A evolução das tecnologias de comunicação facilitou o acesso e a disseminação das informações. O desenvolvimento da internet e da Web 2.0 mudou drasticamente os processos de comunicação. Não há mais papéis fixos de “produtor” e “consumidor”. Somos todos participantes: podemos criar e divulgar conteúdos diversos, ao mesmo tempo em que recebemos milhares de dados. Essa mudança impactou diretamente na forma como aprendemos e ensinamos, potencializado a educação a distância (EaD).
Essa educação 2.0, por sua vez, influenciou os processos e as relações de trabalho. A EaD democratiza o acesso ao conhecimento, diversifica a gestão da aprendizagem e possibilita a expansão dos espaços educacionais. Mas o que é exatamente essa modalidade de ensino? Isso é o que vamos abordar ao longo deste artigo.
Bom, quando se fala em educação a distância, a primeira coisa que vem à mente é “tecnologia”. E quando se fala em tecnologia, logo são relacionados itens como computadores, celulares, internet e outras ferramentas contemporâneas. A EaD está relacionada a tudo isso, mas também envolve mais do que os computadores, assim como tecnologia não tem a ver só com os dispositivos que conhecemos hoje. Para entender melhor, veja o conceito de tecnologia:
Tecnologia refere-se a ferramentas, máquinas, técnicas, conhecimentos, métodos e processos utilizados para resolver ou facilitar a resolução de problemas.
Em termos de tecnologias voltadas à comunicação, sem dúvida a escrita foi a que mais contribuiu para a disseminação do conhecimento, permitindo as primeiras práticas de EaD. Confira a seguir os primeiros registros de educação a distância em níveis mundial e nacional:
A educação a distância no mundo
Na Suécia, em 1833, aconteceu uma das primeiras experiências, com um curso de contabilidade. Mais tarde, em 1840, essa modalidade de ensino chegou à Inglaterra e, em 1843, foi criada a Phonographic Corresponding Society. Foi na Inglaterra também que, em 1962, foi fundada a Open University¹, instituição que até hoje mantém um sistema de consultoria, apoiando outros países para a realização de EaD de qualidade. Em 1856, a Alemanha também aderiu a essa forma de ensino, fundando o primeiro instituto de ensino de línguas por correspondência.
A EaD no Brasil
A entrada da EaD no Brasil aconteceu em 1904, quando escolas privadas internacionais começaram a oferecer cursos pagos por correspondência.
Em 1934, instalou-se no Rio de Janeiro (RJ) a Rádio-Escola Municipal², também conhecida como Rádio Roquette Pinto, em homenagem a seu fundador, Edgar Roquette-Pinto — autor da frase “o rádio é a escola dos que não têm escola”. Na Rádio-Escola, os alunos tinham acesso prévio a folhetos e esquemas de aula, e a rádio utilizava correspondência para ter contato com os estudantes.
Outro marco importante foi a Universidade do Ar, criada em 1941. Nessa primeira fase, durou apenas dois anos. Em 1947, foi aberta a nova Universidade do Ar, patrocinada pelo Senac, Sesc e emissoras associadas. O projeto durou até 1962 e beneficiou 91 mil pessoas.
Na década de 1970, a Fundação Roberto Marinho instituiu um programa de educação supletiva a distância para 1º e 2º graus — os telecursos³.
Em 1996, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), utilizando a metodologia de educação a distância mediada por computador (EDMC), implantou um programa de pós-graduação em Engenharia de Produção (mestrado e doutorado).
Em 1996, a EaD foi oficializada pela primeira vez no Brasil, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional⁴.
O que é educação a distância
A EaD, como o próprio nome diz, é a educação que acontece a distância. Ou seja, o professor e o aluno não estão no mesmo local. Para entender melhor, conheça os dois principais conceitos sobre EaD no Brasil:
Conceito Ministério da Educação (MEC)
A EaD é uma modalidade educacional em que a mediação pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem acontece com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.
Conceito Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed)
A EaD é um tipo de processo educativo que reúne processos de ensino e aprendizagem mediados por tecnologia, nos formatos semipresencial e a distância nos âmbitos do ensino, da pesquisa e da extensão, e que promovem competências como colaboração, capacidade de trabalho em equipe e de comunicação.
A educação a distância tem evoluído bastante desde o seu início, quando o conteúdo era distribuído por correspondências. Com o desenvolvimento da internet, uma nova vertente do EaD, o e-learning, começou a ganhar destaque exatamente por facilitar a difusão de conteúdo e proporcionar resultados mais eficazes no processo de aprendizado. Quer aprender mais sobre esse tema? Então continue acompanhando o blog! No próximo post vamos explicar melhor esse conceito.
² UFRGS
Tópicos: