Apesar disso, dessa forma, no entanto, ou seja: todas essas palavras são comumente usadas no dia a dia, mas você sabia que elas também impactam no ranqueamento do seu conteúdo na internet? Pois é, as palavras de transição, como são chamadas, têm relação direta com a legibilidade do seu texto e, consequentemente, com a qualidade e a relevância dele para os buscadores.
O que são as palavras de transição
Palavras de transição são termos que fazem a junção entre uma frase e outra. Eles fazem com que a leitura seja mais fluida, já que tornam o conteúdo mais coeso, simples e leve. Para entender como isso funciona na prática, vamos ver um exemplo em que a frase conta com palavras de transição:
As roupas de bebê são produzidas em algodão, um material leve e que não causa alergias. Por isso, elas são as mais indicadas para os pequenos, desde os recém-nascidos até as crianças maiores. Dessa forma, você garante bem-estar e conforto para o seu filho em todas as idades.
Agora, veja a mesma frase sem esses termos:
As roupas de bebê são produzidas em algodão, um material leve e que não causa alergias. Elas são as mais indicadas para os pequenos, desde os recém-nascidos até as crianças maiores. Você garante bem-estar e conforto para o seu filho em todas as idades.
Percebe como as palavras de transição fazem diferença para a leitura? É claro que, de uma forma ou de outra, ainda é possível apreender o sentido do parágrafo sem esses termos, mas a inclusão das palavras de transição torna a leitura muito mais leve e simples.
É justamente isso que faz com que o Google e outros buscadores deem prioridade a esse tipo de conteúdo ao fazer o ranqueamento dos resultados de pesquisas. Quando um texto conta com essas palavras na medida certa, os motores de busca consideram que se trata de um material relevante e de qualidade e, assim, impulsionam-no para as primeiras posições.
Por isso, além de ter o cuidado de colocar hiperlinks, utilizar palavras-chave, empregar heading tags, entre outras boas práticas de SEO, lembre-se de adotar as palavras de transição para que o seu texto conquiste uma boa legibilidade e faça sucesso com os motores de busca.
Como usar as palavras de transição para SEO
Já ficou claro que as palavras de transição têm um grande potencial no SEO, uma vez que contribuem para que o conteúdo fique melhor posicionado nos resultados de busca. Porém, esse não é o único benefício dessa prática. Ao adotar esses termos, você garante uma leitura mais fluida para os visitantes do seu site, como comentamos antes e, por consequência, aumenta o tempo de permanência deles no site e diminui a taxa de rejeição na página, duas coisas muito positivas para o marketing.
Para ajudar você a colher esses benefícios aí na sua empresa, elencamos a seguir algumas palavras de transição que podem ser usadas nos seus conteúdos. Veja:
Palavras de transição que indicam tempo: atualmente, desde então, ao mesmo tempo, geralmente;
Palavras de transição que indicam continuação: além disso, bem como, ou seja, isto é;
Palavras de transição que indicam conclusão: enfim, afinal, dessa forma, assim, com isso;
Palavras de transição que indicam contradição: no entanto, contudo, porém, entretanto.
Mas, afinal, como saber se as palavras de transição estão sendo usadas na medida certa nos textos que a sua empresa produz? Bom, para isso, indicamos que você utilize a indicação do plugin Yoast SEO¹, que é um dos principais instrumentos usados no mercado para analisar se o conteúdo está de acordo com as boas práticas de Search Engine Optimization.
Se a taxa de frases com palavras de transição for menor que 30%, isso quer dizer que o seu conteúdo não está bom nesse sentido. Nesse caso, como no exemplo abaixo, o recomendado é usar mais termos como esse para otimizar o texto:
Já se as frases com palavras de transição somarem de 20 a 30%, significa que o seu conteúdo está bom, mas que pode ficar ainda melhor se você aumentar o número de palavras como essas, como neste exemplo:
Agora, se a quantidade de frases que possuem palavras de transição for maior que 30%, o seu texto está ótimo nesse sentido, como no exemplo abaixo:
Vale lembrar apenas que o exagero nas palavras de transição também não é recomendado. Use-as com moderação, pensando sempre em deixar o seu texto leve e fluido.
E então, gostou do nosso artigo? Se você ficou com alguma dúvida sobre as palavras de transição, deixe seu comentário! Aproveite também para conhecer o site da Humantech e ver como as nossas soluções de marketing de conteúdo podem impulsionar os resultados da sua empresa!