sucedidas. Esse é o conceito de ROI e é extremamente relevante para dar continuidade no projeto de marketing de conteúdo. Pode-se, então, avaliar que tipo de material é bem recebido pelo seu público, o assunto mais solicitado e assim por diante.

Com essas sete dicas você pode melhorar bastante sua atuação no ambiente digital. Adote-as já na sua estratégia e evite erros básicos, responsáveis por levar todo um trabalho por água abaixo. Não esqueça que contar com a ajuda de profissionais é fundamental para garantir bons resultados e ter sucesso no marketing de conteúdo. Por isso, entre em contato conosco quando precisar. Temos soluções desenvolvidas especialmente para atender às necessidades dos nossos clientes.

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