Marketing de Conteúdo

Oito dicas de como produzir webinars de sucesso

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Você sabe o que são webinars? Bom, talvez não se lembre por este nome, mas é bem provável que já tenha participado de pelo menos um. Este é um recurso muito utilizado no marketing de conteúdo — e vem ganhando cada vez mais espaço — para transmitir informações ao vivo e se aproximar do público-alvo de maneira diferenciada. Ele nada mais é do que um seminário ou palestra on-line no qual um profissional qualificado leva conhecimento de valor ao consumidor. Além disso, permite a comunicação entre o palestrante e os espectadores por meio de um chat, que fica disponível para tirar dúvidas durante a apresentação. Interessante, não é?

De acordo com um estudo do Content Marketing Institute and MarketingProfs¹, realizado em 2016 com profissionais do setor, 66% dos entrevistados citam os webinars como um método eficaz para gerar leads e se comunicar com os prospects e clientes. Isto é, uma excelente oportunidade de aparecer no mercado, reforçar a marca e ainda conquistar novos consumidores. Diante dessas vantagens e tantas outras que eles podem oferecer, elaboramos oito dicas que vão ajudá-lo a produzir webinars de  sucesso para destacar o seu negócio no mercado. Confira!

1. Escolha bem o tema

Embora pareça óbvio, antes de iniciar qualquer outro processo é necessário definir o assunto do webinar e somente depois começar a planejar os detalhes. Uma boa ideia para auxiliar na escolha do assunto a ser apresentado é utilizar as perguntas mais frequentes sobre o seu negócio ou fazer uma pesquisa com seus consumidores para saber o que eles gostariam de aprender.

2. Defina o palestrante

Com o tema em mãos, é hora de escolher quem é o profissional mais indicado para falar sobre o assunto. Ele pode ser tanto um funcionário da sua empresa quanto um especialista externo. É importante que o escolhido seja avisado com antecedência — cerca de três semanas antes da data definida para transmissão do webinar — para que tenha tempo de se preparar.

3. Monte uma landing page

Uma boa forma de transformar visitantes do seu site em leads e divulgar informações sobre o webinar é montar uma landing page para que as pessoas possam se inscrever no evento. Assim, você pode colher alguns dados sobre os interessados e se comunicar com eles depois.

4. Divulgue os webinars

Redes sociais, e-mails marketing e anúncios em mídias pagas on-line são algumas das diversas opções para promover os seus webinars. O importante é que ela seja divulgada com pelo menos duas semanas de antecedência. Vale lembrarmos aqui que a propaganda deve ser na medida certa: nem muito exagerada a ponto de se tornar chata para o consumidor, nem pouco destacada para ele não ser impactado pelo seu conteúdo.

5. Monte uma apresentação

Converse com o palestrante e dê a ele todo o direcionamento para que monte os slides de apresentação. Isso contribuirá para a organização das informações que serão transmitidas e facilitará a compreensão do público, atendendo tanto às suas expectativas quanto às dos consumidores. Uma ideia muito bacana é publicar a apresentação no SlideShare² e disponibilizá-la na hora do evento para que os participantes possam acompanhar ao vivo, potencializando o aprendizado.

6. Prepare o local

Para a qualidade da transmissão é necessário um local tranquilo, longe de ruídos e interrupções. Além disso, é fundamental que antes de iniciar o webinar a internet seja testada, a câmera esteja enquadrada e a iluminação verificada para que o ambiente não fique escuro ou claro demais, com a luz estourada no palestrante.

7. Interaja com os participantes

Deixe o chat aberto para que os participantes possam tanto se comunicar entre si quanto fazer perguntas direcionadas a você, assim, durante a apresentação poderá respondê-las. É essencial que seja feito este tipo de ação, afinal, o intuito de produzir um webinar é justamente levar conhecimento e se aproximar dos consumidores de maneira diferenciada, certo?

8. Envie uma pesquisa de satisfação

Sabe aqueles e-mails que você colheu nas inscrições, lá na landing page que indicamos no passo três? É hora de utilizá-los para ter um feedback dos participantes e descobrir o que acharam da qualidade da apresentação e do assunto escolhido. Desta forma, poderá identificar os pontos fortes para continuar praticando e os fracos para melhorar na próxima transmissão.

Gostou do nosso conteúdo? Tem alguma dúvida ou dica para compartilhar conosco? Escreva para nós aqui nos comentários. E lembre-se: são os detalhes que completam e fazem o sucesso da sua ação. Portanto, na hora de estruturar as suas estratégias, escolha um parceiro que pense em cada questão com muito cuidado.

¹ Content Marketing Institute and MarketingProfs

² SlideShare

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