Entender o que é conhecimento tácito e explícito é essencial para que a gestão do conhecimento seja implementada de forma eficiente nas organizações. Afinal, esses conceitos dizem respeito à maneira pela qual as informações são criadas e transmitidas dentro da rotina de uma empresa, o que impacta diretamente no modo de administrar o capital intelectual que ela detém.
O que é conhecimento tácito
O termo tácito tem origem no latim tacitus, que significa “não expresso por palavras”. Dessa forma, o conhecimento tácito é aquele tipo de conhecimento mais difícil de ser formalizado e transmitido às outras pessoas. Ele está relacionado às experiências, à visão de mundo e às práticas de determinado indivíduo. No caso das empresas, ele se refere, por exemplo, ao know-how de um profissional.
Para entender o que é conhecimento tácito de forma mais clara, imagine a rotina em uma indústria. Existem processos padronizados para garantir a eficiência na produção que são repassados a toda a equipe. Porém, um colaborador que trabalha na empresa há mais tempo sabe que determinada máquina, por exemplo, tem um comportamento diferente das outras do mesmo modelo.
Trata-se de um tipo de conhecimento que ele obteve com a prática na sua atividade diária e que faz com que a produção mantenha seu nível de eficiência. No entanto, como é um conhecimento tácito, que está relacionado especificamente à experiência desse colaborador, transmiti-lo ao restante dos funcionários que também operam a máquina é uma tarefa difícil.
O que é conhecimento explícito
A palavra explícito vem do latim explicitus e quer dizer “declarado”, “claro”. Assim, o conhecimento explícito é aquele que pode ser facilmente formalizado e compartilhado com outras pessoas a partir de recursos como textos, imagens, infográficos, vídeos, entre outros materiais. Trata-se de conteúdo claro e formal, que pode ser transmitido de maneira mais fácil do que o conhecimento tácito.
Na rotina de uma empresa, os treinamentos corporativos e outras práticas da educação corporativa são exemplos de como o conhecimento explícito pode ser transmitido. A capacitação sobre como um equipamento funciona, sobre como desenvolver contratos ou sobre as características de um produto é uma forma de transmitir à equipe um tipo de conhecimento formal e claro.
O compartilhamento do conhecimento explícito é fundamental para que empresas de qualquer porte e segmento tenham eficiência em suas operações. Se um novo colaborador é admitido, por exemplo, ele precisa saber como fazer suas tarefas e, aí, o conhecimento explícito é essencial. Depois, ele pode utilizar o conhecimento tácito que já detém ou criar esse conhecimento para otimizar suas tarefas.
O que é conhecimento tácito e explícito na gestão do conhecimento
A gestão do conhecimento contempla metodologias com o objetivo de gerenciar o capital intelectual de uma organização. Ou seja, essa disciplina identifica, cria, renova e compartilha de forma correta aquele conhecimento que já está dentro da empresa, mas que, por vezes, não é aproveitado de maneira eficiente para que o negócio possa ter resultados ainda melhores.
Nesse sentido, entender o que é conhecimento tácito e explícito é fundamental para implementar a GC, já que identificar todo o conhecimento que a empresa detém é um dos primeiros passos para avaliar como ele pode ser melhor aproveitado em estratégias de marketing, endomarketing e até mesmo para inovar e trazer vantagens competitivas para o negócio.
Agora que você já sabe o que é conhecimento tácito e explícito, que tal saber mais sobre como a GC pode ajudar a aproveitar melhor esses conceitos? Baixe o nosso e-book e aprenda mais sobre essa disciplina e os benefícios que ela pode oferecer para a sua empresa.
E se você quiser contar com um time de especialistas em gestão do conhecimento, entre em contato com a nossa equipe. Nós estamos prontos para ajudar!
Tópicos: