Marketing de Conteúdo

Conheça os benefícios do marketing de conteúdo para a cadeia de suprimentos

Marketing de conteúdo para a cadeia de suprimentos

Para o marketing de conteúdo para a cadeia de suprimentos funcionar bem, uma dica é contar com outra disciplina relevante para o sucesso de toda empresa: a gestão do conhecimento. Isso porque o marketing de conteúdo, isoladamente, fortalece a empresa que se utiliza dessa estratégia. Mas permitir que todas as engrenagens girem ao mesmo tempo exige um auxílio a mais.

Portanto, nos parágrafos a seguir, vamos explicar como fazer marketing de conteúdo para a cadeia de suprimentos e por que a gestão do conhecimento é a peça-chave nesse esforço para que essa comunicação seja relevante e eficaz. 

O que é marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo é uma estratégia focada em alcançar o público da sua empresa oferecendo conteúdos qualificados que de fato sejam úteis para sanar as dúvidas e dores dessas pessoas ou empresas. Esse trabalho é realizado partindo de uma análise de mercado que permite planejar e desenvolver ações para atrair e fidelizar clientes, atendendo às suas necessidades.

Essas ações procuram criar engajamento utilizando-se dos conteúdos desenvolvidos para iniciar um relacionamento que conduza à venda. Trata-se, portanto, de uma prática eficaz, mensurável e duradoura, pois é a antítese do marketing indesejado, aquele que aparece em locais e momentos em que o potencial cliente não está interessado no conteúdo, como acontece nas mídias tradicionais.

O marketing de conteúdo, ao contrário, produz conhecimento relevante, focado em auxiliar o público em suas dúvidas e desafios. E é aqui que a gestão do conhecimento desempenha um papel fundamental. A seguir, vamos explicar por quê!

Gestão do conhecimento com marketing de conteúdo

Já tratamos em detalhes aqui no blog sobre por que relacionar marketing de conteúdo e gestão do conhecimento é uma decisão que rende bons resultados. Contudo, vale relembrar esses motivos aqui para, em seguida, ficar bem claro a atuação do marketing de conteúdo para a cadeia de suprimentos.

Com essas duas disciplinas juntas é possível produzir conteúdos bem-estruturados, com base nas informações geradas dentro da sua companhia, de modo a apresentá-la como especialista inquestionável em sua área de atuação. 

A união de forças para levantar dados certeiros sobre o perfil e as necessidades dos potenciais clientes ― tarefa da gestão do conhecimento ― facilita os esforços para atendê-los adequadamente com os conteúdos desenvolvidos.

Como fazer marketing de conteúdo para a cadeia de suprimentos

Antes de responder “como”, certamente você pode estar pensando em “por quê”? Bom, basicamente porque quando um elo da cadeia de suprimentos ganha, todos ganham juntos porque todos vendem mais. 

Agora, sobre o “como”, o nosso diálogo vai ser especificamente com a indústria. Afinal, é ela a geradora de demanda para toda a cadeia de suprimentos. E é por meio dela que é possível executar as ações estimulando as empresas e pessoas relacionadas ― revendas, especificadores técnicos e clientes ― a se envolverem com os conteúdos oferecidos.

Uma ideia inteligente para movimentar todas essas partes no ciclo de vendas das soluções oferecidas é trabalhar estrategicamente o portfólio de produtos da empresa. Por meio de um catálogo eletrônico, é possível gerar demanda e compartilhar informações que sejam úteis e aproximem todos os elos desse fluxo.

O compartilhamento de informações técnicas e precisas por meio de um catálogo eletrônico é a representação mais clara do que é a gestão do conhecimento: as informações que fazem parte do dia a dia da sua empresa usadas de forma a construir valor ao que ela vende e faz. O marketing de conteúdo para a cadeia de suprimentos, neste contexto, pode ser utilizado para conduzir ao catálogo e explicar os diferenciais das informações apresentadas.

Como fazer marketing de conteúdo a partir de um catálogo de produtos

O marketing de conteúdo envolve a utilização de diversas estratégias de comunicação. Algumas delas são:

Para a movimentação da cadeia de suprimentos e aproveitamento de todo o potencial do catálogo eletrônico de produtos, o blog poderia ser utilizado para explicar os diferenciais das soluções. O e-mail marketing manteria o relacionamento com o público-alvo, além de anunciar novos conteúdos, formados por e-books e infográficos explicativos a respeito de melhorias possíveis com as soluções oferecidas.

Vídeos podem servir como materiais de marketing, mas também como reforço à imagem institucional ou como bons tutoriais de aplicabilidade do portfólio. Já as redes sociais podem ser aproveitadas como um excelente canal de comunicação e atração. Porém, vale ressaltar que o próprio catálogo eletrônico funciona como uma rede social fechada e acessível exclusivamente às partes interessadas.

E por mais que as estratégias de marketing de conteúdo para a cadeia de suprimentos sejam particulares de cada empresa, todas são direcionáveis ao catálogo de produtos, que pode ser um centralizador da estratégia. Essa dinâmica é interessante para a indústria, que cria as oportunidades; para os especificadores técnicos, que geram demanda; e para as revendas, que vendem mais com todo o suporte da indústria.

Quer entender em detalhes como operacionalizar esse processo? Então, entre em contato com a Humantech! Nós podemos estruturar uma estratégia de marketing de conteúdo para cadeia de suprimentos baseada em um catálogo eletrônico de produtos. E se a sua empresa ainda não possui esse tipo de organização para o seu portfólio, nós podemos encaminhar a implantação dessa tecnologia para o seu negócio!

Esperamos que este artigo tenha sido esclarecedor e favoreça um novo olhar sobre as potencialidades do marketing de conteúdo. Caso tenha restado qualquer dúvida sobre o tema, fique à vontade para deixar o seu comentário no espaço abaixo! Estamos sempre à disposição para conversar!

 

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