O Search Engine Optimization, ou simplesmente SEO, é um dos principais conceitos lembrados na hora de construir um site ou blog. Embora bastante conhecido, a importância e funcionamento relacionados a essa sigla não costumam ser bem compreendidos, dificultando que o projeto alcance os resultados desejados.
De modo geral, SEO é definido como um conjunto de práticas e técnicas utilizadas para posicionar sites nas melhores posições dos resultados de mecanismos de busca (Google, Yahoo, Bing) a partir da otimização do conteúdo. Em outras palavras, é por meio desses mecanismos que determinado domínio aparece no topo da lista de sites quando uma pessoa procurar por informações no Google, por exemplo.
Esse processo é feito de forma automatizada, classificando um conteúdo de acordo com a relevância dele. Daí surge a dúvida: como um sistema pode identificar se uma informação é boa ou não? A seleção é feita a partir de critérios que variam desde o uso de palavras-chave até a quantidade de links vinculados às páginas. Obviamente falhas podem acontecer, mas de modo geral conteúdos com técnicas de SEO proporcionam boas informações aos leitores, uma vez que abordam aspectos importantes de um tema.
A relação entre SEO e conteúdo deve ser orientada sempre para os visitantes do site, pois são eles os principais consumidores e utilizam os mecanismos de pesquisa para encontrar informações. De nada adianta encher um conteúdo com palavras-chaves sem o produzir com a devida qualidade, como estratégia para driblar o filtro dos buscadores, por exemplo. Isso porque eles irão identificar a rejeição do público, e começarão a fazer o mesmo.
Lembre-se: o objetivo do SEO é apenas destacar o que há de melhor em um site para que ganhe visibilidade. Por isso, o recomendado é investir na qualidade das informações oferecidas e inserir nelas as técnicas de SEO. Fazendo isso, o retorno será certamente positivo.
Quando uma página fica em evidência nos sites de busca, mais pessoas passam a ter interesse nela, e, como consequência, o tráfego aumenta. Nesses casos, a chance de fidelização é maior, pois a possibilidade de encontrar as pessoas realmente interessadas pelo tema aumenta e a relação com o público-alvo se estreita. Assim, melhores resultados são obtidos.