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O que é endomarketing e como essa prática pode motivar seus funcionários

o que é endomarketing

Em tempos em que 21,3% dos trabalhadores¹ estão se desligando espontaneamente de suas empresas empregadoras e 56% se dizem insatisfeitos² com o trabalho, pensar em ações que motivem os colaboradores e gerem engajamento é fundamental. Neste sentido, o endomarketing é uma opção cada vez mais utilizada para promover motivação e, consequentemente, diminuir o turnover e otimizar os resultados da empresa. Mas, afinal, o que é endomarketing? Neste artigo, vamos explicar o que é esta ferramenta e mostrar como você pode colocá-la em prática na sua empresa. Confira!

O que é endomarketing

Se o objetivo do marketing é, entre tantos outros, vender a imagem de uma marca e de seus produtos e serviços para os clientes, no endomarketing, também conhecido como marketing interno, a meta é otimizar a imagem do neǵocio dentro da própria empresa, como o próprio nome sugere ― o prefixo “endo” tem origem no grego e significa “ação interior ou movimento voltado para dentro”. A origem do termo é atribuída a Saul Faingaus Bekin, que criou a expressão durante o seu trabalho na equipe de marketing da Johnson & Johnson, na década de 1970.

Os principais objetivos do endomarketing são motivar os funcionários, engajá-los em relação às metas do negócio e melhorar o clima organizacional. É como se os colaboradores de uma organização fossem seus primeiros clientes: afinal, eles conhecem todos os processos da empresa e, com informações relevantes e motivação, podem atuar para melhorá-los. Além disso, influenciar o público externo em relação à marca, aproximando clientes e outros profissionais.

Assim, é necessário que estejam sempre bem informados, que sejam reconhecidos e estimulados a oferecer um bom trabalho a partir da motivação e engajamento. Neste sentido, o endomarketing abrange estratégias que podem contribuir para esses objetivos, como a comunicação interna, treinamentos e bonificação por resultados.

Como utilizar o endomarketing

Agora que você já sabe o que é endomarketing, vamos falar sobre como utilizá-lo! Imagine, por exemplo, uma empresa em que a taxa de rotatividade tem preocupado os seus gestores. Qual seria a melhor estratégia para melhorar esse índice e motivar os colaboradores? Aumentar seus salários?

Não é o que mostra uma recente pesquisa³ conduzida pelo Instituto Locomotiva e pelo Grupo LTM, em que 59% dos trabalhadores entrevistados discordam da afirmação de que “apenas o salário é importante na escolha de um emprego”. Para 78% deles, elogios e feedbacks positivos são uma forma de ter seu trabalho reconhecido.

Neste sentido, a empresa do nosso exemplo poderia utilizar o endomarketing para motivar seus funcionários e reduzir o turnover. Mas como colocar essa técnica em prática?

Como o nome sugere, a equipe de marketing ou comunicação interna de uma empresa é importante para efetivar uma boa estratégia de endomarketing. Porém, há outra área essencial para que esse processo seja mais assertivo: a de gestão de pessoas. São os profissionais desta área os mais indicados para reconhecer as necessidades dos funcionários e estabelecer os objetivos a serem atingidos por meio do endomarketing.

Vamos a um exemplo prático: o primeiro passo para entender a alta taxa de rotatividade na empresa do nosso exemplo poderia ser a aplicação de uma pesquisa de satisfação interna, também chamada de pesquisa de clima organizacional, cujo objetivo é entender como os colaboradores se sentem dentro da empresa, tanto em seu setor específico quanto em relação ao negócio como um todo.

A partir dessa pesquisa, a equipe de gestão de pessoas poderia identificar os pontos a serem aperfeiçoados pela empresa e, assim, partir para o próximo passo, que é unir forças com a equipe de marketing para colocar as estratégias em prática.

Vamos supor, então, que a falta de reconhecimento e de informações sobre o que acontece na empresa sejam dois dos principais pontos de reclamação identificados na pesquisa. Neste sentido, marketing e gestão de pessoas poderiam desenvolver ações como programas de premiação e incentivo, para melhorar o processo de reconhecimento ao trabalhador, e também a produção de informativos periódicos, além de encontros com os supervisores, para que os trabalhadores fiquem bem informados sobre as novidades da empresa e se sintam parte estratégica do negócio.

É importante ressaltar, porém, que não existe receita pronta sobre a melhor forma de colocar o endomarketing em prática. As estratégias a serem utilizadas podem variar de acordo com o perfil, segmento e porte das empresas, assim como das necessidades da equipe.

Outras possibilidades em relação às ações de endomarketing são a criação de grupos de integração, comemoração de datas especiais, campanhas de comunicação interna, entre outros materiais. Por isso, vale a pena investir em planejamento para que as estratégias possam oferecer bons resultados de acordo com as necessidades do negócio!

Os benefícios do endomarketing

Nós já falamos neste artigo sobre o que é endomarketing e como ele é estratégico para motivar os funcionários, reconhecer o trabalho das equipes e engajá-los em relação às metas da empresa. Mas de que forma isso pode ajudar a empresa a conquistar bons resultados?

O primeiro benefício é ligado à redução da rotatividade e, consequentemente, dos custos. Afinal, o processo de contratação e demissão exige tempo e dinheiro, basta pensar em rotinas como as de recrutamento e seleção, integração e treinamento, bem como nas despesas com as obrigações trabalhistas, por exemplo. Assim, a motivação e o engajamento conquistados a partir do endomarketing acabam refletindo também na área financeira da empresa.

Outro exemplo é o aumento da produtividade: um bom clima organizacional contribui para que os funcionários se sintam parte da empresa e, desse modo, estejam empenhados em alcançar as metas do negócio. Prova disso é que, para 52% dos entrevistados de um estudo⁴ realizado por uma empresa de consultoria, a boa convivência com a equipe impacta em seu comportamento e resultados.

Endomarketing na sua empresa

E, então, pronto para colocar o endomarketing em prática no seu negócio? Como dissemos, entender as necessidades da empresa e avaliar quais são as melhores estratégias para alcançar os objetivos é fundamental para conseguir bons resultados!

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¹ Época

² IG

³ IG

O Globo

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