Tecnologia

Realidade Virtual e Aumentada: novos olhares sobre o real

Realidade Virtual e Aumentada: novos olhares sobre o real

A revolução digital só foi possível porque foram criadas linguagens e ferramentas para que pudéssemos nos relacionar com as máquinas. Essa interação é tão importante para a comunicação e o desenvolvimento humano que é utilizada como fator para definir grupos sociais e traçar padrões de comportamento – tal como acontece com as gerações X, Y e Z.  Uma das principais características que diferencia estes grupos é a forma como cada um deles lida com a tecnologia. Dê um Iphone para uma criança e cinco anos e ela saberá exatamente o que fazer com ele.

Essa facilidade das novas gerações em lidar com a tecnologia deve-se ao fato da evolução das interfaces. Este termo pode ter diversos significados, mas, no geral, sempre remete à ideia de conexão. Interface é um meio, uma ferramenta ou uma linguagem capaz de promover a comunicação ou interação entre dois ou mais grupos (entre o computador e o usuário, ou entre um sistema digital e o homem).

Novas realidades

A evolução das interfaces chegou ao que chamamos de “Realidade Aumentada” e “Realidade Virtual”.  A Realidade Virtual permite ao usuário interagir, em tempo real, com um ambiente tridimensional gerado por computador, usando dispositivos multissensoriais. Já a Realidade Aumentada interfere no ambiente real com objetos virtuais, usando algum dispositivo tecnológico, funcionando em tempo real.

A realidade virtual depende de equipamentos de visualização, como monitor, projetor e capacete, normalmente utilizados em ambientes fechados. Já a realidade aumentada não apresenta restrição e pode ser usada em qualquer ambiente (fechado ou aberto).

Estes conceitos se desenvolveram na década de 90, mas, ainda hoje, impressionam pela capacidade de unir o real e o virtual. O Jogo Second Life causou muita comoção quando surgiu com a possibilidade de recriar sua vida em uma realidade virtual. Porém, aos poucos, os usuários foram migrando para outras redes sociais como Facebook e Twitter. Com fotos e nomes reais, cada vez mais, as experiências digitais estão humanizando-se. Ou seria o contrário?

Abaixo, veja um dos mais recentes exemplos de proposta de Realidade Aumentada, apresentada pelo Google. Você usaria estes óculos?





Clique aqui e conheça a Humantech

Tópicos: