Marketing de Conteúdo

Saiba qual é o tempo para o marketing de conteúdo dar resultado

tempo para o marketing de conteúdo dar resultado

Leva quanto tempo para o marketing de conteúdo dar resultado? Bom… para responder a esta pergunta, vamos fazer uma analogia com saúde e exercícios físicos. Veja bem: é comum que muitas pessoas, ao modificar hábitos sedentários, mostrem-se bem empolgadas no início e queiram acumular resultados já nas primeiras semanas. Mas alcançar objetivos mais definitivos requer tempo.

Com uma estratégia de comunicação corporativa, às vezes, acontece algo parecido. Na empolgação, muitos gestores querem ver resultado de imediato. É preciso, no entanto, saber que esse assunto não é uma ciência exata, apesar de algumas práticas comprovadamente ajudarem a qualificar a aquisição de resultados positivos. O importante nessa história é não desanimar.

Para entendermos melhor como os resultados do marketing de conteúdo começam a ser sentidos, vamos contextualizar, continuando aqui com a nossa analogia de exercícios físicos, para que você veja que não é uma característica apenas dessa estratégia.

Então vamos lá! O que a gente sabe sobre melhorar a qualidade de vida?

  • Precisamos melhorar a alimentação, equilibrando a ingestão de nutrientes.
  • Evitar frituras, doces e temperos industrializados.
  • Complementar tudo isso com uma rotina adequada de atividades físicas.

Algumas atitudes podem se complementar para proporcionar retornos melhores em menos tempo, como mais exercícios, reforço nutricional e acompanhamento de profissionais. Ainda assim, é necessário haver a consciência de que não existem milagres, e mesmo com um esforço maior e mais investimentos, ninguém vai acordar no dia seguinte livre de colesterol alto ou sem gordura localizada.

Infelizmente, há quem recorra a ações que, ainda que aparentemente tragam resultados mais rapidamente, prejudicam a saúde na mesma medida.

O exercício de esperar o tempo para o marketing de conteúdo dar resultado

Em geral podemos dizer que os resultados podem melhorar a partir de sete meses, de acordo com uma pesquisa da HubSpot com a MIT¹. Tráfego, leads e vendas estão inclusos nessa avaliação. Contudo, essa é uma média e muitos fatores podem contribuir para que, na sua realidade, o resultado seja diferente. Confira alguns aspectos que influenciam no tempo para o marketing de conteúdo dar resultado:

  • A sua empresa já tem um hábito de comunicar-se com o seu público há algum tempo?
  • O investimento em marketing de conteúdo começou tímido para “testar o terreno” e foi aumentando aos poucos ou já iniciou bem agressivo?
  • A aplicação do marketing de conteúdo foi realizada em combinação com outras estratégias, como o inbound marketing ou o outbound marketing?
  • Investiu-se em links patrocinados?
  • Utilizou-se o e-mail marketing como ferramenta de promoção dos seus conteúdos?
  • Sua estratégia incluía a produção de materiais ricos?
  • O conteúdo é produzido internamente ou a sua empresa contrata outra especializada?
  • É uma ou são mais empresas que cuidam da produção de conteúdo?
  • Há uma área de conteúdo na sua empresa ou existe um grande setor que acumula funções?
  • Existe a consciência de marketing digital ou ainda há um apego a fórmulas tradicionais?

Esses são só alguns tópicos, parecidos com o que fizemos no início do texto ao falar sobre atividade física. Como lá, estar atento a essas questões vai influenciar diretamente nos resultados. Quer dizer, o tempo que se leva para observar alguma consequência concreta do investimento em marketing de conteúdo é proporcional à importância e ao espaço dado para essa estratégia na sua empresa.

Primeiramente, é fundamental mostrar a relevância que você tem na sua área de atuação para só então colher os frutos dessa exposição.

Como se faz isso? Educando! Capacitando os colaboradores, planejando um conteúdo estruturado, monitorando o comportamento dos contatos que vão chegando e aproximando-se do público conforme eles forem permitindo isso por meio do acesso aos materiais disponibilizados.

Dito isso, e sabendo das variáveis que existem quando tratamos do tempo para o marketing de conteúdo dar resultado, vamos nos arriscar a falar de alguns números concretos.

Números de tempo, frequência e retorno do marketing de conteúdo

Em seu relatório benchmark 2015², a HubSpot calculou que empresas que possuem mais de 400 posts publicados recebem o dobro de tráfego em relação àquelas com quantidade menor que esta. Ou seja, o primeiro passo é ganhar volume de conteúdo.

A partir disso, e utilizando-se corretamente das técnicas de SEO, é preciso que os buscadores comecem a confiar na sua credibilidade. De acordo com o Google, isso leva aproximadamente três meses, que é o tempo de intervalo entre uma atualização e outra realizada pela companhia norte-americana.

Conforme Rand Fishkin, do Moz³, após acreditar no que você diz, há um período de, em média, quatro meses para os esforços em SEO começarem a surtir efeito. Isso vai começar a trazer resultados, a chamada estabilidade, a partir do sexto mês.

Mas não é só o SEO que exerce influência. É necessário volume de conteúdo. Já vimos que é preciso chegar a pelo menos 400 posts no blog para que a sua empresa tenha alguma relevância na rede. Porém, existe um tempo para chegar neste número. Cálculos da HubSpot mostram que empresas que publicam 16 posts ou mais por mês conquistam 4,5 vezes mais leads em relação àquelas que atualizam seu canal apenas de zero a quatro vezes mensalmente.

A boa notícia é que, ainda que seja necessário alocar uma quantidade considerável de recursos para produzir essa massa de conteúdo, acumular relevância e começar a verificar algum resultado, depois que a sua empresa estiver estabelecida — mais ou menos no período de nove meses a um ano (isso contando desde o tempo de planejamento da estratégia, com a definição do plano estratégico e das personas) —, o orçamento para manter toda essa estrutura vai diminuindo, ao passo que o seu retorno só aumentará.

Se você quiser entender as vantagens do marketing de conteúdo e como administrar essa estratégia para que ela seja desenvolvida com eficácia, baixe o nosso e-book que explicamos certinho como ele atua na sua empresa.

Agora, se restou alguma dúvida sobre o tempo para o marketing de conteúdo dar resultado ou outro aspecto desse tema, fique à vontade para deixar seu comentário!

¹ HubSpot

² HubSpot

³ Moz

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