O marketing digital é uma realidade nos setores de comunicação em todas as empresas que buscam relevância no mercado. Porém, há o desafio de distribuir o orçamento conforme o planejamento predefinido. Nesse jogo do estica dali para caber aqui, nem sempre os resultados são os melhores, a não ser que se tenha um volume grande de recursos para pôr em prática todas as ideias.
Assim, considerando um cenário em que os recursos precisam ser otimizados, os resultados têm de ser alcançados e o planejamento precisa ser executado sem prejuízos, elaboramos este artigo. Com ele, você vai saber como colocar em prática um marketing eficiente ― que é indispensável, vale ressaltar ― com um orçamento bem aproveitado e uma boa conversão em vendas. Vamos lá?
Marketing digital como centralizador das estratégias de comunicação
As ideias que vamos apresentar a seguir consideram o marketing digital digital como um centralizador das estratégias de comunicação. Ou seja, a proposta é que ele seja o único meio utilizado para chegar até seu público-alvo. Nada de panfletos, mídia em TV, rádio, jornal, outdoor ou qualquer mídia física.
A razão para isso é simples: com o digital, você controla melhor o orçamento e consegue mensurar com mais efetividade a resposta para as ações desenvolvidas, facilitando a aplicação de ajustes que eventualmente se mostrarem necessários. Por isso, confira 5 vantagens de transformar o marketing digital na estratégia central de comunicação da sua empresa!
1 – Oferece mais oportunidades
Quando falamos que o marketing digital oferece mais oportunidades, isso envolve todos os sentidos. Com ele, há mais canais a serem explorados, formas de conteúdo a serem aproveitadas (áudio, vídeo, texto, imagens, entre outros), possibilidade de integração de todos esses materiais e variadas maneiras de potencializar o alcance deles.
Para o desafio de garantir alcance aos conteúdos, há uma boa diversidade de ambientes para isso com orçamentos diferenciados e em formatos variados. Ou seja, todo tipo de ideia pode ser executada e publicizada com eficácia e de modo intuitivo e perfeitamente mensurável.
2 – Vai além da propaganda
Ao usar o outbound marketing (termo cunhado para definir a publicidade em mídia tradicional), ainda que o formato mude (imagens, vídeos ou áudios), a dinâmica é a mesma: você produz uma mensagem e ela é veiculada em algum meio. É uma prática que pode ser resumida na ideia de propaganda, o que nem sempre é do agrado do seu público.
O marketing digital, porém, oferece ferramentas que permitem alternativas a esta maneira intrusiva de se comunicar com seus potenciais clientes. Há recursos em que a interação é a chave para aproximação, outros estão baseados na entrega de materiais relevantes e úteis para que, ao ter uma dúvida solucionada, o público se aproxime da sua empresa.
São estratégias menos invasivas e mais eficazes no sentido de criar uma relação, o que é fundamental para que o trabalho comercial ganhe eficiência.
3 – Tem melhor aceitação do público
Muito em sintonia com o que acabamos de dizer, o marketing digital pode ser feito de uma maneira que a aceitação do público seja muito positiva. Claro, há ações que podem soar incômodas, tais como anúncios pagos em vídeos no YouTube, stories patrocinados no Instagram ou banners invasivos em sites e blogs.
Contudo, como já ressaltamos, a variedade de possibilidades pode fazer com que seus materiais não envolvam esses tipos de ações. Isso é possível por meio da estruturação de conteúdos que sejam úteis e entrem em sintonia com o que os seus potenciais clientes querem ver.
Imagine, por exemplo, que seu público é formado por profissionais ligados ao ramo automobilístico. Em vez de falar sobre seus produtos, a sua empresa e anunciar as promoções e diferenciais de atendimento como se fosse um varejista, o ideal seria trazer um conteúdo sobre o tema, tratando de carros, motores, velocidade, design, inovação na indústria e assuntos correlatos.
Esses materiais, então, podem até ser impulsionados e, mesmo vistos por consequência de uma ação paga, vão ser mais aceitos do que uma propaganda pura e simples. Além disso, é provável que muitas pessoas que não conhecem a sua marca passem a segui-la e, aos que já conhecem, é possível iniciar um relacionamento. Entretanto, é necessário seguir produzindo bons conteúdos para isso.
4 – Permite otimização dos custos
Para anunciar em mídia tradicional, inevitavelmente a sua empresa tem que desembolsar algum valor para isso. E os custos não envolvem só produção, pois isso vai acontecer mesmo no marketing digital: é preciso pagar pelo espaço publicitário e pagar mais ainda para aumentar o alcance.
Com o marketing digital, novamente, você tem alternativas. As estratégias de SEO, por exemplo, são ferramentas bastante úteis para conquistar um engajamento orgânico para seus conteúdos. Na prática, isso quer dizer que, ao produzir um volume de conteúdo relevante e qualificado, os resultados das buscas podem apontar para os canais da sua empresa, sem que isso exija impulsionamentos.
O mesmo quando for necessário impulsionar ou patrocinar um link ou post ou até mesmo criar um anúncio em determinada rede social: a capacidade de segmentação para distribuição desse material permite que ele seja entregue especificamente para pessoas com o perfil do seu negócio.
Ou seja, não é necessário pagar muito para ter um alcance gigante e torcer para que isso traga retorno. É possível ser mais eficiente neste trabalho! E o melhor é que tudo isso é perfeitamente gerenciável, possibilitando ajustes no decorrer da campanha para que o consumo seja expandido, reduzido ou redirecionado, dependendo da performance da estratégia.
5 – É relevante para todo ramo de negócios
A publicidade em mídia de massa não é uma realidade para o perfil de várias empresas. Indústrias, especificamente, se saem melhor quando fortalecem o relacionamento com as revendas e com os especificadores técnicos, profissionais que efetivamente vão aplicar os produtos em seus projetos.
Determinados negócios ligados aos serviços, especialmente B2B, também não têm por que investir um volume expressivo de dinheiro em campanhas arrasa-quarteirões na TV, por exemplo. Pequenos e médios empreendimentos, também, mesmo que atuem com foco em B2C, nem sempre têm caixa para promover campanhas impactantes em mídias de massa.
Por outro lado, o marketing digital, particularmente o marketing de conteúdo, é aplicável a todo tipo de empresa. Evidentemente que o orçamento para desenvolvimento de campanhas varia de acordo com os objetivos e o tamanho dela. Contudo, conforme repetimos algumas vezes neste artigo, o principal diferencial da internet são as possibilidades que ela oferece.
Assim, seja qual for o seu público, orçamento ou perfil de negócios, o marketing digital tem uma solução para seu objetivo. O que você precisa é só conversar com quem entende do assunto e pode conduzir a comunicação da sua empresa a uma história de sucesso.
Com quem fazer marketing digital?
Com a Humantech, é claro! Nós somos especialistas em marketing de conteúdo baseado no conceito de gestão do conhecimento. Ou seja, aproveitamos as informações que circulam naturalmente na sua empresa e transformamos elas em materiais relevantes para aproximar e encantar o seu público com eficácia e qualidade.
Entre em contato conosco, conheça melhor nossa forma de trabalhar e saiba como podemos auxiliar a sua empresa e fazer um marketing de qualidade, com custos otimizados, resultados palpáveis e mensuráveis. Em caso de dúvidas, fique à vontade para deixar o seu comentário no espaço abaixo. E, claro, se gostou, compartilhe este artigo com seus colegas!