Talvez, você não saiba ao certo o que são as heading tags, mas certamente já as viu na estrutura de muitos textos na internet. Ficou curioso para saber mais? Então fique tranquilo, porque nós vamos explicar em detalhes a sua função e entender o motivo pelo qual são tão importantes.
De forma simplificada, elas são uma prática de SEO com o intuito de marcar pontos de destaque do seu conteúdo em níveis hierárquicos, ou seja, estruturam de maneira clara e organizada a página para facilitar a indexação e a localização pelos mecanismos de busca. Vejamos um exemplo bem fácil para não deixar dúvidas.
Provavelmente, você já deve ter passado daquela fase de intermináveis horas escrevendo o seu trabalho de conclusão de curso, o famoso TCC. Para facilitar sua vida na hora de criar o sumário, existe um recurso no Word para classificar os tópicos do seu trabalho, chamados Título 1, Título 2 e assim por diante. Essas divisões, quando o índice é gerado, formam automaticamente uma estrutura organizada, proporcionando rapidez na hora de encontrar os assuntos. As heading funcionam da mesma forma.
Entenda a hierarquia das heading tags
Se no Word a estruturação é denominada por Título 1 e Título 2, no seu site ou blog ela é chamada de H1 — abreviação do inglês de header 1, que em português quer dizer cabeçalho 1. Ela pode variar do H1 até H6, sendo que o primeiro tem o maior grau de importância que o último.
Por conta dessa ordem, o desrespeito ao nível hierárquico das headings compromete o posicionamento do seu conteúdo nos mecanismos de busca e vão contra as boas práticas de SEO. Além disso, sem essa ordenação, o texto ficaria visivelmente confuso e dificultaria o entendimento do leitor. Para não restar mais dúvidas, vamos exemplificar:
[h1] Comunicação Corporativa
[h2] Marketing
[h3] Marketing de conteúdo
[h4] Ferramentas de marketing de conteúdo
[h5] Blog
[h6] Textos para blog
Perceba como os títulos estão organizados por ordem de importância. É como se uma coisa estivesse dentro da outra. Ao organizar as informações, começamos a falar do tema macro até destacar as especificidades da pauta, explicando-a em detalhes. Sendo assim, já pensou que estranho seria se as divisões estivessem em ordem diferente? Seria uma tremenda confusão de informações e, certamente, seu leitor não entenderia nada.
Como usar?
Bom, essa etapa é simples. Basta pensar de maneira organizada e ter em mente tudo bem claro sobre o que você quer falar para o seu público. Pensando nisso, nós montamos um passo a passo para ajudá-lo na estruturação das headings:
- 1º passo: a principal heading tag é a H1, portanto, ela deve falar sobre o tema apresentado, ou seja, o título.
- 2º passo: em seguida, vem a H2 que deve tratar do assunto que dá sequência à H1, como se fosse um subtítulo.
- 3º passo: as próximas headings devem dar continuidade aos argumentos subsequentes.
Lembre-se, o uso de todas as headings não são obrigatórios, até porque nem todo assunto exigirá o uso de todas elas. O importante mesmo é deixar o texto bem construído e não repetir a H1 mais de uma vez em uma página, para facilitar a identificação pelos motores de busca. Quanto às outras, elas podem repetir, se isso fazer sentido dentro do texto.
Qual a importância das headings?
Podemos dizer que as heading tags são um dos recursos mais importantes para o posicionamento do seu conteúdo na internet e, consequentemente, da sua empresa. Afinal, quando um usuário faz uma pesquisa na web, é por aí que os motores de busca identificam e selecionam o que é mais relevante para que seja exibido. Portanto, separamos três dicas essenciais para o uso deste método:
- Utilize a palavra-chave na H1 e H2 para facilitar a identificação pelos mecanismos busca;
- Como dissemos, é recomendável que exista apenas uma H1 por página;
- Obedeça à hierarquia para não deixar o texto confuso.
Agora que você já sabe o que são as heading tags e sua função, como anda o uso deste recurso no seu canal? Compartilhe sua experiência conosco. E claro, se restou alguma dúvida quanto à utilização dessa técnica, escreva para nós aqui nos comentários ou entre em contato conosco. Teremos satisfação em lhe orientar.