Como diria Chacrinha: quem não se comunica, se trumbica. A frase pode ser um jargão antigo, mas sua mensagem nunca sai de moda. Hoje, no mundo empresarial, se não houver uma diálogo franco, praticamente nada sai do lugar. Por isso, incorporar a comunicação corporativa no dia a dia do negócio é uma ação essencial, pois ela trabalha a conexão entre a empresa e as pessoas que se relacionam com ela.
Nessa conversa, por meio de diversas ações, ela precisa transmitir conhecimento, credibilidade, ética e conteúdo agregador, o que, no final, faz com que se chegue ao objetivo central de qualquer negócio: manter-se no mercado e alcançar o sucesso. Mas até que se atinja esse patamar, é preciso que diversos outros pontos dentro da empresa também alcancem um nível de excelência.
É focando nesses pontos que vamos mostrar a importância de usar a comunicação corporativa no dia a dia de uma empresa. Siga com a gente e confira!
Criar uma reputação positiva da marca
A marca é o principal símbolo de uma empresa, pois define quem ela é, a mensagem que quer passar, o compromisso que assumiu com o público, a qualidade de seus produtos, enfim, é como se fosse o resumo de tudo o que a empresa representa. Pense comigo, quando você olha o círculo escrito BMW, a asa estilizada da Nike ou os dois Cs entrelaçados da Chanel, você não pensa apenas em um carro, um tênis ou uma peça de roupa, certo?
Só que essas empresas não chegaram onde estão somente pelo produto que vendem. Elas conseguiram comunicar ao seu público exatamente aquilo que queriam, indicando como gostariam de ser vistas pelos clientes, pela mídia, pelos concorrentes e pelos próprios funcionários. Com a estruturação de uma comunicação corporativa eficiente, foi possível criar uma reputação positiva e respeitada tanto interna como externamente.
Quando a Nike coloca seus tênis nos pés de atletas da NBA, por exemplo, ela quer que você saiba que aquele produto pode levar você ao topo, à excelência nos esportes. Ao vestir atrizes na entrega do Oscar, o objetivo da Chanel é mostrar que um vestido como aquele pode fazer alguém se destacar no meio da multidão. De forma resumida, pode dizer que comunicação corporativa, por meio de suas diversas ferramentas, como o marketing, faz com que a marca de um produto se transforme em um verdadeiro símbolo.
Trabalhar as identidades corporativa e organizacional
Só para não nos confundirmos depois, é importante lembrar que identidade corporativa é aquilo que difere uma empresa da outra, refere-se à singularidade da organização. Já a identidade organizacional está relacionada ao que compõem a empresa, como funcionários, compradores, fornecedores e investidores.
Trabalhar a comunicação dessas duas identidades é fundamental. Primeiro, porque é importante mostrar os diferenciais da empresa para todo mundo, pois é o que fará as pessoas desejarem seus produtos. Depois, é preciso deixar claro para quem se relaciona com a empresa como ela se comporta. Vejamos o exemplo de uma empresa de cosméticos.
Digamos que os produtos dessa empresa são realmente bons e seu diferencial é que todos os itens do catálogo são hipoalergênicos. Isso é ótimo, pois eles podem ser usados sem preocupação, independentemente se os consumidores têm um problema de pele ou não. Essa característica é amplamente divulgada e já está atrelada à identidade corporativa da empresa.
Porém, as condições de trabalho de algumas unidades fabris ainda deixam a desejar, o que afeta a produtividade dos funcionários e, consequentemente, o retorno para os investidores. Aqui, a comunicação corporativa pode atuar em duas frentes dentro da identidade organizacional: dialogar com os empregados para estudar melhorias nas condições de trabalho e explicar aos investidores porque o retorno ainda não está como eles desejam, apontando que providências já estão sendo tomadas.
Divulgar a responsabilidade corporativa ou social da empresa
Hoje, dificilmente uma empresa não tem uma área dedicada à responsabilidade corporativa ou responsabilidade social. Esse setor trabalha no sentido de desenvolver ações junto à comunidade onde a organização está estabelecida visando o interesse geral. Então, incorporar a comunicação corporativa no dia a dia dessas atividades se torna uma obrigação, pois é por meio dela que as pessoas vão tomar conhecimento do que está sendo feito.
Digamos que uma grande indústria multinacional de eletrodomésticos se instala em uma cidade pequena e que, pela tradição dos fundadores, adota algumas tarefas que vão beneficiar a população, como abrir uma creche para os funcionários diretos e indiretos, oferecer cursos profissionalizantes e preservar o meio ambiente no entorno da empresa.
Com uma comunicação corporativa eficiente e integrada, a população vai entender que todas essas ações não são apenas para buscar simpatia por um “estrangeiro”, mas uma política da empresa, que faz parte da missão do negócio e foi sendo desenvolvida e implementada ao longo dos anos. Sem essa clareza, muitos podem achar que se trata apenas de oportunismo.
Auxiliar no controle de crises
Como vimos em outros textos aqui no blog, a comunicação corporativa também envolve a defesa da empresa diante dos meios de comunicação. Isso acontece, normalmente, quando ocorre alguma crise como, por exemplo, acidente com funcionários, demissões em massa, crimes ambientais e problemas financeiros. Para esses casos, entra em campo a assessoria de imprensa, que é a área que faz uma ligação direta com a mídia.
Aqui, ao contrário das outros pontos que citamos, envolve o desafio de manter a reputação da empresa e a imagem da marca que foi construída. Por isso, é importante ter uma comunicação corporativa que integre todos os setores, pois, em situações como essa, é preciso ter um contato rápido com os responsáveis para que as respostas cheguem antes das perguntas e sejam compatíveis com tudo que a empresa defende.
Dicas úteis para incorporar a comunicação corporativa no dia a dia
Como vimos, a comunicação corporativa é importante para criar, ampliar e manter diversos aspectos dentro de uma organização, como a marca, a identidade e a reputação. Para usá-la de uma forma eficiente, no entanto, é preciso alguns cuidados. Por isso, separamos algumas dicas úteis de como incorporar a comunicação corporativa no dia a dia do seu negócio sem ter dor de cabeça. Confira:
- Use as ferramentas da comunicação corporativa disponíveis, como softwares de gestão da comunicação, sites, blogs, e-mail marketing, informativos, entre outros. Eles facilitam o seu trabalho e o dos seus funcionários, aumentando a produtividade e melhorando a comunicação;
- Nunca entregue um conteúdo sem fazer uma revisão geral, assim, você garante que tudo esteja conforme o programado e que não haja erros;
- Tenha atenção com a comunicação verbal. É muito importante que a empresa esteja aberta a ouvir e falar com as pessoas;
- Não misture a vida pessoal e social dos donos e funcionários da empresa com a profissional;
- Mantenha sempre o tom profissional para a comunicação corporativa. Podem haver brincadeiras e a linguagem pode assumir um tom mais despojado, mas isso não envolve constranger, oprimir ou assediar ninguém. Estamos falando de uma empresa e ela precisa ser tratada de maneira profissional.
Claro, não podíamos deixar de falar sobre um dos principais cuidados: contar sempre com uma equipe especializada no assunto. Existem no mercado muitas empresas que vendem comunicação corporativa, mas entregam só assessoria de imprensa ou apenas endomarketing. Fuja dessa cilada.
Procure uma fornecedora que possa entregar um serviço completo, que faça um trabalho de comunicação empresarial para seu negócio ganhar visibilidade, credibilidade e relevância no mercado. Entre em contato com a gente e venha conhecer as nossas soluções para que seu empreendimento viva a comunicação corporativa no dia a dia.
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