Marketing de Conteúdo

Oito erros em marketing de conteúdo para evitar

erros em marketing de conteúdo

Foi-se o tempo em que os meios de comunicação tradicionais, como rádio, televisão e jornais, eram as únicas formas eficazes de atrair a atenção dos consumidores. A internet trouxe novas alternativas para as empresas alcançarem os consumidores, tornando-os, inclusive, mais próximos e engajados com a marca. Mas para ter sucesso é preciso adotar as estratégias corretas e evitar os erros em marketing de conteúdo.

Hoje, os consumidores estão cada vez mais ativos no ambiente on-line e buscam constantemente, nesse universo, as soluções para possíveis problemas ou respostas para suas dúvidas. Por isso, mais do que apenas oferecer os produtos e serviços a eles, cabe às empresas fornecerem soluções adequadas, o que só é possível por meio de um conteúdo de qualidade. Essa preocupação é fundamental para conquistar o cliente e fidelizá-lo em etapas mais avançadas da venda.

A produção de materiais relevantes em diferentes plataformas digitais já é considerada fundamental para o crescimento de qualquer empresa. Isso porque gerar conhecimento posiciona a marca como referência, tornando-a mais forte no mercado. Por outro lado, mesmo com os devidos investimentos, muitas vezes o retorno não é obtido conforme o desejado, sendo necessária uma análise das ações.

Os principais erros em marketing de conteúdo

E é justamente com essa análise que se pode perceber alguns erros em marketing de conteúdo que prejudicam toda a estratégia e colocam os resultados em risco. Pensando nisso, selecionamos alguns dos principais erros cometidos em para ajudar sua empresa a evitá-los e a construir uma estratégia mais forte. Aproveite!

Ignorar as perguntas dos clientes

A partir do momento em que a empresa se dispõe a utilizar ferramentas digitais, é preciso que escute o que os consumidores têm a dizer. Por isso, ignorar as perguntas deles ou não interagir da forma adequada é um dos grandes erros em marketing de conteúdo. Leia os comentários deixados em suas plataformas on-line e responda-os. Mostre ao público que a opinião dele é importante para a empresa e que ela está sempre à disposição para ajudar no caso de algum problema relacionado à sua área de atuação. Além disso, ao ouvir os consumidores, será possível ter mais ideias para novos projetos.

Não publicar com frequência

Pesquisas de instituições especializadas mostram que a publicação frequente de textos relevantes influencia diretamente no tráfego do site ou blog e na obtenção de leads. A própria Hubspot¹, parceira da Humantech, concluiu, em uma pesquisa, que as empresas que publicam mais de 16 posts por mês nos blogs corporativos ganharam 3,5 vezes mais tráfego que aquelas com publicações entre 0 e 4 textos. Por isso, não subestime o poder de um site com bom conteúdo e atualizado constantemente.

Esquecer os materiais já produzidos

Se você produziu material rico, como e-books, infográficos e guias, pense em uma forma de reaproveitá-los periodicamente. O tempo e o dinheiro investidos nesses materiais devem valer a pena, trazendo o retorno esperado. Produza posts no blog sobre os temas desses materiais, pois além de fontes para assuntos a serem abordados nos textos, são mais uma forma de divulgação dos materiais e, consequentemente, de geração de leads. Esquecer o conteúdo já produzido é um dos principais erros em marketing de conteúdo!

Falar apenas sobre a própria empresa

Atualmente, as pessoas evitam ao máximo o tipo de propaganda direta e exaustiva, priorizando conteúdo que as eduquem e tragam informações curiosas. Em outras palavras, o público busca por materiais que tragam novidades, sejam interessantes e esclarecedores, de modo que acrescentem algo positivo em sua vida. Por essa razão, evite publicações frequentes que apenas abordem eventos corporativos ou que falem sobre seus produtos. Pense que os consumidores podem rejeitar sua empresa e os conteúdos que ela desenvolve por conta desses materiais.

Escrever apenas o que interessa à empresa

Ao produzir material para sites e blogs corporativos é preciso atentar-se para o que realmente interessa ao público-alvo. Muitas organizações acreditam conhecer o que o público quer saber, mas, no final, observa-se que o conteúdo é bom apenas para a própria empresa. Realize pesquisas, observe as interações nas redes sociais, visite fóruns relacionados à área em que atua. Essas ações irão ajudá-lo a descobrir as dúvidas dos consumidores e o que eles, de fato, estão procurando.

Não produzir títulos ou textos atrativos

Com tantas ofertas de conteúdo na internet, é fundamental ter cuidado com os títulos dos materiais, pois são eles a vitrine do seu site ou blog. Cabe aos títulos convencerem o público de que seu conteúdo tem informações importantes, por isso, utilize as técnicas de escrita. Estude o tema e confira também quais estilos de texto estão em alta. As listas, por exemplo, costumam dar um resultado muito bom ao despertar a curiosidade dos leitores.

Não ter uma persona clara

Uma das ações mais importantes para qualquer estratégia de marketing é conhecer com precisão quem é o público-alvo da empresa, serviço ou produto. Definir a persona garante que o conteúdo seja produzido adequadamente, levando informações necessárias em uma linguagem familiar ao público-alvo. Essa medida fará com que a empresa alcance os potenciais clientes e, assim, otimize as vendas.

Não divulgar o conteúdo apropriadamente

Apenas produzir conteúdo de qualidade não é o suficiente para conseguir tráfego. As pessoas precisam ver que a empresa é ativa e serem constantemente lembradas disso. As redes sociais são verdadeiras aliadas nesse desafio, mas é importante ressaltar que não basta divulgar o conteúdo uma única vez. Invista em posts patrocinados e periodicamente relembre o que já foi produzido. Outra importante ação é adequar os textos de acordo com as técnicas de SEO, pois são elas que farão os buscadores colocarem seu site e blog em evidência.

Ao pensar em sua estratégia de marketing de conteúdo, considere esses aspectos e analise as ações realizadas por sua empresa para evitar que não tragam o retorno esperado. E não hesite em procurar profissionais especializados, como a equipe da Humantech, para ajudar nessa empreitada.

¹ Hubspot

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