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SEO: destaque o melhor do seu negócio e ganhe visibilidade

SEO

Você deve conhecer alguém ou ter passado pela seguinte situação: antes de comprar um veículo novo, pesquisou informações sobre ele na internet e encontrou logo nas primeiras posições conteúdos que sanaram suas dúvidas para adquirir o automóvel com mais segurança, não é verdade? Mas você já se perguntou qual é o motivo de um site aparecer antes do outro como resultado de buscas assim? O método responsável por essa relevância é o SEO (Search Engine Optimization) — otimização para mecanismos de busca, em português.

Como falamos por aqui, o SEO pode ser definido como um conjunto de práticas e técnicas que são utilizadas para elencar sites nas melhores posições dos resultados dos mecanismos de busca (Google, Yahoo, Bing) a partir do aprimoramento do conteúdo.

Este é um trabalho que deve ser realizado pelos profissionais responsáveis tanto pela comunicação quanto pelo desenvolvimento do site da sua empresa. É uma atuação em conjunto para definir quais são as melhores palavras e onde elas devem ser implementadas para garantir que seu site fique bem rankeado nesses buscadores e, consequentemente, receba um maior número de visitas. Portanto, o fato de você, normalmente, encontrar nas primeiras posições o que procura, é porque houve uma preocupação desses canais em aplicar as técnicas de SEO para ficarem bem posicionados e, assim, alcançar mais visitantes.

Afinal, você já sabe, mas não custa reforçar: se o seu negócio não for visto, não será lembrado. Por isso, além de explicarmos um pouco mais sobre SEO, listamos as principais práticas de otimização que irão auxiliar no posicionamento da sua marca na web. Então, fique atento e descubra como fazer sua empresa ser vista por um maior número de pessoas!

Fatores on-page relacionados ao SEO

On-page é a parte mais importante desse processo, pois é ela que será lida por primeiro pelos buscadores. Desta forma, para deixar o seu site bem posicionado, alguns conceitos devem ser levados em conta:

Palavras-chave

A busca por palavras-chave é uma das tarefas mais importantes de SEO. Mas para começar esse trabalho e fazer com que ele tenha sentido, é fundamental saber tudo o que for possível sobre o seu cliente.

Essa pesquisa nada mais é que uma definição dos temas mais interessantes para o público-alvo do seu negócio e quais assuntos têm o maior volume de buscas. Sendo assim, é também a principal maneira de localizar aquilo que as pessoas realmente estão buscando e, com isso, desenvolver conteúdos que atendam a essa necessidade, tornando-se mais relevante para elas. Podemos agrupar as palavras-chave em três categorias:

  • Head tail: são aquelas que possuem uma maior quantidade de busca, mas que são muito genéricas. Por exemplo, se um usuário digita marketing digital no Google, ele pode estar atrás de informações sobre a técnica, cursos ou até mesmo agências que executam esse trabalho. Como o buscador não sabe exatamente o que pessoa está procurando, sua página passa a concorrer com diversas outras que abordam os mesmos assuntos e você corre o risco de nem ser avaliado como uma opção para ela.
  • Short tail: estas são um pouco menos amplas que as head tail. Isto é, aqui o usuário já tem um filtro do que está procurando, podendo juntar até três palavras. Um exemplo é receita de comida italiana.
  • Long tail: são mais específicas, com menor valor, mas que aumentam a chance do usuário encontrar exatamente o que busca. Por exemplo, ele pode procurar por comida mexicana em Campinas e logo aparecerão os sites e conteúdos dos restaurantes que vendem este tipo de comida na cidade procurada.

Além disso, é muito importante lembrar que elas devem aparecer em mais de um dos campos de cada página do seu site: no título tag, no título e ao longo dos textos, mas de forma natural. O excesso de repetições é detectado pelo buscador e pode prejudicar a sua classificação.

Então, como escolher as melhores palavras-chave?

Em primeiro lugar, é preciso pensar como consumidor, ou seja, em como o seu público-alvo busca pelas soluções que você oferece. Por isso, a importância de definir as personas para executar qualquer tipo de estratégia de comunicação, afinal, é para esses clientes ideais que você deve elaborar todas as ações.

Há também algumas ferramentas que podem ajudar na escolha dessas palavras-chave. Entre elas estão:

  • Google Webmater Tools¹: gratuita e uma das mais utilizadas pelos profissionais de SEO. Por tratar-se de uma ferramenta oficial do Google, é possível obter excelentes dicas sobre como melhorar títulos, meta descrições e URL’s.
  • Ubbersuggest²: é uma ferramenta gratuita, simples e muito útil para a pesquisa de palavras-chave. Basta acessar com o tema desejado e solicitar a verificação no Google para saber quais são as sugestões que normalmente ele oferece aos usuários.
  • Google Trends³: esta é muito utilizada para acompanhar as tendências. Com ela, você pesquisa a palavra-chave e consegue verificar, por meio de gráficos, o fluxo de busca. É também uma ferramenta gratuita que tem como grande diferencial a possibilidade de obter informações relacionadas a outros produtos do Google, como: YouTube⁴, Google Imagens⁵ e Google Notícias⁶.

Navegação

Nada mais desagradável para um usuário acessar o seu site ou blog e o conteúdo demorar para carregar ou não ser intuitivo para ele. Portanto, na hora de estruturá-lo, alguns pontos devem ser levados em consideração — não só para agradar o visitante, mas também para ser bem-visto pelos mecanismos de busca:

  • Seu site precisa ser responsivo: que a tecnologia já faz parte da nossa vida, não é mais novidade para ninguém. Então, por que não usá-la a ser favor? Um site responsivo oferece ao usuário uma melhor experiência devido às suas configurações se adaptarem em todos os dispositivos de acesso (desktop, tablet e mobile).
  • Os destaques devem estar nos textos: os mecanismos de busca são capazes de rastrear diversos tipos de mídia, no entanto, o texto é a melhor opção para a otimização — não é à toa que o marketing de conteúdo tem se destacado no mercado. Isso quer dizer que você deve ter texto — e não só imagens, por exemplo — em cada uma das páginas do seu site.
  • Otimize as imagens: uma imagem vale mais que mil palavras, certo? Neste caso, errado! Elas são muito boas para ilustrar o site e o blog, porém, os mecanismos de busca não as leem, como citamos aqui em cima. Daí a importância de otimizar imagens. Você pode, por exemplo, renomeá-las e colocar uma palavra-chave específica como nome do arquivo, fazendo com que elas sejam facilmente detectadas.

Meta tags

As meta tags são nada mais, nada menos que um comando implementado no código das páginas web dentro da área head do site (entre as tags <head> e </head/>). Elas servem para passar instruções aos programas externos e ações simples para o responsável pelo desenvolvimento da página.

Existem algumas meta tags, por exemplo, que são utilizadas para informar aos buscadores instruções sobre os títulos e a descrição para melhor indexação. Entre elas, as principais são:

  • Title tag: ou título, como também é conhecido, não é exatamente uma meta, mas é um dos mais importantes comandos para SEO. Ele deve ter entre 50 e 68 caracteres e conter a palavra-chave principal.
  • Meta description: é a descrição que será exibida nos resultados das buscas. Portanto, seu conteúdo deve estimular o interesse do usuário para que ele clique no conteúdo e aumente a visitação no seu site, além, é claro, de conter a palavra-chave principal. O tamanho máximo é de 156 caracteres.

URL’s amigáveis

As URL’s amigáveis são aquelas de fácil compreensão, ou seja, tanto para os buscadores quanto para os usuários. Quer dizer, quando você bate o olho, já sabe do que se trata o conteúdo.

Para usá-las, existem algumas boas práticas que devem ser seguidas:

  • Sempre usar letras minúsculas;
  • Não utilizar acentos;
  • Não aplicar espaços entre as palavras (usar apenas traços (-));
  • Inclua a palavra-chave na URL;
  • Ser o mais curta possível. Deve conter até cinco palavras, pois mais que isso dará menos peso à palavra-chave usada na URL.

