Cada vez mais o acesso a ambientes virtuais via dispositivos móveis vai se intensificar. A facilidade na utilização desses aparelhos em qualquer lugar e hora e o acúmulo de funções que eles comportam já estão incentivando as pessoas a incluí-los em diversos processos diários. Hoje, mais do que dispositivos de comunicação, smartphones e tablets são ferramentas de lazer e compras, funcionam como agenda, banco e até de busca por qualificação. E é aí que reside a oportunidade de capacitar o seu público. Para entender exatamente como aproveitar a oportunidade que vem com esse comportamento de uma forma estratégica é que vamos falar um pouco do responsive e-learning, ou e-learning responsivo.
Trata-se do cuidado de adaptar cursos no formato e-learning para diferentes plataformas e permitir uma experiência positiva em todos elas. Com essa atenção, o usuário tem a possibilidade de se aperfeiçoar de uma maneira muito mais prática e adaptável à sua realidade. Até porque, por sua característica muito particular, um treinamento on-line já tem a intenção de permitir essa mobilidade na busca por qualificação. Quando se dá a chance de recorrer a um curso desse tipo com o apoio das ferramentas mais comuns no dia a dia das pessoas, melhores serão os resultados.
Antes de mais nada é preciso que a gente contextualize a importância do e-learning: é uma alternativa de educação a distância (EAD) mais econômica e eficaz para capacitar determinado público. Econômica porque dispensa o deslocamento de pessoas, o aluguel de salas, a ocupação do tempo de um grupo de indivíduos e, principalmente no contexto empresarial, ao qual nos referimos, atinge a produtividade, uma vez que, ao tirar as pessoas das suas funções para treiná-las, menos funcionários estarão trabalhando naquele momento.
Por outro lado, se o treinamento é feito em um horário à parte, ainda na empresa ou em local determinado por ela, pode haver insatisfação dos colaboradores, sem contar a possibilidade de ter que pagar horas extras. Ou seja, mais custos.
E falamos ainda em melhorar a eficácia de uma ação de ensino. Ela está associada à satisfação dos usuários em escolherem os próprios horários para acessar aquele conteúdo. Eles fazem isso adaptando os momentos de aprendizagem às suas realidades, necessidades e rotina. Além disso, uma vez que o treinamento for produzido, ele pode ser aproveitado diversas vezes sem custo adicional, já que fica armazenado em uma plataforma de gerenciamento. Com isso, não é necessário acumular um determinado número de participantes para fazer a capacitação do modo tradicional.
Além desses pontos, há características que só o e-learning pode proporcionar com o objetivo de tornar o aprendizado mais interessante: a aplicação de atividades dinâmicas, a possibilidade de acessar a partir do próprio curso materiais complementares e até o desenvolvimento de técnicas de gamificação.
Responsive e-learning é essencial para resultados mais efetivos
Ainda que tenha todas essas vantagens, como dissemos, é importante que se considere a realidade das pessoas ao pensar em uma estratégia desse tipo e é aí que entra o responsive e-learning. Quando falamos no desenvolvimento de sites, por exemplo, costumamos afirmar, com base nos dados de pesquisas especializadas¹, que a cultura de projetar uma página primeiro para o desktop e depois para os dispositivos móveis permanece sendo muito comum, principalmente no Brasil. No entanto, considerando os fatos, o caminho deveria ser o inverso.
Da mesma forma, ao projetar um curso e-learning, para que ele cumpra a sua proposta de ser realizado em qualquer hora ou local, é fundamental prever a questão da adaptação para diferentes telas. Esperar que um treinamento pensado para desktop tenha um mesmo desempenho no mobile é projetá-lo já com a certeza de que não haverá engajamento por parte dos aprendizes.
Em qualquer estratégia virtual, a experiência e a interface dos usuários são conceitos indispensáveis. Não é possível que eles se sintam contemplados e atendidos em um ambiente difícil, com um layout antipático e claramente não desenvolvido para aquela aplicação. Se a ferramenta ainda for obrigatória, por ser necessária à integração de novos funcionários ou para orientar a respeito de novos processos, requisito para mudança de cargo ou promoção, a experiência pode ser ainda mais massante. Pior: se não for obrigatório, mas apenas uma recomendação para especialização, corre-se o risco dos usuários nem mesmo se sentirem motivados a participar.
Considerar essas variáveis faz parte do esforço para ter um resultado final mais efetivo e colher todos os benefícios que uma estratégia de e-learning é capaz de oferecer a uma empresa que busca a atualização constante dos seus colaboradores e se preocupa com a qualificação dos seus processos.
Para fugir dessas necessidades, desistir do e-learning é um caminho? Não. Primeiro porque nos modelos tradicionais de treinamento certamente existirão aqueles custos que listamos lá no início do texto: salas, especialistas, materiais didáticos, tempo, deslocamento de funcionários que atuam fora da empresa, entre outros fatores. Depois porque, neste modelo, é possível que não se tenham resultados positivos se for desconsiderada a experiência dos alunos. E a satisfação deles só vai acontecer se a linguagem adotada estiver de acordo com as expectativas, com a vivência e a realidade de cada um.
Num mundo conectado como o nosso, em que quase todos os processos passam por meios digitais, planejar um treinamento sem um recurso audiovisual, sem a aplicação de exercícios, sem uma linguagem mais dinâmica e sem a preocupação com uma carga horária diária adequada, tornará a experiência extremamente desagradável. Então, de um jeito ou de outro, no e-learning ou no modelo comum, investimentos serão necessários.
Nesse contexto, mais assertivo é pensar no responsive e-learning, justamente por todos os benefícios que ele pode oferecer. E, convenhamos, se você não busca se atualizar nos métodos de ensino para os seus colaboradores, tampouco será coerente exigir que eles tenham a mesma preocupação. Mas, claro, se você chegou até aqui, é porque existe uma preocupação legítima com a qualificação das suas equipes e há uma compreensão de que isso é essencial para o sucesso do seu negócio!
Por isso, invista em e-learning! Neste processo, lembre-se de exigir que ele seja responsivo para que a sua empresa colha integralmente todos os benefícios desse modelo de ensino. Se no caminho surgir alguma dúvida, conte com a gente! Teremos prazer em ajudá-lo a implementar soluções de responsive e-learning em sua empresa!
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