Marketing de Conteúdo

Nove tendências de marketing de conteúdo para 2017

tendências de marketing de conteúdo

Já ultrapassamos o segundo semestre do ano, então, está mais do que na hora de começar a pesquisar e planejar novas alternativas para manter-se à frente da concorrência e conquistar o público com estratégias inovadoras. Para isso, é importantíssimo conhecer as tendências de marketing de conteúdo e investir naquela que mais se encaixa no momento do seu negócio. Para auxiliá-lo, elencamos nove estratégias que estarão em alta em 2017. Confira!

1. Conteúdo educativo pago

Não é novidade que a internet é uma das maiores aliadas para quem busca informação, certo? Porém, devido ao grande volume de dados disponível, muitas vezes fica difícil separar o que é realmente relevante do que não agrega valor. Diante disso, o consumidor que antes pesquisava por alternativas gratuitas está mais propenso a pagar por um conteúdo bem elaborado e de qualidade a fim de atender sua necessidade por completo.

Um exemplo disso são os cursos on-line pagos que podem ser produzidos para os seus clientes como uma forma de ensiná-los sobre um assunto complexo de forma mais detalhada.

2. Vídeos on-line

Enquanto os textos são muito eficazes para posicionar a sua marca por meio do SEO e estreitar um relacionamento com o cliente, o vídeo é uma ótima maneira de facilitar o entendimento de assuntos complexos. Por exemplo, você pode apresentar o produto ou o serviço da sua empresa por meio de um conteúdo audiovisual. Além de ser uma forma diferenciada de transmitir informação,  é o melhor modo de esclarecer dúvidas, dar explicações e aumentar o engajamento.

De acordo com dados divulgados pela Syndacast¹ em 2015, dentre todos os tipos de conteúdo, os vídeos foram os que tiveram o maior aumento de popularidade. E mais, a previsão é que irão compor cerca de  70% de todo o tráfego da internet em 2017. Assim, os vídeos também estão entre as tendências de marketing de conteúdo para apostar no próximo ano!

3. Publicidade on-line paga

O marketing de conteúdo, como sabemos, é uma estratégia de longo prazo e, por isso mesmo, seus resultados não são imediatos — o que de início pode ser frustrante para empresa, já que muitas vezes pode demorar até seis meses para começar a ter retorno desejado. Mas é preciso entender que a internet é um oceano de informações e você é só mais peixinho na imensidão, então, para se destacar é preciso nadar com calma e focado nos objetivos.

Uma boa alternativa para acelerar o fluxo da maré e direcionar a corrente a seu favor  é unir essa estratégia com a publicidade paga, a fim de atingir o seu público-alvo antes da sua concorrência. Quando trabalhadas juntas, é possível segmentar os consumidores e colocar o conteúdo ideal na hora e no lugar certo.

4. Big data

Provavelmente você já deve ter ouvido falar que informação é poder, não é? E pode ter certeza que essa afirmação é mais que verdade. O big data é um recurso que deve estar presente na definição das suas estratégias, incluindo a de conteúdo. É com ele que você conseguirá detalhes e dados do que o seu cliente está buscando e, assim, poderá atingi-lo com precisão — já que saberá sua necessidade, onde e como encontrá-lo.

5. Integração com vendas

Se o seu consumidor está disposto a lhe oferecer dados sobre ele e você está utilizando-os a seu favor, nada mais certo do que tratá-lo de maneira especial. É aqui que o trabalho de vendas entra em ação para surpreendê-lo. Com as informações disponibilizadas, é possível que o vendedor entre em contato de maneira personalizada, aumentando a confiabilidade e as chances de conversão e fidelização da marca.

6. E-mail marketing

Há quem diga que o e-mail marketing morreu, mas são apenas boatos. A verdade é que ele está se reinventando e deve estar ainda mais presente como uma das tendências de marketing de conteúdo no próximo ano. Uma das características marcante desse recurso é que ele deixará de ser uma ferramenta de comunicação em massa — como muitas empresas utilizam — e passará a ser cada vez mais segmentado e extremamente importante para se relacionar com o seu público.

7. Redes sociais

Pode não parecer uma novidade e provavelmente elas já fazem parte das suas estratégias, mas as redes sociais tendem a crescer ainda mais. Isso porque com o avanço da tecnologia mobile, os brasileiros estão cada vez mais presentes nelas. Por exemplo, no Facebook, segundo dados divulgados pelo próprio site, mais de 70% dos acessos no Brasil são feitos por smartphones ou tablets. Então não dá de deixar as redes de fora do seu planejamento, não é?

E mais, vale muito a pena ficar ligado nos novos recursos que essas plataformas estão disponibilizando para as empresas, como é o caso do botão “comprar” lançado pelo Facebook, o Twitter para o e-commerce e também o Snapchat que vem conquistando cada vez mais público. É sempre bom ficar atento às mudanças e adaptar suas estratégias para incluí-las quando for relevante para o negócio.

8. Mobile

Como já falamos, os acessos por dispositivos móveis estão aumentando, então, não dá mais para pensar na sua marca no meio digital sem considerar o mobile. Lembre-se sempre: quando for estruturar uma estratégia, campanha, site ou blog, é extremamente importante pensar neles adaptados para todas as plataformas. Desta maneira, a experiência com a sua empresa será bem melhor, afinal, o usuário poderá acessar seu conteúdo a partir  de qualquer dispositivo e, assim, as chances de conversão serão bem mais altas.

9. SEO

Embora seja difícil prever as mudanças futuras dos algoritmos dos principais mecanismos de buscas, existem dois fatos que já podem ser considerados na hora de pensar no SEO do seus conteúdos para aumentar a relevância. O primeiro é em relação às menções sociais, que passaram a exercer ainda mais impacto — é bem provável que se igualem ou ultrapassem a importância das estratégias de link building. E o segundo é o trafego por dispositivos móveis, que deverá ganhar bastante valor para conquistar uma boa posição.

Aposte nas tendências de marketing de conteúdo!

Gostou do nosso conteúdo? São tantas novidades que fica difícil saber qual é a melhor alternativa para o seu negócio, não é verdade? Por isso, é muito importante contar com uma parceira digital que poderá lhe indicar por onde começar. Conte com a Humantech para ajudá-lo a elaborar suas estratégias, implementar as tendências de marketing de conteúdo e apoiá-lo em toda a sua jornada.

¹ Syndacast

Tópicos: