Marketing de Conteúdo

Marketing de conteúdo: entenda esse conceito de uma vez por todas

marketing de conteúdo

Contar histórias é uma arte antiga e capaz de promover um alto nível de envolvimento das pessoas. Ela é tão importante que é utilizada como base do marketing de conteúdo para atrair e fidelizar o público-alvo de uma determinada marca. Isso mesmo! Embora essa estratégia tenha ficado mais conhecida nos últimos anos, trata-se, na verdade, de uma prática antiga que foi adaptada ao contexto digital. Vamos entender melhor?

Obviamente não podemos afirmar que o marketing de conteúdo deve ser definido apenas como o ato de contar histórias. Até porque esse é o conceito de storytelling — uma importante técnica para engajar consumidores —, utilizado no próprio marketing de conteúdo. A ideia, aqui, é oferecer informações relevantes sobre o que você faz, que tenham valor e que realmente façam a diferença no dia a dia das pessoas. Com isso, é criado e desenvolvido um relacionamento entre elas e a sua marca, fortalecendo a empresa no mercado e fidelizando os clientes.

É exatamente por trabalhar esse relacionamento que é considerada uma estratégia que dá resultados em longo prazo, ou seja, o retorno não é imediato. Esse aspecto, inclusive, costuma ser motivo de decepção para muitos empreendedores na fase inicial, de modo que acabam deixando o investimento de lado. Mas vamos mostrar como a produção de um conteúdo valioso, consistente e relevante faz toda a diferença para o crescimento do seu negócio.

O hábito de consumo e os ativos intangíveis

Antes de iniciar qualquer explicação mais aprofundada, é indispensável compreender o contexto social, econômico e histórico em que estamos — bem diferente das primeiras fases da industrialização, quando não havia a preocupação com o consumidor em si e todos os produtos eram desenvolvidos de forma padronizada e apenas apresentados aos consumidores ressaltando suas funções e qualidades. Um exemplo bem clássico são os primeiros carros produzidos pela Ford. Se observarmos, não havia variedade nos modelos nem a possibilidade de personalizar cores e funções, por exemplo. Um mesmo projeto era replicado e distribuído.

Claro que essa forma de produção mudou ao longo dos anos, até mesmo para acompanhar as transformações sociais que impactaram na forma como as pessoas consumiam. Como consequência, as campanhas de marketing também precisaram adaptar-se para satisfazer as exigências cada vez maiores dos consumidores — fato que foi intensificado com a popularização da internet e, em seguida, dos dispositivos digitais. A verdade é que isso facilitou tanto a produção quanto o acesso à informação, de modo que as pessoas tornaram-se mais interessadas em descobrir como podem solucionar seus problemas e quais são as soluções disponíveis no mercado antes de simplesmente optar por uma delas.

Além disso, temos o processo geral da globalização, que alterou a forma como uma empresa se impõe no mercado. Isso porque a parte física dela, conhecida como ativo tangível, deixou de ser considerada o elemento determinante de sua riqueza para dar espaço aos ativos intangíveis, quer dizer, ao conhecimento produzido por ela. Em outras palavras, as ações de uma empresa são mais valorizadas se ela desenvolver e disseminar conhecimento, pois isso é o que fortifica sua atuação no mercado. É o caso da Apple, cuja marca tem mais valor do que suas instalações físicas.

E qual é a relação do marketing de conteúdo com tudo isso?

O marketing de conteúdo atua exatamente no sentido de suprir o interesse das pessoas por informações e fortalecer as empresas, aumentando seus ativos intangíveis. Ao produzir conteúdo de valor, sua empresa estará fortalecendo a marca e se estabelecendo como uma referência na área em que atua. Assim, além de suprir as necessidades do consumidor, aumenta os ativos intangíveis da marca. Tudo isso porque você está ensinando e mostrando que conhece bem o que faz e, por isso, pode resolver da melhor forma os problemas das pessoas. E o resultado é que você ganha vantagens competitivas em relação aos concorrentes.

O conteúdo funciona como um ímã que atrai os potenciais clientes para sua empresa. Quando você solucionar as dúvidas deles e apresentar soluções eficazes, eles se sentem valorizados e passam a olhar de forma diferenciada para sua marca. Assim, aumentam as chances de optarem por sua empresa na hora de fechar negócio e de tornarem-se fiéis a ela. Sabe o que isso significa? Que eles também podem indicar você para outras pessoas, trazendo ainda mais clientes.

Mas para conseguir essas vantagens é preciso ser persistente nas ações (como explicamos, é uma estratégia de longo prazo) e produzir conteúdo realmente bom. O tempo é algo muito precioso hoje em dia e as pessoas não vão dar atenção a um material cuja qualidade é questionável e que em nada acrescenta de positivo à vida delas. Uma empresa pode até publicar conteúdo com frequência, mas se não for relevante, logo a audiência vai ignorá-lo e os resultados esperados não serão alcançados.

As principais ferramentas utilizadas no marketing de conteúdo

Mas agora a pergunta é: de que forma devemos oferecer esse conteúdo? Existem diferentes formatos digitais que podem ser combinados conforme a estratégia utilizada. É preciso analisar a realidade da sua empresa e o seu público-alvo para escolher quais ferramentas e práticas são as mais adequadas. Para você entender melhor, listamos as principais e mostramos como utilizá-las com maior eficiência. Confira!

Blogs

Se no início o blog era visto como um tipo de diário, com o tempo ele ganhou novas utilidades, tornando-se um importante canal para desenvolver o relacionamento entre empresas e consumidores. Isso porque essa plataforma apresenta uma lógica diferente do site corporativo, sendo utilizada como fonte de conhecimento para aqueles que tenham interesse nos temas que envolvem as soluções oferecidas.

Com isso, a empresa torna-se uma referência na área em que atua e é lembrada com maior facilidade pelos potenciais clientes quando precisam. Ao publicar conteúdo de qualidade otimizado com SEO, os sites de busca posicionam a marca nos primeiros lugares das pesquisas e, consequentemente, aumentam os visitantes nos seus canais digitais.

Vídeos e webinars

O conteúdo audiovisual é uma das grandes tendências do marketing, pois são mais fáceis de serem consumidos e facilitam a compreensão de assuntos complexos. Esse formato é um dos mais pesquisados pelos usuários da internet, número que tem aumentado com a popularização dos dispositivos móveis. O resultado é que os vídeos conseguem um alto engajamento do público e ajudam na visibilidade da empresa.

Além da divulgação de conteúdo rico em plataformas como YouTube e Vimeo, também é possível desenvolver webinars, um tipo de seminário ou palestra on-line. Eles permitem transmissão ao vivo, de modo que o palestrante tem a chance de se aproximar ainda mais da audiência e perceber com clareza quais são as reais necessidades dela. Mas não se esqueça de que é preciso causar um boa impressão, caso contrário, sua estratégia pode ir por água abaixo.

Podcasts

Caracterizados por serem uma adaptação do rádio à era digital, os podcasts também são uma importante ferramenta para o marketing de conteúdo. A verdade é que com a correria diária, nem sempre as pessoas conseguem separar um tempo exclusivo para acompanhar o blog ou assistir aos vídeos produzidos pela sua empresa. E é aí que está o diferencial desse formato.

Por ser mais simples e fácil de compreender, é possível escutar o áudio paralelamente a outra atividade e, assim, sua marca torna-se presente em cada momento da vida das pessoas. Uma dica é utilizar os podcasts como complemento ao que foi abordado no blog, aprofundando determinado tema. Desta forma, pode-se entrevistar especialistas, discutir um assunto mais complexo ou preparar uma reportagem especial, por exemplo.

E-books e infográficos

Os e-books e infográficos são conteúdos mais elaborados e com informações aprofundadas. São ideais para serem oferecidos para aqueles que já tiveram um contato inicial com a sua empresa pelo site ou pelo blog e querem entender melhor sobre determinado tema. Eles são muito importantes para trabalhar o relacionamento entre a empresa e os potenciais clientes, pois são disponibilizados em landing pages. Já ouviu falar nelas?

Elas são caracterizadas por serem páginas simples e independentes do site principal, apresentando apenas um objetivo: fazer com que os visitantes realizem uma ação (neste caso, baixar o material) e tornem-se leads. Para isso, as pessoas preenchem um formulário em que devem informar um contato (geralmente e-mail) e, em seguida, têm acesso ao conteúdo. Isso permite que a marca comece a falar diretamente com elas por meio das newsletters, assunto do próximo tópico.

E-mails marketing

Com o contato dos potenciais clientes em mãos, as newsletters entram em cena. Elas são os principais instrumentos de comunicação direta com as pessoas. De modo geral, podem ser caracterizadas como mais rentáveis e econômicas, sendo muito eficazes para gerar tráfego e aumentar as vendas. Para isso, a empresa precisa elaborar e-mails criativos e atrativos que convençam os destinatários a clicar nos links, entrar em contato com a empresa ou adquirir o produto ou serviço indicado.

Uma das grandes vantagens dessa ferramenta é a possibilidade de personalizar o envio, oferecendo materiais e ofertas de forma personalizada e respeitando as etapas da jornada do consumidor em que os leads se encontram. Em outras palavras, a newsletter é adaptada de acordo com o grau de envolvimento da pessoa com sua marca.

Redes sociais

As redes sociais ganharam bastante relevância na vida das pessoas com a popularização da internet e dos dispositivos móveis. Essa afirmação é comprovada pela pesquisa “Digital Future Focus Brazil 2015”, divulgada pela consultoria comScore. De acordo o estudo, os brasileiros gastam 650 horas por mês nesses espaços, o que, na prática, representa quase 22 horas por dia!

Quer dizer, ter páginas nas redes sociais é mais do que obrigatório para quem quiser visibilidade. E isso toda empresa deseja, certo? Por outro lado, é preciso ressaltar que não basta criar páginas e deixá-las às moscas. É necessário observar as tendências do mercado para esses canais e criar um conteúdo de qualidade e que esteja de acordo com a proposta de cada uma deles.

Como o marketing de conteúdo funciona na prática

Agora que o conceito de marketing de conteúdo foi bem detalhado e as principais ferramentas foram apresentadas, chegou o momento de entender qual é o procedimento para criar uma estratégia consistente e com resultados eficazes. Afinal, apenas com um plano bem estruturado e organizado é possível ter sucesso. Por isso, atente-se aos seguintes passos:

1 – Faça um planejamento estratégico

Antes de começar a produzir conteúdo é preciso analisar uma série de fatores referentes ao contexto interno (processos e atividades) e externo (mercado e público-alvo) do seu negócio. Essas informações são as responsáveis por alinhar a empresa e os colaboradores com os objetivos estabelecidos. Assim, devem ser indicados no planejamento estratégico quando e como as ações devem ser colocadas em prática, reduzindo qualquer risco que possa haver. De forma bem prática, é como o planejamento que fazemos antes de viajar, em que definimos os locais a serem visitados, qual percurso vamos seguir, em quais hotéis vamos nos hospedar e quanto precisamos desembolsar. A mesma ideia serve para o marketing de conteúdo.

Estabeleça as metas globais de toda a estratégia, ou seja, o que a empresa deseja alcançar, e, depois, defina os objetivos específicos (de forma em hierárquica) que devem ser cumpridos para realizá-la. Por exemplo, sua empresa talvez vise um aumento de 100% do banco de leads em 12 meses. Essa é a meta. Mas o que fazer para conquistá-la? Estabelecer objetivos: a cada trimestre é preciso aumentar os leads em 25% em relação ao número inicial. Com esses números claros, será possível escolher quais as melhores ações e ferramentas para utilizar aqui.

A seguir, listamos as principais metas que são estabelecidas para o marketing de conteúdo:

  • Reconhecimento (brand awareness): fazer com que sua marca e seus produtos ou serviços sejam conhecidos pelo público-alvo. Isso é importante porque as pessoas têm mais tendência a comprar algo de marcas familiares e com as quais se identificam.
  • Engajamento: o foco é desenvolver um relacionamento mais próximo e constante com as pessoas certas, ou seja, com aquelas realmente interessadas no que você oferece. O resultado é que esse público torna-se engajado à sua marca, recomendando-a para outras pessoas.
  • Educação: empresas muito inovadoras geralmente sentem dificuldades de conquistar clientes simplesmente porque as pessoas não entendem a importância da solução apresentada e em quê ela vai ajudá-las. Por isso, o marketing de conteúdo também é utilizado para educar o público-alvo em relação a esse aspecto.
  • Gerar leads: esse foi o exemplo que demos há pouco. Mais do que trazer audiência, essa estratégia permite conseguir dados dos visitantes e trabalhar melhor o relacionamento com eles, desde o primeiro contato até a fidelização. Como consequência, é possível aumentar as vendas e ampliar o engajamento.
  • Reduzir o custo por venda: todos nós sabemos que conquistar um cliente não é tão barato, pois as pessoas têm dúvidas ou não se sentem seguras em adquirir um produto ou contratar um serviço. Por isso, é necessário manter uma equipe disponível para atender essas dificuldades. É nesse sentido que o marketing de conteúdo atua. Ele oferece todas as informações para sanar as dúvidas e, como consequência, os consumidores levam menos tempo na decisão de compra.

2 – Defina personas

O próximo passo é conhecer com precisão quem são os potenciais clientes da sua empresa e, para isso, é necessário criar as personas. São perfis construídos com as características comuns à maioria do seu público. Trata-se, portanto, de unir as características que se repetem na maioria dos seus potenciais clientes para formar o perfil de uma pessoa fictícia.

Essa informação é de extrema importância, pois serve de base para toda ação a ser desenvolvida e indica quais são os formatos de materiais bem recebidos, qual é a linguagem mais adequada ou em quais canais eles estão presentes e que, por isso mesmo, a empresa deve priorizar. Cada ação deve ser elaborada considerando as necessidades e as exigências de quem se pretende conquistar. Por isso, tenha bastante cuidado nessa etapa para evitar erros na definição das suas personas.

3 – Execute o planejamento

A próxima etapa do processo consiste em colocar em prática tudo o que foi definido no planejamento. Organização é fundamental, e para ajudar os profissionais existe uma série de ferramentas no mercado que facilitam essa tarefa. É o caso do Google Apps — um pacote com e-mail corporativo, calendário e armazenamento — e o Skype ou o Hangout — ótimas saídas para reuniões remotas. Esses sistemas auxiliam, por exemplo, na distribuição do fluxo de atividades e na visualização do que deve ser feito, quando e por quem.

Para se ter um bom controle dos projetos, é indicado documentar cada detalhe da sua estratégia de marketing. Isso evita possíveis esquecimentos de atividades essenciais e a interpretação errada das tarefas. Com essas informações em mãos, você pode criar e atualizar os canais em que sua empresa deve atuar, conforme as orientações do planejamento.

4 – Mensure os resultados

Para finalizar, é indispensável que você acompanhe os resultados. Isso permite que você saiba com precisão quais ações merecem um investimento maior e quais não devem continuar. Com isso, evitam-se gastos desnecessários e a estratégia pode ser constantemente aprimorada de acordo com a resposta da própria audiência. Como medir esses dados? O Google Analytics é a principal ferramenta utilizada atualmente, pois ele oferece dados precisos sobre os mais diferentes aspectos do seu site.

Defina quais são as métricas mais importantes para as metas que você e sua equipe estabeleceram e foque nelas. É importante estabelecer como esse acompanhamento será feito logo no planejamento, pois em alguns casos a mensuração deve ser diária e, em outros, mensal. Lembrando que uma das métricas mais importantes e que precisa ser considerada é o Retorno Sobre Investimento (ROI), responsável por medir a eficácia de um investimento e é expresso em porcentagem, o que facilita na compreensão dos resultados alcançados.

Bom, como dissemos, o marketing de conteúdo é uma estratégia que exige muita dedicação, mas que oferece resultados efetivos. Implemente na sua empresa e logo ela irá decolar, se fortalecendo no mercado e se destacando da concorrência. E não se esqueça de buscar o apoio de profissionais especializados, pois isso faz toda a diferença para a conquista das suas metas. Por isso, se precisar de ajuda, fale conosco! Nossa equipe está pronta para analisar seu negócio e desenvolver as melhores ações para ele.

Tópicos: