Como nós bem sabemos, as redes sociais promoveram uma grande transformação no cotidiano das pessoas, deixando de ser apenas uma forma de lazer e distração para se tornarem um verdadeiro espaço de compartilhamento de informações. Elas são tão presentes no nosso dia a dia que, segundo mostra a pesquisa Futuro Digital em Foco Brasil 2015, divulgada pela consultoria comScore¹, os brasileiros gastam 650 horas por mês em redes sociais, o que corresponde a mais de 21 horas por dia!
Assim, os mais diversos acontecimentos, sejam eles cotidianos ou mais complexos, são pautas nestes espaços, de modo que é raro algo passar despercebido por eles. Em 2015 não foi diferente. Marcado por diversos acontecimentos sociais, econômicos e políticos, tanto no campo nacional quanto no internacional, o ano proporcionou inúmeros tópicos para serem debatidos on-line nessas plataformas.
Por isso, conforme manda a tradição, fizemos uma retrospectiva das três redes sociais com maior número de usuários: Facebook, YouTube e Twitter. Confira abaixo as produções e temas mais discutidos ao longo de 2015.
Com mais de 1,5 bilhão de usuários, o Facebook é hoje a principal rede social do mundo. De acordo com o próprio fundador, Mark Zuckerberg, a plataforma recebe pelo menos uma visita mensal de cada um dos usuários, informação que ajuda a dar uma ideia do volume de conteúdo produzido e compartilhado nesta rede.
Para recuperar os principais fatos comentados em 2015, a rede lançou o site Year in Review 2015² com a retrospectiva do ano. Em âmbito nacional, destacam-se assuntos políticos, de modo que a presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente Lula e o escândalo da Petrobras aparecerem nos três primeiros lugares, respectivamente.
No quadro internacional, os destaques são para a corrida presidencial nos Estados Unidos, os ataques a Paris (contra o jornal satírico Charlie Hebdo e o atentado no dia 13 de novembro), guerra civil na Síria (a crise dos refugiados e a luta contra o Estado Islâmico), crise financeira grega e casamento igualitário. Para marcar esses temas, a rede produziu um vídeo. Olha só!
YouTube
Caracterizada por ser um espaço para compartilhamento de vídeos, a rede já conta com mais de 1 bilhão de usuários. Nela é possível encontrar os mais diversos estilos de produções, englobando desde clipes musicais até videoaulas e, por isso, tornou-se um verdadeiro banco de dados para materiais audiovisuais.
É comum, portanto, que alguns dos vídeos disponibilizados nessa rede chamem a atenção dos usuários, conquistando um grande números de visualizações. Eles se tornam verdadeiros hits ao longo do ano, sendo verdadeiros marcos na internet. Por isso, o YouTube também preparou uma lista com as produções mais vistas em 2015, a fim de relembrar os sucessos do ano. Veja os quatro primeiros lugares:
- Silento – Watch Me (Whip/Nae Nae)³ (mais de 120 milhões de visualizações): Grupo de meninas dançando a coreografia da música Watch Me, do rapper americano Silento.
- Comercial do jogo Clash of Clans: Revenge⁴ (mais de 89 milhões de visualizações): o comercial contou com a participação do ator Liam Neeson, adotando o estilo dos recentes papéis dele em filmes de ações, o que deu um toque especial.
- Super piscina de bolinha⁵ (mais de 57 milhões de visualizações): o ator e vlogger americano Roman Atwood fez da sala de casa uma enorme piscina de bolinha para os filhos.
- Amor sem rótulos⁶ (mais de 55 milhões de visualizações): o vídeo prega valores como a diversidade e integração e conquistou os internautas com uma forma diferente de questionar o preconceito.
O YouTube, então, produziu um vídeo oficial para homenagear as produções mais vistas ao longo do ano e relembrar os melhores momentos da rede. Nele também foram disponibilizados easter eggs, ou seja, “surpresinhas” escondidas na produção que levam a vídeos om os bastidores. Confira:
Em 2015, o Twitter atingiu 302 milhões de usuário. Se algo aconteceu, pode ter certeza de que, em breve (ou imediatamente?), estará sendo comentada no Twitter. Tanto que o trending topics, formados pelas famosas hashtags, indica quais são os assuntos mais comentados em dado momento. Elas adquiriram tanta importância que têm funcionado, inclusive, como fonte p_ara matérias, ajudando jornalistas do mundo inteiro a buscarem temas interessantes para notícias.
Com o lema “Se está acontecendo no mundo, está acontecendo no Twitter.”, a rede social também lançou uma página com sua retrospectiva, com destaque para as pessoas mais influentes, novos usuários, os posts mais retweetados e os principais assuntos do momento.
As pincipais hashtags foram #PrayForParis e #JeSuisCharlie, relacionadas aos dois atentados a Paris que ocorreram neste ano. Os movimentos sociais contra o preconceito foram representados pelas #BlackLivesMatter, iniciada com o confronto entre negros e policiais norte-americanos.
O apoio internacional ao direito de igualdade matrimonial também foi prestigiado com #HomeToVote e #LoveWins. Por fim, uma das principais hashtags do ano foi a #RefugeesWelcome, em apoio às pessoas do Oriente Médio que buscam refúgio na Europa.
As redes sociais mais uma vez funcionaram como verdadeiros espaços para a discussão de diversos temas importantes ao longo de 2015. Alguns debates desenvolveram-se e foram às ruas como forma de protesto, abrindo a possibilidade de novo caminho para 2016. Nós estamos curiosos para ver o que o novo ano nos reserva. E, com certeza, continuaremos acompanhando tudo!
³ Silento – Watch Me (Whip/Nae Nae)
Tópicos: