Quem já ficou sentado diante de um professor por horas sabe que esse método de aprendizagem pode não ser o mais efetivo. E se isso ocorre na educação formal, no ambiente corporativo não é diferente: por vezes, os treinamentos não trazem os resultados esperados e ainda geram um gasto de tempo e de dinheiro desnecessário. A boa notícia é que já existem alternativas que vão na contramão desse modelo e as metodologias ativas são um exemplo disso.
O que são metodologias ativas
As metodologias ativas de aprendizagem são técnicas que incentivam a assimilação do conhecimento a partir de uma participação mais intensa dos estudantes. Elas estimulam a reflexão de quem está no processo de aprendizagem, aumentando a interação e o engajamento e fazendo com que os alunos se tornem protagonistas do próprio aprendizado.
Na prática, as metodologias ativas sugerem uma abordagem diferente da tradicional: o professor não é o único a falar enquanto os estudantes apenas fazem anotações, por exemplo. A participação e o debate são partes fundamentais na utilização desse modelo. Nesse sentido, existem diversos tipos de abordagens que podem ser utilizadas. Confira:
- Aprendizagem com base em problemas: nessa abordagem, a proposta é que os estudantes tenham que resolver algum problema ou desafio, refletindo sobre o assunto, investigando seu contexto e, ao fim, propondo soluções. Aqui, o professor atua como um mediador que estimula a reflexão e oferece uma resposta para as propostas feitas pelos alunos;
- Aprendizagem com base em projetos: esse modelo também é baseado na resolução de problemas. No entanto, os estudantes precisam propor algo prático, isto é, investigar realmente como a solução que propõem seria implementada, considerando aspectos como orçamento, cronograma, agentes responsáveis, entre outros fatores;
- Aprendizagem entre times: como o próprio nome sugere, nessa abordagem os estudantes formam grupos para refletir, debater, compartilhar ideias e propor soluções de forma conjunta. Esse modelo é interessante pois os alunos aprendem enquanto ensinam, o que propicia um maior aproveitamento de todo o conteúdo.
Em todos esses modelos, é possível utilizar a sala de aula invertida como uma espécie de apoio para as metodologias ativas. Com ela, os estudantes têm acesso ao conteúdo antecipadamente, a fim de que na aula ou no treinamento já tenham conhecimento sobre o assunto e, assim, sejam capazes de interagir, expor suas dúvidas, críticas ou soluções para determinado tema.
As metodologias ativas promovem maior autonomia e até mesmo mais confiança aos alunos, que se tornam protagonistas do aprendizado ao proporem soluções e superarem desafios. E quando se trata da educação corporativa, isso contribui para que os profissionais aproveitem melhor os treinamentos e estejam qualificados para atuar nos problemas e obstáculos enfrentados na empresa.
Ou seja, o treinamento acaba ganhando um outro sentido, com uma aceitação melhor pelos próprios colaboradores e resultados melhores para toda a empresa. Vale ressaltar que o uso das metodologias ativas não requer o fim das aulas expositivas, é claro. O ideal é utilizá-las de forma conjunta, aproveitando os benefícios que as duas modalidades oferecem.
O uso de metodologias ativas no e-learning
As metodologias ativas têm uma relação estreita com a tecnologia. O grande uso de dispositivos e a maneira cada vez mais rápida pela qual temos acesso à informação acabam tornando as aulas expositivas mais monótonas, o que, como já vimos, pode impactar nos resultados da educação formal e também nos treinamentos corporativos.
E a inovação tecnológica presente nas metodologias ativas funciona ainda melhor quando essa abordagem é combinada com um modelo de ensino que também tem tudo a ver com tecnologia: o e-learning. Trata-se de uma modalidade de educação a distância (EaD) que utiliza tecnologias digitais para transmitir conhecimento.
Isso possibilita que os profissionais tenham acesso ao conteúdo a qualquer hora e em qualquer local, de acordo com a sua disponibilidade de tempo, o que, por si só, já é uma característica atrativa. Mas além disso, o e-learning conta com um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) em que é possível disponibilizar materiais personalizados e em diferentes formatos, como vídeos, áudios e infográficos, o que oferece mais fluidez no aprendizado.
O AVA também favorece a reflexão e a discussão entre os profissionais, pois conta com ferramentas como os fóruns, que promovem a interação entre eles. Desse modo, dentro do ambiente é possível colocar em prática as metodologias ativas, propondo a formação de equipes para debate, a criação de projetos e a resolução de problemas.
Assim, com a união entre o e-learning e as metodologias ativas é possível melhorar os resultados dos treinamentos corporativos, já que os profissionais aproveitam melhor o conhecimento transmitido e a empresa alcança diversos benefícios, como mais produtividade e qualidade nas operações. E tudo isso com custo mais baixo do que os envolvidos em capacitações presenciais.
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