Em nosso último artigo, falamos sobre como o endomarketing, também conhecido como marketing interno, pode ser estratégico para motivar os funcionários, melhorar o clima organizacional, reduzir custos e aumentar a produtividade. E para que essa ferramenta seja aplicada com eficiência, o trabalho das equipes de gestão de pessoas e marketing é fundamental!
Agora, vamos aprofundar o papel de cada uma dessas equipes e entender como elas se relacionam para alcançar os objetivos propostos pelo endomarketing. Acompanhe!
Marketing interno como ferramenta estratégica para a gestão de pessoas
Ficou para trás o tempo em que a gestão de pessoas era o departamento conhecido apenas por contratar funcionários, elaborar a folha de pagamento e se preocupar com o cumprimento das leis trabalhistas. A partir da década de 1980, a área passou a ser reconhecida como estratégica para qualquer empresa ― o que motivou inclusive a mudança na identificação do setor, antes conhecido como recursos humanos.
No contexto atual da gestão de pessoas, mais do que cuidar da burocracia, é papel dos profissionais da área somar esforços para investir em educação continuada, treinamento e desenvolvimento, e outros processos voltados à motivação e desenvolvimento contínuos dos colaboradores, sempre de forma alinhada à missão e objetivos da empresa. E neste sentido, o marketing interno representa uma estratégia importante para entender as necessidades dos funcionários, desenvolver ações para atingi-las e, consequentemente, melhorar o clima organizacional.
Na união entre gestão de pessoas e marketing, a principal atribuição da primeira equipe é identificar as necessidades dos funcionários. Isso porque este costuma ser o setor com a maior aproximação com os colaboradores no que diz respeito à sua atual situação. A equipe de gestão de pessoas tem conhecimento, por exemplo, sobre aquilo que os colaboradores já têm à sua disposição em relação aos benefícios, sobre queixas e necessidades e, normalmente, já possui um panorama ― mesmo que não tenha sido colocado em papel ― sobre o que precisa ser aperfeiçoado. Ou seja, a gestão de pessoas está munida de informações fundamentais para que o marketing interno seja colocado em prática na empresa.
Mas e quando essas informações não estão alinhadas de forma sistemática? Não é incomum, principalmente em pequenas e médias empresas, que o setor ainda não tenha conhecimento sobre as necessidades dos colaboradores. Por vezes, essas carências são conhecidas apenas de forma superficial, porque um ou outro funcionário reclamou da situação em alguma ocasião.
Nestes casos, é fundamental que o setor faça o mapeamento das opiniões e necessidades dos colaboradores para entender o que precisa mudar. A ferramenta mais indicada para isso é a pesquisa de satisfação interna, ou pesquisa de clima organizacional¹, como também é conhecida. Essas pesquisas geralmente são elaboradas em forma de questionários, que devem ser respondidos anonimamente pelos colaboradores.
O planejamento é fundamental para que a pesquisa dê resultados. Por isso, é importante desenvolver um questionário cujas respostas possam gerar uma ação da empresa, isto é, respostas que possam ser analisadas estatisticamente e, depois, interpretadas para chegar a uma definição das necessidades dos funcionários.
Cabe ressaltar que a pesquisa de satisfação precisa mostrar resultados a todos os colaboradores, quer dizer, é importante que ela gere uma reação da empresa e não fique guardada em uma gaveta. Assim, é recomendável que antes de iniciá-la, o setor conte com o apoio das lideranças para que possa implementar as ações necessárias em seguida.
A pesquisa de satisfação é, também, um dos melhores caminhos para levantar informações importantes sobre a percepção dos funcionários, já que contém um número expressivo de questões e é respondida anonimamente, o que deixa os colaboradores mais confortáveis para participar dela. Porém, a empresa pode utilizar outros mecanismos, como conversas diretas dos funcionários com a equipe de gestão de pessoas ou com a gerência de cada setor. Também é possível que as duas lideranças tenham essa conversa juntas. A regra quem estabelece é a sua empresa!
Fundamental é não negligenciar a primeira etapa do processo, pois, com esses resultados, serão definidos os próximos passos, que contam com a importante participação da equipe de marketing, como veremos a seguir.
A importância da comunicação para o endomarketing
A gestão de pessoas identificou as necessidades dos colaboradores, e agora? É neste momento que a equipe de marketing ou de comunicação ― os nomes podem variar de acordo com a empresa ― entra em ação! Porém, antes de nos aprofundarmos em discutir o seu papel, é importante ressaltar que endomarketing e comunicação interna não são a mesma coisa: comunicação interna pode ser uma das ferramentas do endomarketing, mas os dois conceitos são diferentes, já que o endomarketing abrange técnicas que não se limitam apenas à comunicação.
A partir do levantamento das necessidades, é importante que a equipe de marketing se una a de gestão de pessoas para entender qual é o melhor caminho para atende a essas carências. A responsabilidade da equipe de marketing é identificar qual a melhor forma de conduzir os projetos e quais instrumentos de comunicação são os mais adequados para chegar ao resultado esperado.
Vamos a um exemplo: a pesquisa pode identificar que a falta de diálogo entre os funcionários e seus gestores diretos é uma das queixas entre os colaboradores. Para resolver este problema, algumas estratégias seriam a realização de um café com a gerência, por exemplo, ou mesmo a abertura de um canal de comunicação direto pela intranet.
Já se o problema for a falta de informações sobre as estratégias da empresa, outro bom exemplo de ação é a produção de informativos internos periódicos divulgados pela intranet ou com distribuição impressa, de acordo com o perfil do negócio e dos seus colaboradores. Da mesma forma, a falta de reconhecimento pode ser uma falha: neste caso, fazer programas de premiação ou mesmo ouvir o funcionário em datas agendadas, como o café com a gerência, e estimular a sua participação nos informativos da empresa são alternativas para solucionar a questão.
É essencial que as informações repassadas a partir da estratégia de comunicação interna sejam transparentes e que o marketing possa utilizar um instrumento que possibilite o acesso a todos os colaboradores e se adapte à situação financeira do negócio: não adianta disponibilizar um jornal interno pela intranet se os colaboradores do chão de fábrica não puderem acessá-lo, assim como pode ser inviável para as finanças imprimir um informativo semanal para mais de mil colaboradores. É preciso avaliar o custo-benefício e a efetividade das ações.
Planejar é preciso
Assim como em toda estratégia no meio empresarial, o marketing interno também exige planejamento. Primeiro, em se tratando da identificação dos problemas, depois, sobre os melhores instrumentos para solucioná-los e, enfim, no que diz respeito ao acompanhamento dos resultados. Afinal, é importante saber se o endomarketing está impactando o clima organizacional, não é?
Neste sentido, alguns indicadores podem ser utilizados para medir os efeitos do marketing interno nas organizações. Alguns exemplos são a taxa de engajamento com a comunicação interna da empresa, o índice de satisfação dos funcionários, o volume de produtividade e até mesmo as reações espontâneas positivas vindas dos colaboradores. Com os dados, é importante interpretar se as estratégias utilizadas estão impactando positivamente o clima organizacional e alcançando os resultados esperados ou se é necessário readequar a estratégia.
Como você viu, a união entre gestão de pessoas e marketing pode promover bons resultados em qualquer organização! E na sua empresa, já há estratégias de marketing interno? Como estão os resultados? Compartilhe nos comentários as suas impressões sobre o tema e entre em contato com a Humantech para saber como podemos ajudar a implantar essa ferramenta no seu negócio!
¹ Sebrae
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