Gestão do conhecimento é uma disciplina estratégica para que as empresas possam transformar o seu capital intelectual em resultados efetivos. Trata-se de aproveitar os dados e as informações que a organização já tem a fim de conquistar vantagens competitivas e um diferencial no mercado. Nesse cenário, entender o que é gestão do conhecimento e como utilizá-la no meio corporativo é essencial!
O que é gestão do conhecimento
Gestão do conhecimento é um conceito que surgiu na década de 1990 e diz respeito à administração dos ativos de conhecimento de uma organização. Ele abrange um conjunto de metodologias que tem o objetivo de identificar, criar, renovar, recuperar, integrar e distribuir o conhecimento que a empresa já detém, mas que, por vezes, não é aproveitado em todo o seu potencial.
Para entender melhor o que é gestão do conhecimento e qual é a sua importância nas organizações, vamos imaginar a rotina de uma indústria de eletrodomésticos. Todos os dias, milhares de produtos passam pelas linhas de produção e todos os funcionários fazem suas atividades de acordo com os procedimentos estipulados pela equipe de engenharia, atendendo aos requisitos de qualidade.
Esse tipo de informação é que forma o conhecimento explícito, ou seja, o conteúdo que pode ser transmitido em uma linguagem formal e sistemática. Na prática, a forma de montar um refrigerador pode ser repassada por um funcionário antigo a um novo funcionário, já que esse conhecimento está sistematizado, está explícito, como o próprio nome sugere.
Agora, imagine que determinado trabalhador da linha de produção, seguindo os procedimentos e as normas da qualidade, encontrou um modo de acelerar a montagem de um refrigerador. Trata-se de um processo simples, que não altera o resultado final, e em que a rapidez se dá pela forma de manusear as peças. Porém, apenas esse colaborador o utiliza, já que esse modo de montar não está sistematizado pela indústria.
Nesse caso, estamos falando do conhecimento tácito, o tipo de informação que está na mente das pessoas e que é difícil de ser transmitido. Nas empresas, essa forma de conhecimento também inclui o know-how dos colaboradores, adquirido em experiências em outras organizações ou mesmo pela prática no trabalho diário.
Talvez você esteja pensando que, diante da descoberta do colaborador, a empresa poderia transmitir o novo modo de manusear ao restante da equipe, sistematizar essa informação e, assim, melhorar a produtividade. De fato, seria ótimo que isso ocorresse em todas as organizações, mas a verdade é que muitos negócios falham em gerenciar o conhecimento, tanto o explícito como o tácito.
No vídeo abaixo, nós explicamos melhor porque a desorganização em relação ao conhecimento que a empresa detém pode ser prejudicial para os negócios e mostramos porque a gestão do conhecimento é essencial para que esse conhecimento comece a ser usado de forma estratégica:
Dessa forma, fica claro o que é gestão do conhecimento e a importância dessa disciplina: as organizações produzem muito conhecimento todos os dias e tudo isso é fonte de informação para fazê-las crescer. Basta identificar, organizar, aplicar e compartilhar esse conhecimento de maneira planejada e adequada, de acordo com as necessidades e características de cada público.
Como a gestão do conhecimento pode beneficiar o seu negócio
A gestão do conhecimento é capaz de promover vários benefícios para as empresas. Um exemplo é o planejamento estratégico e a tomada de decisão pelos gestores. Quando as informações estão bem- estruturadas, é muito mais fácil avaliar determinado cenário e, a partir dessa análise, planejar ações e decidir com mais segurança o futuro do negócio.
Essa disciplina também é fundamental no processo de melhoria contínua das operações. Com todo o aprendizado anterior que detém ― e que com a gestão do conhecimento acaba ficando bem estruturado ―, a empresa aprende com os erros anteriores e tem uma base de informação maior para que as próximas tentativas sejam mais assertivas, assegurando a otimização desejada.
A gestão do conhecimento também é uma grande aliada das estratégias de endomarketing, como a educação corporativa, que permite a transmissão tanto do conhecimento tácito como do explícito. Basta imaginar que é possível repassar as informações sistematizadas ou mesmo o know-how de determinado funcionário para o restante da equipe por meio dos treinamentos corporativos.
Outra relação vantajosa se dá entre a gestão do conhecimento e a comunicação corporativa, dessa vez para outros tipos de público, como parceiros, fornecedores e imprensa. Com a estruturação do conhecimento do negócio, é possível atrair investidores, melhorar o relacionamento com instituições parceiras e oferecer boas pautas aos veículos de comunicação.
Além disso, o marketing de conteúdo realizado pela organização se torna mais eficiente quando esse conteúdo é criado a partir do conhecimento interno. Dessa forma, é possível mostrar os diferenciais dos produtos e serviços, informar bem os potenciais clientes sobre o seu nicho de mercado e ganhar credibilidade no segmento em que a empresa atua.
Otimize os seus resultados com a gestão do conhecimento
Agora que você já sabe o que é gestão do conhecimento fica até difícil imaginar como é possível deixar esse assunto de lado, não é? Como vimos, essa disciplina torna as atividades de uma empresa muito mais assertivas e eficientes, o que é essencial em tempos de grande competitividade.
Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, deixe seu comentário ou entre em contato com a nossa equipe! Além disso, na nossa biblioteca, você também encontra diversos materiais especiais sobre a gestão do conhecimento e outros temas importantes para a sua empresa!
E se você quer contar com especialistas para implementar a gestão do conhecimento no seu negócio, fale com a gente! Nós estamos à disposição para ajudar você a otimizar resultados!