Marketing de conteúdo é uma estratégia cada vez mais utilizada por empresas de diversos portes e segmentos com o objetivo de atrair e fidelizar clientes. Segundo relatório da PQ Media¹, a técnica já movimenta mais de U$ 30 bilhões e a expectativa é de que cresça 14% ao ano até 2021. Mas, afinal, você sabe o que é marketing de conteúdo e como ele pode impactar nos resultados do seu negócio?
O que é marketing de conteúdo
Para entender o que é marketing de conteúdo, vamos começar analisando as palavras que compõem este termo: o marketing é a disciplina que avalia o comportamento do mercado e dos consumidores, a fim de desenvolver ações para atrair e fidelizar clientes, atendendo às suas necessidades.
Já o conteúdo, neste caso, pode ser entendido como um conjunto de dados relevantes organizado e direcionado para um determinado público, com o objetivo de estimulá-lo a desenvolver alguma ação. Assim, o marketing de conteúdo é uma forma de engajar potenciais clientes por meio de informações qualificadas, relacionando o nicho de mercado do negócio às necessidades do consumidor.
Para entender como isso funciona na prática, imagine uma loja de brinquedos. O seu público-alvo é formado por pais, mães, avós e demais pessoas que convivem com bebês e crianças e que têm dúvidas sobre conforto, saúde e bem-estar dos pequenos. Quando essas dúvidas surgem, é comum que façamos buscas na internet, não é? Pois é aí que o marketing de conteúdo entra em ação.
Ao investir nas técnicas de marketing de conteúdo, a loja produz textos, vídeos e outros materiais falando sobre assuntos relacionados ao nicho de mercado dela. Neste caso, poderiam ser informações sobre qual é o brinquedo ideal para cada fase, dicas de presentes, como verificar a segurança de um brinquedo, a importância dos brinquedos educativos, entre outros temas.
Todos esses assuntos interessariam ao público-alvo da empresa e, quando esses potenciais clientes procurassem por essas questões na internet, encontrariam o conteúdo da loja. Agora, você pode estar se perguntando que tipo de benefícios isso poderia trazer para a empresa, não é? São vários!
Quando um potencial consumidor tem contato com um material qualificado, com informações relevantes e bem estruturadas, ele acaba confiando nessa fonte de informação ― no nosso exemplo, a loja de brinquedos. Isso faz com que a marca se torne referência no seu nicho de mercado e seja considerada uma boa opção para o cliente comprar aquilo que precisa.
Em resumo, o marketing de conteúdo reúne um conjunto de práticas e ferramentas para produzir e distribuir informações relevantes e capazes de atender às necessidades do consumidor. Tudo isso contribui para a atração e para a fidelização desses clientes, o que é fundamental para aumentar as vendas e fazer a empresa crescer.
Vale ressaltar que o marketing de conteúdo é uma das estratégias de gestão de conhecimento, assunto frequente aqui no blog, e que diz respeito à organização e direcionamento correto do conhecimento presente nas empresas para melhorar seus resultados de forma interna e externa.
Como utilizar o marketing de conteúdo
Bom, você já viu o que é marketing de conteúdo e que pode trazer benefícios para a sua empresa, não é? Porém, para que essa estratégia possa realmente promover bons resultados, não basta apenas começar a produzir e divulgar materiais sem nenhum planejamento. preciso avaliar o mercado, os clientes, a concorrência e o seu próprio negócio!
O primeiro passo é estabelecer seus objetivos, pois eles serão o guia das suas ações de marketing de conteúdo. Para defini-los, é importante avaliar a atual situação da sua empresa e o que você quer para o futuro dela, de acordo com o planejamento estratégico do neǵocio. É fundamental determinar metas exequíveis e mensuráveis.
Depois, você precisa entender quem é a sua persona, a imagem do seu cliente ideal. Essa prática é indispensável para conhecer o perfil, os sentimentos, o comportamento e as necessidades da pessoa que você pretende atingir com suas ações de marketing. Só com a definição de uma persona você será capaz de produzir o conteúdo relevante para atraí-la.
Além do seu consumidor, também é importante conhecer os seus concorrentes para entender quais são as estratégias que eles têm utilizado para conquistar os clientes. Com isso, você poderá buscar diferenciais em relação àquilo que já existe no mercado.
A próxima etapa é planejar as ações e definir os melhores canais de distribuição para o conteúdo, de acordo com as informações que você têm sobre seus objetivos, seu cliente e a concorrência. Se a sua persona gosta de procurar conteúdo útil no computador, os blogs são uma ótima opção, mas ainda há vários outros canais. Trace estratégias, planeje um cronograma e seja fiel a ele!
Por último, é importante monitorar o comportamento do consumidor e avaliar os resultados. É esse acompanhamento contínuo que pode dizer se suas ações estão trazendo os benefícios esperados ou se é necessário repensá-las para atingir os seus objetivos.
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Agora que você já sabe o que é marketing de conteúdo, viu que ele pode representar bons resultados para a sua estratégia de atração e fidelização de clientes. No entanto, é preciso planejar e desenvolver ações que estejam alinhadas aos objetivos da empresa e que sejam capazes de conquistar os seus potenciais consumidores.
Esse é um trabalho complexo, mas a boa notícia é que existem profissionais especializados no assunto, como a equipe da Humantech! Acesse o nosso site e conheça as nossas soluções em marketing de conteúdo ou entre em contato conosco para saber como podemos ajudar!
Se você ficou com alguma dúvida sobre o que é marketing de conteúdo ou deseja compartilhar suas experiências sobre o assunto, deixe seu comentário!
¹ Época
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