Se você trabalha com vendas pela internet, é muito provável que em algum momento já tenha se deparado com o famoso remarketing. Essa ferramenta, que vem ganhando cada vez mais adeptos, desponta como uma das melhores e mais eficientes formas de converter as ações de marketing digital em faturamento. Mas você sabe o que é remarketing?
O que é remarketing
Se para você este é um conceito novo, não tem problema. Aqui, vamos explicar o ABC do remarketing digital e por que fazê-lo de forma correta pode ser definitivo para melhorar o processo de atração de leads para o seu negócio.
Antes, porém, uma curiosidade: navegando por aí você pode achar duas palavras para a mesma estratégia: remarketing e retargeting. Se acontecer isso, não se preocupe! Ninguém está ensinando você errado. É que remarketing é a forma como o Google nomeia esta ferramenta, embora ela, em uma outra definição, corresponda a uma estratégia ainda mais ampla¹.
De modo geral, o que o Google faz é retargeting. A palavra vem do inglês “target”, que significa “alvo”. Quer dizer, com o “re” na frente como prefixo, a intenção é passar a ideia de atingir (no bom sentido, claro) mais de uma vez a mesma pessoa.
Mas aqui, para não gerar confusão, vamos utilizar a forma como o Google batizou mesmo, combinado? Partindo disso, nada melhor do que começar a explicar o que é remarketing por meio de um exemplo bem prático e rotineiro: quem aqui nunca fez uma pesquisa na internet sobre algum produto ou serviço e passou a ser “bombardeado” com ofertas e anúncios desse mesmo produto ou serviço em todos os canais possíveis?
Nas redes sociais, como Facebook e Instagram, bater de frente com esse tipo de anúncio já faz parte da rotina. É como se fosse um lembrete que está sempre presente, mostrando aquele produto que você está interessado, muitas vezes até com um preço irresistível.
Essa é, precisamente, a real face do conceito de remarketing, uma ferramenta que identifica os usuários na internet por meio de tecnologias de rastreamento e reconhecimento que entram em ação quando você faz pesquisas, seja em buscadores, como o Google, seja diretamente nos sites das empresas. Com as informações das suas pesquisas, é possível oferecer resultados relacionados na forma de anúncios. E o melhor de tudo é que essa ferramenta está ao alcance de qualquer empreendedor: basta saber o que é remarketing, como ele funciona e por que utilizá-lo.
Como funciona o remarketing
Embora o termo remarketing tenha sua origem creditada ao e-commerce, sua aplicação, na verdade, remonta ao comércio físico. Basta pensar em situações como o envio postal de um catálogo com a nova coleção de roupas, cupons promocionais ou mesmo uma simples ligação telefônica para saber se o produto agradou ― são todos exemplos de ações de remarketing off-line.
Portanto, quando o Google instituiu o remarketing nas plataformas digitais, ele simplesmente definiu de maneira mais específica algo que sempre foi feito no comércio em geral. A principal diferença é que, com as informações coletadas pelo motor de busca, a precisão dessa ferramenta chega a um nível impossível de se alcançar em ações off-line.
Você já deve ter reparado, por exemplo, que ao acessar alguns sites ou lojas virtuais, o navegador avisa que aquele domínio está pedindo acesso aos seus dados de navegação, os famosos cookies. É a partir desses dados que a publicidade on-line pode ser redirecionada pelo Google e chegar até você com as ofertas imperdíveis.
Isso porque nem todo mundo que vê um anúncio pela primeira vez opta por realizar a compra no ato. Aliás, um número muito pequeno de usuários faz isso. De acordo com dados do Google Adwords, nos casos de e-commerces, mais de 97% dos visitantes de um marketplace não convertem na primeira visita. Dessa maneira, o remarketing aparece como uma alternativa inteligente para que o cliente não se esqueça da sua empresa. Assim, quando ele pensar no que precisa, seu negócio logo pode vir à mente dele.
Essa situação, inclusive, vai ao encontro de um padrão muito comum de comportamento do consumidor. É que, na maioria dos casos, são necessárias várias etapas até que a venda seja concretizada. Elas são divididas em quatro partes:
Consciência: É a hora da busca, da pesquisa. Nem sempre a pessoa faz isso já com o objetivo de comprar.
Consideração: Neste ponto, ela já sabe das informações que precisa e, por isso, pode estar cogitando comprar. Por isso, normalmente nesta etapa começam as comparações de preço.
Compra: Depois de pesquisar, se informar e comparar, a pessoa efetiva a compra!
Fidelização: Dependendo da experiência que o cliente tiver no processo e do trabalho de pós-venda que for feito junto a ele, é possível iniciar uma nova conversão.
Conhecer e respeitar esse tempo do cliente é essencial para que você tenha sucesso na sua estratégia. Por isso o remarketing é tão importante, especialmente nas vendas mais difíceis. Nestes casos, aquele dado que nós falamos há pouco, sobre 97% das pessoas não comprarem na primeira visita, é ainda mais elevado.
Formas de fazer remarketing
O que é remarketing você já sabe, mas apesar de ser um conceito único, existem várias formas de utilizar essa estratégia. Três delas se destacam como as principais. Veja só:
Redes de display
Você sabe aqueles anúncios que ficam aparecendo em sites de notícia, por exemplo, mas que, claramente, não fazem parte do pacote de publicidade daquele portal? Então, esses anúncios fazem parte de uma rede de display, que nada mais é do que um grupo de sites que oferecem um espaço para divulgação de anúncios.
As plataformas de remarketing possuem, cada uma, a sua própria rede de display. Assim, quando você escolhe a sua plataforma, o seu anúncio é exibido nos sites que possuem acordo com ela. Da parte dos sites, porém, é possível que eles exibam banners de mais de uma rede.
Rede de pesquisa
Diferentemente da rede de display, em que os anúncios surgem em formato de banners em vários sites, na rede de pesquisa o anúncio aparece nos buscadores (Maps, Shopping, Imagens e sites parceiros de pesquisa) quando a pessoa está novamente procurando sobre o assunto.
Ainda que o formato apresentado seja igual ao de um Adwords padrão, as chances de conversão, aqui, são maiores. Afinal, na rede de display a pessoa não está, naquele momento, pensando no produto, mas, sim, lendo uma notícia, divertindo-se ou consumindo outros conteúdos. Já na rede de pesquisa, o indivíduo pode estar avançando uma daquelas etapas da compra que falamos anteriormente. Quer dizer: ele está interessado no que você tem a oferecer.
Facebook e Instagram
No Facebook e no Instagram, o remarketing pode ser utilizado em uma estrutura parecida com a rede de display. Ou seja, os banners aparecem na barra lateral ou no feed de notícias das redes sociais. Porém, diferentemente do Google, não é possível fazer o remarketing diretamente com o Facebook e o Instagram. Para usar essas redes, você precisa programar o remarketing por meio de sites parceiros.
Por que utilizar esse recurso é importante
Mais do que saber o que é remarketing, é fundamental entender a importância desse recurso! Ao utilizar uma ferramenta de remarketing ― a maioria funciona com banners inteligentes, que são direcionados aos usuários que já passaram pelo seu marketplace ― as lojas virtuais obtém grande chance de trazer o consumidor de volta para a loja e, inclusive, realizar vendas adicionais, visto que em uma segunda visita os clientes geralmente estão mais propensos a comprar.
É nesse tipo de vantagem que o empreendedor deve olhar quando for considerar o valor de fazer remarketing. Claro que o custo varia de acordo com o tipo e a extensão das campanhas, mas vale lembrar ainda que com este tipo de divulgação, é possível focar sua comunicação e aumentar a conversão direta em cima dos seus anúncios, garantindo um rápido retorno sobre o investimento.
A possibilidade de segmentar as ações também é um ponto positivo do remarketing. Por exemplo: você pode direcionar uma campanha para usuários que visitaram páginas específicas do seu site, selecionando o gênero ou, até mesmo, defini-la de acordo com a faixa etária desses visitantes.
Contudo, é importante lembrar que um negócio nunca deve fazer campanhas de remarketing de forma genérica, sem segmentação alguma. É fundamental que o empreendedor estude os melhores segmentos de usuários do seu site para, só então, realizar esse tipo de estratégia, evitando o risco de investir da maneira errada e comprometer os resultados.
Cuidados essenciais com o remarketing
Se o conceito de remarketing pareceu uma boa oportunidade para o seu negócio, então mãos à obra. Porém, nunca se esqueça das métricas. É essencial que o empreendedor fique de olho nos custos das suas campanhas e nos resultados da estratégia. É um cuidado fundamental para ter poder de gerenciamento dessa iniciativa. Como diz o ditado: o que não é medido, não pode ser gerenciado,
Nesse sentido, o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) é um dado bastante importante para saber se está ou não valendo a pena a permanência da campanha. O Retorno sobre Investimentos (ROI) e o valor de tempo de vida do cliente (LTV) também são dados relevantes.
Outro ponto importante são os cuidados com o impacto do remarketing. Imagine que você tenha comprado um produto e, mesmo assim, continue sendo impactado pelos anúncios dele. Essa, geralmente, é uma das falhas mais comuns na hora de planejar uma campanha, o que pode acabar irritando o cliente e prejudicando o processo de fidelização. Daí a importância de segmentar sempre e, principalmente, de ter uma estratégia de marketing bem calibrada para que tudo funcione em favor do seu negócio e para o encantamento do público.
Então, para implementar essa estratégia de maneira eficiente, nada melhor do que contar com a parceria de quem é especialista em estratégias de marketing digital. Aqui na Humantech, nós oferecemos o direcionamento correto para a sua empresa colher os melhores resultados com o marketing de conteúdo por meio da estratégia de inbound marketing. E se agora que já sabe o que é remarketing você considerar que ele é uma boa alternativa para alcançar os seus objetivos, nós também podemos ajudar!
Fale com a gente, tire as suas dúvidas sobre o que é remarketing e conheça nossas soluções para garantir mais retornos com as ações de divulgação do seu produto e serviço. Se preferir, deixe o seu comentário no espaço abaixo!
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