Inbound Marketing

Seis ações que são tendência na jornada do consumidor

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O sucesso de uma empresa está intrinsecamente ligado à forma como ela trabalha o relacionamento com seu público. Para atender às suas expectativas, o marketing se reinventa constantemente em busca de técnicas e estratégias capazes de conquistar e fidelizar os clientes à marca. O fato é que o desenvolvimento das tecnologias de informação mudou a visão que se tinha dos consumidores, de modo que eles deixaram de ser considerados uma massa com gostos e necessidades uniformes para serem vistos como indivíduos, com perfis e vontades distintas. Seguindo esse raciocínio, a personalização das ações de marketing é tendência na jornada do consumidor.

A importância dessa customização pode ser facilmente comprovada. Basta colocar-se no lugar do público e perguntar-se o que seria mais atrativo: receber conteúdo, comunicados e propostas aleatórios ou focados na sua preferência, levando em conta o que quer naquele momento? Bom, certamente sua resposta deve ter sido a segunda alternativa, certo? Afinal, a experiência torna-se bem mais interessante quando se trata de algo que chama nossa atenção e tem valor para nós. Por isso, ter eficiência na jornada do consumidor tem sido o grande desafio de empresas que atuam tanto no ambiente físico quanto no digital.

No primeiro caso, essa tarefa pode ser um pouco mais fácil. Tanto é que, quando você é um antigo cliente de uma loja de roupas, normalmente é conhecido pelos vendedores a ponto de já saberem qual é o seu perfil e estilo. Mas e quando falamos das plataformas on-line? É nesse aspecto que os leads são extremamente importantes, pois são consumidores que entregam informações para a empresa, permitindo que ela os acompanhe em suas plataformas.

Por isso, a jornada do consumidor é considerada uma experiência única, variando de indivíduo para indivíduo. Cada pessoa tem um comportamento próprio e necessidades diferentes, de modo que os empreendimentos devem descobrir essas peculiaridades para dedicar aos potenciais clientes um atendimento diferenciado. É essa forma extrema de marketing direcionado que caracteriza as ações personalizadas, cujo objetivo é falar mais diretamente com o cliente, oferecendo as soluções exatas para o que está procurando.

Assim, é criada uma relação pessoal entre empresa e público. E isso apenas é possível com a posse de uma grande quantidade de informações sobre um cliente específico ou grupo de clientes. Para entender melhor como essa personalização ocorre, selecionamos seis tendências na jornada do consumidor. Confira!

Tendências na jornada do consumidor

1 – Marketing programático

Com a popularização da internet, a publicidade paga tornou-se uma importante ferramenta para as empresas apresentarem seus produtos e serviços aos consumidores. O marketing programático é, então, uma verdadeira ajuda para os profissionais da área nesse sentido. Como o nome já sugere, trata-se de uma maneira programada de comprar e vender mídia de forma otimizada e automática com o uso da tecnologia. Assim, o empreendimento é conectado ao suprimento de mídia mundial, facilitando a divulgação de anúncios em tempo real.

Uma das grandes vantagens dessa tendência é que ela facilita um dos maiores desafios do marketing, que é desenvolver anúncios certos, no momento certo, para o público certo. Isso porque ela reúne todas as informações sobre um comprador e as converte em ação. Esse processo pode, inclusive, ser guiado por parâmetros específicos, além de utilizar as informações de um sistema de CRM para conseguir personalizar ainda mais a distribuição das divulgações.

Essa personalização de anúncios é um aspecto muito importante para a conquista de clientes, afinal, ninguém gosta de ser bombardeado com propaganda irrelevante, certo?

2 – Marketing de proximidade

Você já imaginou como seria vantajoso poder alcançar as pessoas que passaram próximo à sua loja por meio de seus smartphones? Com o marketing de proximidade, isso é possível. Quando um cliente é reconhecido perto de determinado empreendimento, ele recebe anúncios proativos com produtos e ofertas que o interesse, convidando-o a entrar no estabelecimento. Assim, ele pode receber promoções, informações sobre produtos que estão na vitrine ou nas prateleiras e, ainda, sugestões de artigos relacionados àquele que chamou sua atenção inicialmente.

Para que essas ações sejam possíveis, é utilizada a tecnologia smart beacon. Assim, um chip pode ser implementado nos produtos, de modo que passam a enviar informações para os dispositivos móveis tão logo a comunicação por campo de proximidade seja ativada. Além disso, as marcas também podem enviar esses anúncios por meio de geofencing, ou seja, quando os clientes entrarem em zonas específicas. As informações são transmitidas por bluetooth ou wi-fi.

Esse tipo de estratégia permite uma nova conexão com o público-alvo, pois também observa seu comportamento off-line. Deste modo, a empresa aprende mais sobre as necessidades, os desejos e os padrões de comportamento do comprador quando este não está acessando a internet, oferecendo as informações de que precisa no momento certo.

3 – Marketing de conteúdo de propriedade do consumidor

Uma das tendências que está sendo bastante discutida é o uso de materiais produzidos pelos próprios consumidores nos conteúdos da empresa. Em outras palavras, essa ação utiliza publicações nas redes sociais dos próprios consumidores e as insere em seus conteúdos corporativos. Essa estratégia, entretanto, precisa ser realizada com bastante cuidado, pois pode chamar muito a atenção e ser invasiva. Como consequência, o resultado pode ter um efeito contrário ao desejado.

4 – Websites personalizados

Uma das formas de garantir essa personalização do marketing é oferecer aos consumidores um site direcionado aos interesses deles. Por isso, uma solução é customizar o site corporativo para cada cliente, levando em conta o local de onde ele acessa, o comportamento dele na plataforma e quais os conteúdos que o interessa, por exemplo. Os profissionais de marketing criam, então, um conjunto de ações que a audiência precisa realizar para receber determinado conteúdo — e isso é analisado por um sistema.

Aqui no blog, já falamos do Growth Driven Design, que corresponde a uma metodologia de desenvolvimento de sites que também permite essa personalização. Isso porque, conforme os visitantes navegam, são produzidos dados que informam quais os elementos que funcionam e em qual etapa da jornada do consumidor se encontram. E o grande benefício é justamente o fato do cliente passar mais rápido por essas etapas.

5 – Recomendação de produtos

Os mecanismos de recomendação têm o objetivo de fazer com que o público tenha contato com um produto ou serviço até então desconhecido, mas que pode interessá-lo. Esses mecanismos de filtragem pode ser de três tipos:

  • Colaborativos: coletam e analisam grande quantidade de informações sobre os prospects para prever o que pode interessar a audiência.
  • Baseados em conteúdo: utiliza palavras-chave de compras antigas para recomendar produtos similares.
  • Híbridos: combina os dois métodos anteriores para obter melhor resultado.

Recomendar produtos influencia positivamente a relação entre a marca e o cliente, podendo ampliar para além de uma única compra. Se essa estratégia for colocada em prática corretamente, as empresas conseguem melhorar o atendimento ao público, agindo como verdadeiras conselheiras.

6 – E-mails por comportamento

O envio de e-mails por comportamento é realizado tendo em mente as ações que os clientes realizaram ou não. Para isso, são criados perfis individuais de cada pessoa com a ajuda de softwares especializados, também responsáveis pelo disparo destes materiais. Essa estratégia é altamente rica tanto para a empresa quanto para quem os e-mails, pois a informação chega no momento certo para o consumidor, oferecendo exatamente o que ele precisa.

Como visto, todas as tendências apontadas para a personalização da jornada do consumidor colocam o comportamento do público-alvo em foco. Por isso, é preciso saber coletar e analisar todos os dados gerados por meio de cada uma delas para poder criar e direcionar as estratégias da sua empresa da melhor forma, aumentando, assim, suas vendas.

Se você precisar de ajuda nessa tarefa, conte conosco! Nossa equipe especialista está à disposição para que a sua empresa alcance bons resultados. Deixe seu comentário ou entre em contato conosco!

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