Você já parou para pensar na quantidade de conhecimento produzido em uma organização? Todos os procedimentos realizados em uma empresa são fontes de importantes informações para manter o funcionamento dela, bem como fazê-la crescer. Nesse sentido, o desafio dos empreendedores é conseguir uma forma de estruturar todos os dados produzidos, armazená-los e direcioná-los de modo que os setores trabalhem em sintonia um com o outro, garantindo a evolução dos negócios. Mas como conseguir isso? A gestão do conhecimento (GC) é uma disciplina que trata exatamente desta questão.
Ela corresponde ao uso de um conjunto de metodologias e tecnologias a fim de administrar todo esse know-how em um processo sistemático que o identifica, o renova e aplica o resultado nas organizações. Como isso funciona exatamente? Um dos pilares da GC é que todos (funcionários, gestores e clientes) são responsáveis por gerar dados e informações relevantes capazes de facilitar e ajudar a criação de soluções futuras e melhores. Isso acontece quando essas informações são ordenadas para produzir conhecimento e distribuídas estrategicamente. Como consequência, a produção é otimizada e os resultados obtidos tornam-se cada vez melhores.
A importância da gestão do conhecimento está diretamente relacionada à evolução do mundo após a Segunda Guerra Mundial. Nesse período houve o aumento da comunicação entre os povos, difusão de novas tecnologias e mudança na base econômica, de modo que, aos poucos, o modelo tradicional, focado na produção agrícola e industrial, foi substituído pelo que chamamos de Era do Conhecimento. Já ouviu falar nela? Trata-se de um modelo em que a sociedade é fundamentada na produção de informação, serviços, símbolos (semiótica) e estética.
É por esta razão que o valor das empresas ultrapassou seu espaço físico (maquinário, fábricas) para significar, principalmente, a experiência dela. É o que chamamos de ativos intangíveis. Parte do motivo para a intensificação desse conceito foi a popularização da internet no início do século XXI que, além de permitir a criação de mais informações, também facilitou a distribuição delas. Assim, as pessoas mudaram seu comportamento de consumo, deixando de apenas procurar por produtos para também pesquisar sobre o que estão adquirindo. Em outras palavras, elas querem aprender e os negócios que se destacam são exatamente aqueles que levam isso em conta.
A gestão do conhecimento no dia a dia das empresas
O termo é utilizado para designar a capacidade de um empreendimento de criar e disseminar conhecimento, incorporando-o em seus processos e produtos. Com isso, o desempenho da organização é constantemente aperfeiçoado, tendo como base a experiência e o aprendizado obtido anteriormente. Esse método deve ser visto como um fator estratégico em qualquer empresa e, por isso, precisa estar alinhado com as diretrizes corporativas. O desafio é, então, classificar o que é importante e precisa ser implementado nos negócios.
Neste ponto você pode questionar o seguinte: como é possível gerir informações e conhecimento se eles não são elementos quantificáveis? De fato, existem softwares capazes de tratar dados, ajudando, inclusive, na obtenção de informações úteis a partir deles. Em relação à gestão do conhecimento, também existem sistemas especiais. Entretanto, a natureza dos elementos analisados faz com que essa metodologia seja multidisciplinar, utilizando mais do que a tecnologia. Por isso, também são consideradas disciplinas como: gestão estratégica, teoria das organizações, gestão da tecnologia e inovação, marketing, economia, psicologia e sociologia.
Os principais conceitos da gestão do conhecimento
Para compreender a GC, é fundamental conhecer dois importantes conceitos: dados e informação. O primeiro são os registros de todas as transações realizadas e a gestão deles é fundamental para o sucesso do negócio, pois são elementos que criam informação. Paralelamente, esta é a mensagem que visa mudar a forma como o destinatário vê algo: tratam-se, portanto, de dados que fazem a diferença. Mas não adianta ter uma grande quantidade desses dois elementos sem saber o que fazer com eles. É preciso estruturá-los para extrair significados e transformá-los em conhecimento.
Isso é o que vai garantir tanto o funcionamento dos processos corporativos quanto o desenvolvimento do empreendimento, aumentando seus ativos tangíveis e a vantagem competitiva no mercado. E não pense que gerir esse conhecimento é possível apenas em grandes corporações. Pelo contrário! Toda empresa, independentemente do porte, está produzindo novas informações no dia a dia, portanto, organizá-las e distribuí-las de forma adequada é o que vai fazer a diferença.
Os benefícios da gestão do conhecimento para os negócios
Em termos corporativos, o conhecimento está relacionado à rotina, às atividades e às normas, ou seja, não fica restrito a documentos ou aos repositórios. Trata-se de uma informação interpretada, de acordo com os diferentes contextos em que ela se aplica, e está diretamente ligado a todas as áreas e assuntos, como estratégia, concorrência, clientes, canais de distribuição e ciclos de vida dos produtos ou serviços. Essa visão torna a tomada de decisões mais fácil e o negócio fica à frente da concorrência.
Assim, é possível criar soluções de forma mais rápida e eficaz para novos problemas, utilizando como base todo o aprendizado obtido com experiências anteriores. As respostas não são construídas a partir do zero — mesmo que se tratem de situações mais complexas — e, com o tempo, começam a acontecer de forma intuitiva sem que as pessoas se deem conta disso. Sabe aquela premissa de que devemos aprender com os erros? Isso é levado em conta na GC. Erros e acertos são todos geridos para serem utilizados em decisões futuras, garantindo um desempenho cada vez melhor com essa experiência adquirida ao longo do tempo.
A gestão do conhecimento é mais do que uma tendência no mundo atual. Para se manter e ter sucesso no mercado, você precisa adotar essa metodologia no seu dia a dia. Ficou interessado nesse tema? Então entre em contato conosco, pois podemos ajudar sua empresa a superar esse desafio. E não esqueça de continuar acompanhando nosso blog para entender mais sobre o assunto.