Empreender significa correr constantemente o risco de enfrentar uma crise. Afinal, o quadro econômico pode mudar a qualquer momento, impactando nos resultados da empresa. Por esta razão, esses períodos são caracterizados pela intensificação da busca por ações que fortaleçam e mantenham os negócios rentáveis e duráveis, sendo o corte no orçamento uma das soluções mais comuns. Entretanto, investimentos importantes acabam sendo atingidos. É o que acontece, por exemplo, com a educação continuada dos colaboradores. Mas nós temos uma boa notícia: é possível continuar essas atividades — e de forma ainda mais eficaz — com os treinamentos em e-learning. Vamos explicar o porquê.
Uma das principais razões para continuar o aperfeiçoamento da sua equipe é o fato de que esse cuidado proporciona uma recuperação mais rápida quando o mercado se aquecer novamente. Isso acontece porque funcionários mais preparados tomam decisões mais adequadas, têm mais facilidade para inovar e produzem mais. Como consequência, seu empreendimento fica à frente da concorrência. Assim, enquanto a maioria dos gestores está focada na redução das atividades, sua empresa recicla os conhecimentos técnicos, operacionais e comportamentais da equipe, aumentando as chances de identificar novas oportunidades e aprimorar seus serviços.
Já comentamos no blog sobre como manter o investimento nas estratégias de marketing é um importante diferencial para sua marca em períodos desafiadores. Com os treinamentos corporativos, a lógica é semelhante. Erros e desperdícios têm de ser minimizados ao máximo e isso apenas é possível ao promover conhecimento entre os colaboradores.
Você não concorda que é contraditório exigir um desempenho mais especializado sem que sejam desenvolvidas as habilidades necessárias? Os funcionários precisam preparar-se para enfrentar qualquer situação e compreender os detalhes e a evolução da função que exercem, pois são esses aspectos que proporcionam vantagem competitiva em um mercado tumultuado.
Treinamentos corporativos: uma defesa contra a crise
Para ilustrar melhor a importância de promover a educação continuada mesmo em tempos difíceis, listamos os principais benefícios dessa estratégia:
- Influencia na produtividade: profissionais bem qualificados conhecem as atividades que precisam desenvolver e as realizam de forma rápida e eficiente. Desta maneira, a produtividade cresce em até 50% e, com isso, ganha-se mais competitividade, aumentando as possibilidades do negócio sair ileso. Para você ter ideia, a cada U$ 1 investido em treinamento, a empresa recebe U$ 30 em ganhos na produtividade.
- Ajuda na otimização dos processos: quando uma pessoa conhece bem sua função, ela consegue compreender os detalhes relacionados a cada processo. Isso é fundamental para que os próprios funcionários descubram e implementem melhorias, tornando o trabalho mais fluido e produtivo.
- Facilita a identificação de melhores oportunidades: treinar funcionários é mais do que transmitir conhecimento a eles. Trata-se de torná-los familiarizados com o empreendimento a ponto de ficarem aptos a identificar novas oportunidades, a apresentar melhorias para as soluções oferecidas. Além do mais, conseguem aprimorar os processos internos.
- Retém talentos: em uma empresa é imprescindível que os talentos sejam mantidos, pois é mais barato qualificar um funcionário do que contratar e treinar um novo, e eles ficam mais envolvidos e integrados. Ao realizarem cursos, os colaboradores sentem-se mais valorizados e, com isso, as chances de perdê-los para a concorrência é reduzida. Inclusive, uma entrevista realizada com gerentes de RH mostra que, para 12% deles, a falta de treinamento pode ser um motivo para as pessoas deixarem o emprego.
- Profissionais capacitados tomam decisões mais assertivas: treinamentos deixam os colaboradores mais seguros em relação a decisões importantes. Assim, conseguem analisar o contexto de forma mais precisa e decidir qual é a alternativa mais adequada para aquela situação. São essas ações que fazem a diferença em uma negociação e isso é facilmente comprovado quando se observa que 34% das empresas conseguem responder melhor às necessidades dos clientes.
Por que treinamentos em e-learning são uma boa solução para a crise?
Porque os treinamentos em e-learning proporcionam resultados mais eficazes e rápidos se comparados aos métodos tradicionais de ensino-aprendizagem. Sem contar que, ao produzir um curso on-line, é possível utilizá-lo sempre que for necessário e por quantas vezes for pertinente. Tudo isso sem custo adicional, pois ele fica hospedado nos servidores da própria empresa. Além disso, o estudo e acesso ao conteúdo são facilitados, pois esse método de ensino permite o uso de técnicas como o gamification, capazes de engajar e motivar os participantes.
Confira as três principais vantagens de implementar esse modelo de treinamentos:
É mais acessível
Os treinamentos em e-learning costumam exigir um investimento menor quando se pensa a longo prazo. Os custos com hospedagem, deslocamentos e pagamento dos tutores são reduzidos ou inexistentes. O fato do conteúdo ser todo disponibilizado on-line permite que os cursos sejam acessados a qualquer momento e em qualquer lugar, desde que se tenha acesso à internet.
Economiza tempo
As atividades do treinamento são adaptadas conforme a agenda de cada um, portanto, um setor não precisa parar completamente para a realização do curso. O e-learning também é uma excelente alternativa para alcançar aqueles que se deslocam constantemente, como é o caso dos representantes, pois o curso pode ser realizado durante uma viagem de negócios, o tempo de espera no aeroporto ou mesmo em um café. Essa possibilidade existe porque a plataforma é adaptada aos diversos dispositivos (laptops, tablets, smartphones), desde que, como citamos, haja acesso à internet.
Conteúdo personalizado
O objetivo de todo treinamento é fazer com que o profissional adquira novos conhecimentos, certo? Entretanto, quando colocamos várias pessoas em uma mesma sala, o nível de aprendizado de cada uma delas não é realmente levado em consideração, o que pode acabar prejudicando a todos. Existem colaboradores, por exemplo, com uma bagagem maior e que perdem tempo revendo assuntos dos quais já têm domínio. Enquanto isso, outros precisam complementar seus conhecimentos e podem ficar perdidos se o treinamento apresentar conteúdos mais avançados.
O e-learning permite que a grade seja personalizada, oferecendo aos funcionários aquilo que realmente precisam. Como resultado, o aprendizado é otimizado e os participantes ficam motivados com o curso, influenciando diretamente na produtividade.
Então não perca mais tempo e promova treinamentos em e-learning na sua empresa! Lembre-se de que um cenário de economia fraca é uma excelente oportunidade para rever processos e inserir inovação nos negócios. Caso ainda tenha alguma dúvida ou queira mais informações sobre o assunto, deixe um comentário ou entre em contato conosco. Estamos prontos para ajudá-lo!