Imagine que você quer almoçar em uma cidade que não conhece. Provavelmente, você usaria o seu smartphone para fazer uma consulta na internet sobre restaurantes próximos ao local em que está, concorda? Pois é justamente esse hábito de pesquisa marcado pelo desejo de uma resposta rápida que chamamos de micro-momentos, um aspecto importante para o marketing de conteúdo.
O que são micro-momentos e por que eles são importantes
Não é novidade para ninguém que as pessoas pesquisam antes de comprar alguma coisa ou de fazer qualquer outra escolha. Afinal, a internet é o espaço perfeito para ampliar o conhecimento sobre diversos assuntos e, assim, tomar decisões mais embasadas e seguras. Mas os micro-momentos revelam uma característica adicional a esse hábito: o imediatismo.
Nesse caso, a pesquisa é marcada pela necessidade de se obter uma resposta de forma instantânea, um fenômeno que pode ser explicado pela massificação do uso de smartphones. Hoje, pode-se fazer muitas coisas com um dispositivo móvel em mãos, e tudo de maneira rápida e eficiente. Se é assim para pagar contas ou fazer compras, é claro que também seria para pesquisar.
Observando esse aumento de buscas com a necessidade de respostas imediatas, em 2015, o Google¹ denominou essa tendência como micro-momentos e a separou em quatro momentos diferentes: “eu quero saber”, “eu quero ir”, “eu quero fazer” e “eu quero comprar”, de acordo com as demandas dos usuários identificadas pela empresa.
Todos esses micro-momentos transformam a forma de fazer marketing de conteúdo nas empresas, já que os usuários querem soluções rápidas e eficientes para seus anseios. Ou seja, é preciso adaptar as estratégias para que seja possível conquistar consumidores cada vez mais exigentes e se destacar no mercado justamente quando eles mais necessitam.
Como os micro-momentos impactam o marketing de conteúdo
Agora que você já sabe o que são micro-momentos, deve estar se perguntando como encaixá-los nas suas ações de marketing de conteúdo, ou melhor, de que forma eles podem impactá-las. Bom, para aproveitar esse fenômeno e conquistar seus potenciais clientes, algumas dicas podem ajudar. Veja:
Invista em um blog ou site eficiente para mobile
A importância de ter um site ou blog que ofereça uma boa experiência para dispositivos móveis já é bem conhecida pelas empresas, mas se torna ainda mais relevante em relação aos micro-momentos. Afinal, as pessoas querem respostas rápidas para suas demandas e não vão esperar muito para que seu site carregue ou mesmo insistir nele caso as páginas não sejam responsivas.
Prova disso é que, segundo dados do Google², 53% dos usuários abandonam sites mobile que levam mais de três segundos para carregar e, a cada segundo de espera, a taxa de conversão cai 12%. Por isso, garantir que os canais da sua empresa sejam eficientes para o acesso por meio de smartphones e tablets é o primeiro passo para garantir sucesso nessa empreitada.
Adapte seu conteúdo para a busca por imediatismo
Ainda conforme o Google, as buscas que sugerem planos de última hora têm aumentado. É o caso de termos como “voos para hoje” e “restaurante aberto”. Perceba que os usuários não complementam a pesquisa com o local de partida da viagem e nem com a região em que procuram lugar para comer. A expectativa deles é ter os melhores resultados com o menor esforço.
Nesse sentido, ter um site com informações geolocalizadas é muito importante para que haja uma contextualização em relação à localização e ele apareça nos resultados. Além disso, outra boa prática é produzir anúncios e conteúdos levando em consideração termos como esses para se destacar no ranqueamento quando buscas assim forem feitas.
Confira o comportamento de busca dos seus potenciais clientes
Outra ação que serve para adaptar seu conteúdo aos micro-momentos é verificar o comportamento de busca dos seus consumidores e potenciais clientes. Para isso, confira no Google Search Console quais são as palavras-chave pelas quais o seu site ou blog é encontrado em pesquisas na internet e passe a utilizá-los em seus materiais com mais frequência.
Aliás, personalizar esses termos é uma boa estratégia para alcançar mais pessoas. Hoje, são cada vez mais comuns as buscas por “melhor hidratante” em vez de apenas hidratante. Isso também acontece em relação a características específicas dos produtos: “tênis para corrida” e “tinta para ambientes externos”, por exemplo, podem ser termos melhores do que apenas “tênis” e “tinta”.
Entenda os micro-momentos e ganhe mais eficiência
Como vimos, os micro-momentos são um fenômeno importante para as estratégias de marketing de conteúdo, pois impactam diretamente na possibilidade de a sua empresa ser ou não encontrada pelo usuário justamente quando ele mais precisa. Por isso, lembre-se dessas dicas e busque se aprofundar nesse assunto para ganhar ainda mais eficiência.
E você já sabe: se estiver procurando uma empresa de marketing de conteúdo, a Humantech está aqui para ajudar você. Acesse o nosso site ou entre em contato conosco para traçarmos as melhores estratégias para o seu negócio!
Caso você tenha alguma dúvida sobre os micro-momentos ou queira compartilhar sua opinião sobre o assunto, deixe seu comentário aqui embaixo para conversarmos!
¹ Google
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