Marketing de Conteúdo

Relembre o que foi destaque nas redes sociais em 2015

Relembre o que foi destaque nas redes sociais em 2015

Como nós bem sabemos, as redes sociais promoveram uma grande transformação no cotidiano das pessoas, deixando de ser apenas uma forma de lazer e distração para se tornarem um verdadeiro espaço de compartilhamento de informações. Elas são tão presentes no nosso dia a dia que, segundo mostra a pesquisa Futuro Digital em Foco Brasil 2015, divulgada pela consultoria comScore¹, os brasileiros gastam 650 horas por mês em redes sociais, o que corresponde a mais de 21 horas por dia!

Assim, os mais diversos acontecimentos, sejam eles cotidianos ou mais complexos, são pautas nestes espaços, de modo que é raro algo passar despercebido por eles. Em 2015 não foi diferente. Marcado por diversos acontecimentos sociais, econômicos e políticos, tanto no campo nacional quanto no internacional, o ano proporcionou inúmeros tópicos para serem debatidos on-line nessas plataformas.

Por isso, conforme manda a tradição, fizemos uma retrospectiva das três redes sociais com maior número de usuários: Facebook, YouTube e Twitter. Confira abaixo as produções e temas mais discutidos ao longo de 2015.

Facebook

Com mais de 1,5 bilhão de usuários, o Facebook é hoje a principal rede social do mundo. De acordo com o próprio fundador, Mark Zuckerberg, a plataforma recebe pelo menos uma visita mensal de cada um dos usuários, informação que ajuda a dar uma ideia do volume de conteúdo produzido e compartilhado nesta rede.

Para recuperar os principais fatos comentados em 2015, a rede lançou o site Year in Review 2015² com a retrospectiva do ano. Em âmbito nacional, destacam-se assuntos políticos, de modo que a presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente Lula e o escândalo da Petrobras aparecerem nos três primeiros lugares, respectivamente.

No quadro internacional, os destaques são para a corrida presidencial nos Estados Unidos, os ataques a Paris (contra o jornal satírico Charlie Hebdo e o atentado no dia 13 de novembro), guerra civil na Síria (a crise dos refugiados e a luta contra o Estado Islâmico), crise financeira grega e casamento igualitário. Para marcar esses temas, a rede produziu um vídeo. Olha só!

YouTube

Caracterizada por ser um espaço para compartilhamento de vídeos, a rede já conta com mais de 1 bilhão de usuários. Nela é possível encontrar os mais diversos estilos de produções, englobando desde clipes musicais até videoaulas e, por isso, tornou-se um verdadeiro banco de dados para materiais audiovisuais.

É comum, portanto, que  alguns dos vídeos disponibilizados nessa rede chamem a atenção dos usuários, conquistando um grande números de visualizações. Eles se tornam verdadeiros hits ao longo do ano, sendo verdadeiros marcos na internet. Por isso, o YouTube também preparou uma lista com as produções mais vistas em 2015, a fim de relembrar os sucessos do ano. Veja os quatro primeiros lugares:

  1. Silento – Watch Me (Whip/Nae Nae)³ (mais de 120 milhões de visualizações): Grupo de meninas dançando a coreografia da música Watch Me, do rapper americano Silento.
  2. Comercial do jogo Clash of Clans: Revenge⁴ (mais de 89 milhões de visualizações): o comercial contou com a participação do ator Liam Neeson, adotando o estilo dos recentes papéis dele em filmes de ações, o que deu um toque especial.
  3. Super piscina de bolinha⁵ (mais de 57 milhões de visualizações):  o ator e vlogger americano Roman Atwood fez da sala de casa uma enorme piscina de bolinha para os filhos.
  4. Amor sem rótulos⁶ (mais de 55 milhões de visualizações): o vídeo prega valores como a diversidade e integração e conquistou os internautas com uma forma diferente de questionar o preconceito.

O YouTube, então, produziu um vídeo oficial para homenagear as produções mais vistas ao longo do ano e relembrar os melhores momentos da rede. Nele também foram disponibilizados easter eggs, ou seja, “surpresinhas” escondidas na produção que levam a vídeos om os bastidores. Confira:

Twitter

Em 2015, o Twitter atingiu 302 milhões de usuário. Se algo aconteceu, pode ter certeza de que, em breve (ou imediatamente?), estará sendo comentada no Twitter. Tanto que o trending topics, formados pelas famosas hashtags, indica quais são os assuntos mais comentados em dado momento. Elas adquiriram tanta importância que têm funcionado, inclusive, como fonte p​_ara matérias, ajudando jornalistas do mundo inteiro a buscarem temas interessantes para notícias.

Com o lema “Se está acontecendo no mundo, está acontecendo no Twitter.”, a rede social também lançou uma página com sua retrospectiva, com destaque para as pessoas mais influentes, novos usuários, os posts mais retweetados e os principais assuntos do momento.

As pincipais hashtags foram #PrayForParis e #JeSuisCharlie, relacionadas aos dois atentados a Paris que ocorreram neste ano. Os movimentos sociais contra o preconceito foram representados pelas #BlackLivesMatter, iniciada com o confronto entre negros e policiais norte-americanos.

O apoio internacional ao direito de igualdade matrimonial também foi prestigiado com #HomeToVote e #LoveWins. Por fim, uma das principais hashtags do ano foi a #RefugeesWelcome, em apoio às pessoas do Oriente Médio que buscam refúgio na Europa.

As redes sociais mais uma vez funcionaram como verdadeiros espaços para a discussão de diversos temas importantes ao longo de 2015. Alguns debates desenvolveram-se e foram às ruas como forma de protesto, abrindo a possibilidade de novo caminho para 2016. Nós estamos curiosos para ver o que o novo ano nos reserva. E, com certeza, continuaremos acompanhando tudo!


¹ ComScore

² Year in Review 2015

³ Silento – Watch Me (Whip/Nae Nae)

⁴ Clash of Clans: Revenge

⁵ Super piscina de bolinha

⁶ Amor sem rótulos

 

Tópicos: