Manter uma boa comunicação com cooperados e clientes é fundamental para o cooperativismo. Sem isso, é praticamente impossível unir os associados em prol de um mesmo objetivo e conquistar novos consumidores para o negócio. Nesse sentido, existe uma estratégia que pode trazer vários benefícios para essa relação. Estamos falando do marketing de conteúdo para cooperativas.
Se você nunca ouviu falar no tema ou sabe pouco sobre ele, nós explicamos: marketing de conteúdo é uma disciplina que reúne várias práticas e ferramentas utilizadas para produzir e distribuir de forma eficiente informações que são relevantes para um determinado público com o propósito de estimulá-lo a fazer alguma ação, como comprar um produto ou se associar a uma cooperativa. Para isso, é essencial unir as necessidades desse grupo àquilo que a instituição oferece.
Quer entender melhor como isso funciona na prática e como o marketing de conteúdo pode ajudar a alavancar os resultados da sua cooperativa? Então, acompanhe o nosso artigo de hoje!
Como funciona o marketing de conteúdo para cooperativas
Imagine que você atua em uma cooperativa rural em que os associados são pequenos agricultores e os consumidores são pessoas de vários locais do país, que compram os produtos por meio de um e-commerce. Para que a instituição cresça e se torne sustentável, é preciso reunir mais produtores, assim como atrair mais pessoas para o site.
Tratam-se de dois públicos diferentes, mas que podem ser alcançados com o marketing de conteúdo para cooperativas. Veja: vamos supor que um produtor de mel está pensando em aumentar as suas vendas, mas está em dúvida se deve comercializar seus produtos em um mercado ou se associar a uma cooperativa. Para saber mais sobre isso, ele recorre ao Google, assim como a maioria de nós.
No site, ele digita “benefícios de se associar a uma cooperativa” e acaba encontrando nos primeiros resultados um artigo do blog da sua instituição falando sobre todas as vantagens que há em fazer parte de uma iniciativa como essa. Ele se interessa e baixa um e-book sobre o mesmo assunto, o que aumenta a sua confiança em participar desse tipo de organização.
Dias depois, ao confirmar a decisão de se associar, o produtor procura justamente a sua instituição, já que sentiu segurança e credibilidade nela ao encontrar informações relevantes para a sua escolha. O mesmo poderia ocorrer com uma pessoa que busca conteúdo na internet sobre os benefícios dos alimentos orgânicos ou como preparar receitas com eles.
Ao encontrar o blog ou outros canais da sua cooperativa, esse usuário teria a sua instituição como referência no assunto em questão, o que, por consequência, influenciaria a decisão dele em comprar produtos da sua marca. É exatamente esse o objetivo do marketing de conteúdo: atrair pessoas por meio de informações relevantes, que interessem a elas.
Os benefícios do marketing de conteúdo para cooperativas
Em nosso exemplo, citamos o blog como ferramenta de marketing de conteúdo, mas existem muitas outras, como as redes sociais, e-mail marketing, vídeos, infográficos e e-books. Cada uma tem suas funcionalidades em uma estratégia de marketing e oferece vantagens não apenas para atrair, mas também para fidelizar clientes.
Aliás, são vários os benefícios de utilizar o marketing de conteúdo para cooperativas. Um deles, como já vimos nos exemplos, é que ao oferecer informações relevantes e de forma eficiente para o público, a instituição se torna referência no mercado em que atua, tanto em relação ao cooperativismo quanto ao segmento específico, como agronegócio, crédito, energia e transporte,
Ao produzir conteúdo, também é possível aumentar a presença da marca na internet e alcançar boas posições no ranqueamento em sites de busca como o Google. Para isso, é claro, é necessário utilizar com eficiência as boas práticas de SEO, que são determinantes para que o conteúdo se mantenha bem posicionado e atraia os usuários.
Como consequência desse bom posicionamento, o blog ganha mais tráfego, o que contribui para que a marca gere cada vez mais leads, isto é, potenciais clientes. E vale dizer que produzir conteúdo para o blog também é ótimo para alimentar as redes sociais, enviar e-mails marketing e manter o público da sua cooperativa sempre bem informado.
Agora que você já conhece essa prática, que tal aproveitar o marketing de conteúdo para atrair mais parceiros e clientes e impulsionar os resultados da sua instituição? Como vimos, o que não falta são benefícios em adotar essa estratégia! E não esqueça que nós estamos à disposição para ajudar você. Acesse o nosso site ou entre em contato para saber mais.
Ah, e caso tenha ficado alguma dúvida sobre marketing de conteúdo para cooperativas, deixe seu comentário aqui embaixo para conversarmos sobre o assunto!
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