Gestão do Conhecimento

O poder das conexões: dos neurônios às redes

O poder das conexões: dos neurônios às redes

Há tempos se sabe que as interações durante os primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento do cérebro humano. Uma nova tecnologia na Universidade do Instituto de Washington permite verificar, em tempo real, como as conexões são acionadas e crescem por meio de cada interação que uma criança tem. Isso mostra claramente como o ambiente de uma criança e suas interações são importantes nesses primeiros anos, quando o cérebro é mais maleável.

O que você talvez ainda não tivesse parado pra analisar é que o mesmo pode ser dito sobre o crescimento da internet. Baseado no estudo citado anteriormente, essa é a abordagem do livro “Brain Power: from Neurons to Networks”, que explora os paralelos entre o desenvolvimento do cérebro de uma criança e o desenvolvimento do “cérebro” global da web. De acordo com a análise, em comparação com o ciclo da vida humana, a internet também estaria em seus metafóricos primeiros anos (ou seja, em plena expansão e transformação constantes). Assim como cada interação cria novas conexões no cérebro infantil, cada e-mail, tweet, pesquisa ou postagem está criando e fortalecendo conexões em nosso cérebro global, literalmente mudando a forma da internet. E cada um de nós está contribuindo para esse desenvolvimento conjunto.

Nesse sentido, assim como a maneira como são formadas as ligações do cérebro de uma criança pode tornar seus pensamentos mais criativos e perspicazes, o livro aponta que é fundamental que todas as diferentes partes do mundo ligadas a esse cérebro global da web estabeleçam ações para gerar inovação e expressão humana.

Brain Power faz parte do TED Books e está disponível em formatos para diferentes dispositivos.

Veja a seguir o documentário feito com base nesse livro, produzido pela cineasta Tiffany Shlain, conhecida pelo filme Connected (que faz parte do projeto Let it Ripple: Mobile Films for Global Change).





Conheça nossas soluções de Gestão do Conhecimento

Tópicos: