Nós sempre falamos aqui no blog sobre como o marketing de conteúdo é importante na estratégia de atração e fidelização de clientes de qualquer negócio, independentemente de porte ou segmento. Mas nem sempre é fácil desenvolver essa tarefa internamente e, por isso, muitos empreendimentos optam por contratar uma empresa de marketing de conteúdo.
Terceirizar esse serviço é uma boa oportunidade para que, mesmo negócios que não contam com profissionais especializados ou que não têm tempo para desempenhar mais uma atividade, possam manter a sua competitividade por meio dessa prática. Da mesma forma, empresas que já contam com um setor de marketing ganham reforços e benefícios com essa terceirização.
Porém, para que a contratação seja positiva para a sua organização, é fundamental ter atenção durante a escolha da empresa de marketing de conteúdo. Por isso, neste artigo, elencamos algumas ações importantes para você acertar na escolha!
1 – Contrate uma empresa especializada
Quando você está doente, o ideal é que procure um médico, o profissional capacitado no assunto para diagnosticar a enfermidade e receitar o medicamento correto para o problema. Da mesma forma, quando falamos sobre marketing de conteúdo, é essencial contratar uma empresa especializada nas estratégias e técnicas deste conceito.
Isso porque somente uma empresa que conhece muito bem esta área pode avaliar o perfil do seu negócio, do seu mercado de atuação, da concorrência e dos seus clientes e indicar quais são os desafios e oportunidades da implementação dessa estratégia para a sua organização.
Além dessa consultoria, os profissionais especializados também conhecem as técnicas para produzir um conteúdo relevante para seu público-alvo. Tudo isso com qualidade e exclusividade. Dessa forma, ao contratar, não deixe de verificar se a empresa é mesmo especializada em marketing de conteúdo. Uma maneira de fazer isso é acessar o seu site e conhecer suas soluções.
Lembre-se que contratar uma empresa que não é especializada neste trabalho pode até ser mais econômico, mas não lhe trará os resultados que você espera. Como consequência, você estará perdendo dinheiro. Usando nosso exemplo inicial, é como ignorar a ida ao médico em caso de doença: você corre o risco de prejudicar ainda mais sua saúde ao se automedicar.
2 – Conheça os clientes e trabalhos já realizados pela empresa
Também no site você pode saber quais são os clientes que a empresa atende e quais trabalhos ela desenvolveu. Conhecendo esses clientes, é possível verificar se o fornecedor tem experiência com negócios do mesmo porte e segmento que o seu, o que é um bom diferencial. Você também pode entrar em contato com alguns deles e fazer uma pesquisa sobre o atendimento prestado.
Já ao ver os trabalhos feitos pela empresa, você pode verificar a qualidade dos materiais e analisar se eles atendem àquilo que você e a sua organização precisam. Também vale analisar as redes sociais e o blog do fornecedor. Afinal, em se tratando de um especialista em marketing de conteúdo, é essencial que os canais de comunicação dele sejam eficientes neste sentido.
3 – Entenda como funciona a produção de conteúdo
Um conteúdo bem produzido e que atende às necessidades do cliente é fundamental para que as estratégias de marketing possam oferecer bons resultados. Por isso, ao escolher uma empresa, procure saber como funciona o atendimento e o processo de produção desses materiais.
Um diferencial positivo, por exemplo, ocorre quando o profissional que faz o atendimento é o mesmo que produz o conteúdo. Isso torna o apoio ao cliente mais personalizado, já que o contato entre quem produz e quem precisa do conteúdo é direto, sem nenhum obstáculo. Além disso, o processo de consultoria acaba sendo otimizado, já que o profissional acaba conhecendo melhor a situação da sua empresa.
Procure saber também se há um padrão de qualidade para os textos e como funciona o processo de produção, se é interno ou externo. O ideal é que além do profissional que escreve, outros colaboradores também revisem os materiais para garantir um ótimo texto, tanto nos aspectos gramaticais e ortográficos, quanto em relação ao conhecimento que ele proporciona e ao que foi pré-estabelecido no planejamento estratégico.
4 – Verifique quais são os tipos de materiais produzidos
O marketing de conteúdo envolve a produção de diversos materiais, entre eles textos para blogs, sites e redes sociais, infográficos, vídeos, landing pages, e-books, entre outros tipos de conteúdo. Por isso, ao escolher uma empresa, verifique também quais são os materiais que ela pode produzir.
Talvez, no momento da contratação, você não esteja pensando em contar com todos esses conteúdos, mas é importante se certificar de que, se o seu negócio precisar, não será necessário contratar uma outra empresa para desenvolver esses produtos.
5 – Fale sobre suas necessidades e expectativas
Ao entrar em contato com a empresa de marketing de conteúdo, fale sobre suas necessidades. Isso é importante para garantir que os profissionais entendam e possam trabalhar para cumprir com aquilo que você espera. Além disso, alinhe suas expectativas com a empresa. Assim, essa relação pode começar com o pé direito!
Uma empresa de marketing de conteúdo pode trazer bons resultados
O marketing de conteúdo já não é um diferencial, mas um requisito para empresas que queiram se manter competitivas, conquistar clientes e aumentar a lucratividade. Porém, essa estratégia só traz bons resultados quando o negócio conta com profissionais especializados no assunto.
Por isso, se você estiver procurando uma empresa de marketing de conteúdo, conheça as soluções da Humantech! Nossa equipe está à disposição para analisar o seu negócio e oferecer as melhores estratégias para alavancar seus resultados!
Esperamos que este artigo tenha sido útil para você e a sua empresa! Se houver mais alguma dúvida, deixe um comentário ou entre em contato com a nossa equipe. Nós estamos à disposição para ajudar!
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