Inovação não é um conceito novo para ninguém, mas continua sendo extremamente importante quando falamos em maneiras de fazer uma empresa crescer e fortalecer seus negócios. Em um mundo globalizado onde a concorrência está cada vez maior, é preciso atentar-se às necessidades do mercado para aprimorar os produtos e os serviços oferecidos ou mesmo criar novas soluções. Mas você sabe exatamente o que é inovação? Indo direto ao ponto, sua definição diz respeito a atribuir uma função prática às novas ideias e viabilizar o resultado para o uso comercial. Em outras palavras, é dar um significado diferente a produtos, serviços e processos e colocar essa nova ideia no mercado.
A inovação no marketing
Trazendo esse conceito para a realidade do marketing, uma mudança importante foi implantada na década de 1980, com o Movimento da Qualidade (em inglês, Total Quality Management), que introduziu a noção de melhoria contínua às atividades desenvolvidas em uma empresa. De acordo com essa concepção, nada pode ser considerado definitivamente acabado, de modo que sempre é possível aperfeiçoar a eficiência das operações internas e a busca por novas e melhores soluções para os problemas dos consumidores.
A partir daí, os profissionais passaram a trabalhar melhor a imagem da empresa diante dos clientes, fazendo-os enxergá-la de forma positiva e, consequentemente, melhorando o relacionamento entre as duas partes. Para isso, foram implementadas novas estratégias, diferentes daquelas até então utilizadas. O foco passou a ser atribuição de valor aos produtos e serviços oferecidos aos consumidores, de modo que os resultados passaram a ser rapidamente constatados pelos empreendimentos.
Desta forma, quando se fala em inovação no marketing, a ideia é melhorar alguns elementos das estratégias utilizadas nesta área, levando em conta produtos, preço, praça e promoção — com certeza você já ouviu falar desses famosos 4Ps, não é verdade? As ações são geralmente baseadas em correções rápidas e soluções inovadoras que apresentam baixo risco com o objetivo de conquistar e preservar clientes para manter e fortalecer a empresa no mercado. Isso é, inclusive, um fator importante para garantir a sobrevivência dos negócios em períodos de crise econômica.
Para entender melhor, assista ao vídeo com os especialistas Romeo Busarello, diretor de Marketing e Ambientes Digitais da Tecnisa¹, e Malte Horeyseck, sócio co-fundador da Dafiti².
¹ Tecnisa
² Dafiti
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