Marketing de Conteúdo

Saiba como aumentar as vendas com marketing de conteúdo

marketing de conteúdo

Hoje, está mais que provado que o marketing de conteúdo é essencial para fazer o seu negócio crescer, mas entre tantas novas técnicas e conceitos que surgem constantemente, muitas vezes fica confuso saber o que é o quê, não é verdade? Pensando nisso, nós vamos descomplicar um pouco a sua vida, com dicas do que você precisa saber sobre essa estratégia que a cada dia ganha mais espaço e é adotada pelas empresas com o objetivo de agregar valor ao seu público e, como resultado disso, aumentar as vendas.

Já falamos aqui que se trata de uma abordagem focada na atração, no envolvimento e na fidelização de clientes por meio da criação e da distribuição de informações valiosas para engajá-los ao seu negócio e, por consequência, fazê-lo vender mais. Quer dizer, após um processo de descoberta do público-alvo, desenvolve-se conteúdo qualificado com o objetivo de educar o consumidor para conduzi-lo até a aquisição do seu produto ou serviço.

Para isso, é necessário produzir materiais relevantes para atraí-lo, como, por exemplo, textos para blog, e-books, vídeos e infográficos, e, assim, envolvê-lo com a oferta de soluções pertinentes à sua necessidade. Desta forma, você fica presente no processo de compra desse consumidor, de modo a oferecer exatamente o que ele precisa saber em cada etapa de sua decisão.

No entanto, vale lembrar que o trabalho não para por aí. É muito importante construir um relacionamento confiável com o cliente mesmo no pós-compra, para que ele saiba que pode sempre recorrer à sua empresa quando precisar de alguma solução.

Como o marketing de conteúdo pode ajudar?

Se você quer aumentar as vendas, essa é a estratégia certa. Isso porque com ela é possível levar informações de forma assertiva para o consumidor, de uma forma que o faça sentir-se único e valorizado. Neste sentido, para alcançá-lo é preciso ter em mente essas quatro etapas:

  • Consciência: aqui, o consumidor tem uma necessidade, mas nem sempre tem a consciência de que existe uma solução.
  • Pesquisa: uma vez que existe uma necessidade, o consumidor irá pesquisar soluções e definir qual é a melhor.
  • Consideração: é quando esse consumidor passa a comparar a sua solução com outros produtos ou serviços, para ver qual oferece melhor qualidade, preço e assistência, por exemplo.
  • Compra: por fim, ele decide qual é a melhor opção e efetua a compra.

O marketing de conteúdo, então, deve estar presente em todas as fases, auxiliando e indicando a melhor saída para resolver problemas. Quando o cliente encontra um conteúdo de valor e que lhe oferece exatamente o que estava buscando, ou vai além do que ele precisava, cria-se um laço de confiança. À medida que ele vai sendo nutrido e educado com mais informações relevantes, passa a se sentir seguro para fechar o ciclo, efetuando uma compra e, possivelmente, retornando quando necessário.

Como faço para aplicar essa estratégia no meu negócio?

Comece definindo quem é e o que o seu público busca, para que, assim, seja iniciada a produção de materiais ricos direcionados a ele, fazendo com que se engaje e interaja com o seu negócio.

Escolha também os meios qualificados para a distribuição desses materiais. Isso é essencial para que as informações cheguem com assertividade aos contatos que interessam para sua empresa. Os canais devem ser escolhidos não por estarem na moda, mas sim porque o seu consumidor está presente neles. Então, durante a sua pesquisa para conhecer o público-alvo, verifique onde encontrá-lo para tornar suas estratégias um verdadeiro sucesso.

É muito importante lembrar que estamos falando de uma técnica que não é de curto prazo, pois você está pensando em uma relação saudável e duradoura com os seus clientes. Educar um estranho para que se torne um consumidor da sua marca e, principalmente, que passe a divulgá-la, é um processo que leva tempo e deve ser muito bem conduzido. A ótima notícia é que os resultados são efetivos e tornam sua empresa autoridade no que faz de melhor.

Seja a primeira escolha do seu cliente! Baixe gratuitamente nosso e-book sobre marketing de conteúdo e saiba mais sobre essa estratégia que pode tornar sua marca referência. Tem mais dúvidas? Compartilhe com a gente, estamos à disposição para ajudá-lo.


Tópicos: