A flipped classroom, ou sala de aula invertida, em português, já é tendência e promete transformar os métodos tradicionais de aprendizagem. Isso porque, como o próprio nome sugere, ela inverte a metodologia de ensino. Parece complicado — e até um pouco confuso — à primeira vista, pois é difícil imaginarmos essa troca, mas você verá que é mais simples do que pensa e poderá ser muito recompensadora, tanto para quem transmite o conhecimento quanto para quem o recebe. Vamos entender o porquê!
Lembra da época da faculdade, que mesmo em meio aquela rotina de trabalhos e provas ainda era necessário conciliar vida profissional e pessoal? Nem sempre era fácil, não é mesmo? Certamente você cansou de pensar em situações como: “Será mesmo que tenho que ir para a aula hoje? Vai ter assunto novo? Tem prova?” Bom, com a sala de aula invertida, isso nunca acontece. A grande sacada deste método de ensino é que o aluno recebe todo o conteúdo da aula por meio virtual com vídeos, textos ou games e, assim, tem tempo de estudar e absorver o assunto. Somente depois ele vai para as aulas presenciais, permitindo que elas sejam mais produtivas ao promover discussões em grupo melhor embasadas e ir direto ao ponto no esclarecimento de dúvidas.
Além de promover a oportunidade do aluno se aprofundar no assunto e enriquecer o conhecimento, a sala de aula invertida possui diversas outras vantagens que podem contribuir ainda mais para a educação. Confira as principais!
- Melhor desempenho: ao controlar quando, onde e como estudar, o aluno rende mais e, consequentemente, tem um melhor desempenho nas atividades.
- Alunos ativos: no ensino tradicional o professor é o protagonista da aula. Neste novo modelo o papel se inverte, fazendo com que os alunos sejam mais ativos e os professores exerçam uma função mais voltada à orientação.
- Flexibilidade de tempo: as aulas são ajustadas dentro do tempo do aluno, ou seja, a videoaula fica disponível em uma plataforma do conhecimento dentro do seu site e ele poderá acessá-la quando e onde quiser.
- Alto rendimento: o fato de o estudante receber o conteúdo antes da aula faz com que o tempo no encontro presencial seja melhor aproveitado, aumentando seu rendimento.
- Foco no que é mais importante: neste modelo, o tempo do encontro presencial é menor. Isso faz com que a aula seja mais objetiva, focando no que realmente importa — dúvidas, trabalhos, discussões em grupo —, tudo para aumentar o nível de aprendizado.
- Produção colaborativa: o ambiente on-line permite que os próprios alunos elaborem seus materiais de estudo com as ferramentas disponíveis na plataforma e compartilhem com o grupo para que possam contribuir com informações, melhorando ainda mais o aprendizado.
Sala de aula invertida nas empresas
É tanto benefício que facilita o dia a dia que realmente dá vontade de aprender cada vez mais, não é mesmo? Este método também é uma ótima oportunidade para as empresas transmitirem conhecimento para os seus colaboradores de maneira diferenciada, ajudando-os nas suas especializações e mantendo-os motivados. Pensando nisso, elaboramos três dicas essenciais para auxiliá-lo na hora da implementação. Olha só:
- Assim como os estudantes se distraem dentro da sala de aula, no ambiente on-line não é diferente. Por isso, é muito importante mesclar as informações com materiais variados para que eles absorvam o conteúdo de maneira efetiva e fiquem bem preparados para os encontros presenciais.
- Não existe uma fórmula para a organização das aulas, isso depende muito do tema. Por exemplo, é possível que um conteúdo renda diversas aulas presenciais, enquanto outro pode não demandar nenhum encontro.
- Facilite ao máximo a vida do aluno durante o aprendizado on-line, isto é, não faça com que ele tenha que baixar programas para poder assistir às aulas ou, ainda, tenha que esperar muito tempo para os materiais carregarem.
Gostou do nosso texto? Então, que tal aplicar essa metodologia no seu negócio e transformar a maneira como seus colaboradores enxergam o ensino? Conte com a Humantech para ajudá-lo nessa empreitada!