Heading tag

As heading tags são utilizadas para organizar o seu texto e oferecer uma melhor experiência ao visitante. Ainda: é uma técnica que facilita para que os mecanismos de busca encontrem o seu site mais rapidamente. Ou seja, elas são referentes aos títulos e subtítulos encontrados no conteúdo e podem variar de H1 até H6, sendo que H1 é mais relevante e H6 menos importante.

Para utilizá-las de forma coerente, confira algumas dicas:

  • Obedeça à hierarquia para que o texto não fique confuso;
  • Adicione a palavra-chave principal nos títulos e subtítulos;
  • Não coloque a palavra-chave principal em mais de três subtítulos;
  • Certifique-se que o seu H1 é o primeiro título da página;
  • Use a lógica para utilizar as heading tags, ou seja, não vá do H2 para o H4, por exemplo.

Fatores off-page relacionados ao SEO

Se os fatores on-page estão relacionados a tudo que encontramos dentro da página, os fatores off-page são o que está fora dela — como ter o seu conteúdo bem compartilhado nas redes sociais e conseguir links de qualidade, sobre os quais falaremos daqui a pouco.

Compartilhamento de conteúdo

Aquele texto que foi postado no seu blog é realmente relevante? Vale a pena ser compartilhado? Bom, estes são apenas alguns questionamentos que você deve ter em mente na hora de produzir conteúdo.

Os mecanismos de busca levam em conta se o visitante que acessou o seu site também o compartilhou. Por exemplo, se um artigo do seu blog é frequentemente compartilhado no Facebook e no Twitter, os buscadores entenderão que trata-se de um conteúdo de valor. Logo, à medida que outros fatores de relevância se encontram, o seu canal vai obtendo um bom rankeamento.

Links de qualidade

Os links externos que apontam para o seu site são confiáveis? Eles são de qualidade? Os links de qualidade, ou link building, como é conhecida essa técnica, funcionam como uma espécie de indicação. Por exemplo, a indicação de amigos versus de estranhos: abriu um restaurante novo na cidade e você quer levar sua família para um jantar especial, mas resolveu pesquisar se o lugar é realmente bom antes de ir. Ao procurar informações sobre ele, viu diversos comentários de desconhecidos dizendo que é um local muito bom, porém, em conversa com alguns amigos, descobriu que a experiência deles foi super desagradável. Qual opinião terá o maior peso na hora da sua escolha? Os mecanismos de busca funcionam da mesma maneira, levam em consideração a fonte — neste caso, o link indicado que, de acordo com nossa história, equivalem-se aos seus amigos.

Se o site que indicar o seu for um de alta qualidade, assume-se que o seu conteúdo deve ser relevante e bem rankeado. Então, quanto mais recomendações, melhor será para o seu posicionamento. No entanto, vale lembrar que os mecanismos estão cada vez mais espertos e criteriosos. Essa é uma prática que exige planejamento, estruturação, treinamento e experiência, pois ao mesmo tempo que ela pode ser a chave do sucesso, se for mal executada pode ser a razão do fracasso de muitas estratégias.

Considerando tudo o que vimos até aqui, SEO pode parecer assustador devido a tantos detalhes a serem analisados, não é? Mas se trata de uma prática que, quando bem planejada e executada, traz resultados não apenas de posicionamento ou visitas a mais para o seu site: impacta diretamente no reconhecimento da sua marca e no aumento das vendas.

Pronto, agora que você já sabe como funcionam os mecanismos de busca, fica mais fácil identificar se o seu site está adequado às melhores práticas, certo? Compartilhe conosco sua experiência e, em caso de dúvidas, conte com a gente, teremos prazer em ajudá-lo.

¹ Google Webmater Tools

² Ubbersuggest

³ Google Trends

⁴ YouTube

⁵ Google Imagens

⁶ Google Notícias

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