Educação

O que é e-learning? Entenda como essa metodologia pode ser utilizada na sua empresa!

o que é e-learning

E-learning é uma metodologia de ensino e aprendizagem capaz de beneficiar a educação corporativa em qualquer empresa. É um método adequado às transformações tecnológicas, que estão mudando a forma como aprendemos e ensinamos tanto em sala de aula como no ambiente empresarial. Por isso, é fundamental entender o que é e-learning e como ele pode impactar na sua empresa!

O que é e-learning

O e-learning é uma modalidade da educação a distância (EaD) que se destaca pelo uso de tecnologias digitais, principalmente a internet, para transmitir conhecimento. Para entender melhor o que é e-learning e a importância desse conceito atualmente, é preciso esmiuçar o termo e compreender a história da educação a distância no mundo.

A palavra e-learning pode ser dividida em duas partes. Learning, em português, significa aprendendo, logo, fica claro que se trata de um conceito relacionado à educação. Já o “e” pode ser compreendido de duas maneiras diferentes, conforme André Luis de S. Alves Pinto, no artigo “Este adolescente chamado e-learning”.

Conforme o autor, o termo pode ser relacionado ao ensino com suporte de qualquer tipo tecnologia ou, em um segundo entendimento, pode ser relacionado especificamente ao uso da internet como suporte para a educação a distância.

As duas compreensões sobre o termo são corretas, segundo o autor. Ele destaca que a diferença se dá pela abrangência da primeira compreensão, que considera todas as formas de tecnologia para o ensino, enquanto o segundo entendimento foca no uso da internet que, de fato, é a principal ferramenta utilizada nas iniciativas de educação online.

Dessa forma, o e-learning se baseia no ensino e na aprendizagem por meio de soluções tecnológicas, principalmente a internet. Isso quer dizer que aluno e professor não precisam estar no mesmo lugar e nem conectados ao mesmo tempo para que o conteúdo seja transmitido. Por essa característica, é comum que o e-learning seja confundido com a EaD, porém, não se trata da mesma coisa!

A educação a distância surgiu na Suécia, em 1833, e a primeira experiência com essa metodologia no Brasil ocorreu em 1904, ou seja, muito antes da invenção da internet. Naquele tempo, o conteúdo era transmitido por meio de correspondências. Muitos anos depois, os meios de comunicação avançaram e surgiram outros canais para a EaD, como a televisão e o famoso Telecurso.

Assim, embora a educação a distância e o e-learning tenham um mesmo objetivo ― fazer a mediação pedagógica sem que alunos e professores estejam no mesmo lugar ao mesmo tempo ― os conceitos se diferenciam à medida que a EaD considera qualquer meio de transmissão de conteúdo, como as correspondências ou a televisão, enquanto o e-learning está relacionado às tecnologias digitais.

E essa característica é fundamental para entender como o e-learning pode impactar nos resultados da educação corporativa: com a tecnologia, a empresa é capaz de desenvolver conteúdos mais atraentes e com um custo menor. Já os colaboradores têm conhecimento à sua disposição em qualquer horário e ganham mais facilidade na compreensão do conteúdo.

As vantagens do e-learning na educação corporativa

Agora que você já sabe o que é e-learning, fica fácil entender as vantagens trazidas por esse método de ensino e aprendizagem em comparação aos treinamentos tradicionais. Imagine, por exemplo, como funciona um curso de capacitação presencial em uma empresa: primeiro, é necessário contratar um instrutor e alugar salas e equipamentos, caso a empresa não tenha isso à disposição.

Depois, é preciso reunir os colaboradores em um mesmo horário e local, o que pode comprometer a produtividade da empresa em alguns modelos de negócio, já que toda a equipe está fora da sua área ao mesmo tempo. E vale lembrar que, cada vez que a empresa precisar de um novo treinamento, como ocorre com a admissão de novos funcionários, terá de contratar todos os serviços novamente.

Além disso, a assimilação do conteúdo pela equipe pode ser outro problema nos treinamentos presenciais. Isso porque, segundo um estudo¹ realizado pela Microsoft, o tempo médio de atenção das pessoas é de oito segundos, uma característica que encontra justificativa precisamente na chegada das novas mídias digitais.

Diante dessa comparação, podemos elencar algumas vantagens do uso do e-learning na educação corporativa. Veja:

  • Redução de custos com aluguel de salas e equipamentos e contratação de instrutores;
  • Ampliação da oferta de treinamentos e também do público atendido;
  • Conteúdos disponíveis 24 horas por dia, possibilitando que o colaborador escolha o melhor momento para assistir aos treinamentos conforme sua disponibilidade;
  • Maior personalização do conteúdo de acordo com as necessidades da empresa;
  • Padronização e controle do processo de aprendizagem;
  • Mais facilidade para mensurar a apreensão das informações com quiz e questionários, por exemplo;
  • Maior interatividade com o conteúdo a partir de técnicas como o gamification, que proporcionam uma melhor compreensão do conhecimento.

Vale lembrar que, além de ser utilizado nos treinamentos da equipe interna da empresa, o e-learning é também uma ótima ferramenta para transmitir conhecimento a outros públicos, como parceiros, fornecedores e franqueados.

Como implantar o e-learning na educação corporativa

O primeiro passo para implantar o e-learning na educação corporativa da sua empresa é fazer um planejamento que considere as necessidades do negócio e do público-alvo da capacitação ― colaboradores, fornecedores, franqueados, entre outros. Com isso, é possível identificar quais conteúdos devem ser abordados no treinamento.

A partir disso, é necessário definir uma estratégia de ensino, estabelecer metas para a produção do conteúdo e analisar as metodologias adequadas para o e-learning. O segundo passo é garantir a plataforma para a gestão da aprendizagem on-line, chamada de Learning Management System (LMS) ou Ambiente de Aprendizagem Virtual (AVA).

Essa plataforma funciona como uma sala de aula on-line. É nela que os treinamentos são montados pela equipe, acompanhados pelos monitores e acessados pelos participantes de maneira organizada e intuitiva. Para que toda essa estrutura funcione adequadamente, existem diversos padrões de comunicação disponíveis no mercado.

Eles são responsáveis pelo repasse de informações do curso para o LMS, ou seja, funcionam como comunicadores do desempenho dos alunos no sistema para armazenamento das informações no sistema de aprendizagem. É importante conhecer essas diferentes formas de comunicação existentes ― SCORM, AICC e Tin Can ― e qual delas melhor atende às necessidades do seu projeto. E, claro, também é essencial ter ciência das funcionalidades de todos esses aparatos para escolher.

Depois disso, o terceiro passo é produzir o conteúdo dos treinamentos, conforme o planejado. É recomendado elaborar um roteiro e separar as informações em módulos, a fim de facilitar a compreensão do conteúdo.

Lembre-se de que uma das vantagens do e-learning é promover uma assimilação melhor do conteúdo a partir das mídias digitais. Por isso, use diversas ferramentas de forma estratégica para tornar o conhecimento transmitido mais interativo e atraente. Dessa forma, a educação corporativa na sua empresa terá resultados ainda mais positivos!

Como vimos, o e-learning é um método que pode trazer vários benefícios para toda a sua equipe e, por consequência, para o seu negócio! Para saber mais sobre esse tema, acesse o nosso e-book em que aprofundamos ainda mais o conteúdo sobre o que é e-learning e como ele pode beneficiar a sua empresa. É só clicar na imagem abaixo para fazer o download gratuito do material:

E se você ficou com alguma dúvida sobre o que é e-learning ou quer entender ainda melhor como esse método pode ser aplicado no seu negócio, deixe seu comentário aqui embaixo ou entre em contato com a nossa equipe. Nós estamos prontos para ajudá-lo a alcançar bons resultados a partir do e-learning!

¹ O Globo

Tópicos: