Ter um bom posicionamento nos resultados das pesquisas do Google e de outros buscadores é o que toda marca deseja e precisa para se destacar na internet. E para que isso aconteça, há vários fatores de ranqueamento que podem ser usados estrategicamente pelas empresas. Um deles é o link building, assunto do nosso artigo de hoje.
O que é link building
Link building é uma estratégia de SEO (Search Engine Optimization) que diz respeito à construção de autoridade e de relevância na web a partir de links externos que apontam para o seu site ou blog. Em outras palavras, trata-se de uma prática em que outros sites citam a sua empresa ou o produto que ela oferece e direcionam o usuário para as suas páginas por meio de links.
Essa é uma ação importante porque o Google e os demais buscadores consideram que, quanto mais links de qualidade forem direcionados ao seu site, mais relevante ele é para o público. Entendendo isso, os algoritmos dos mecanismos de busca dão prioridade ao seu blog ou site no ranqueamento, o que gera mais destaque para a sua marca nos resultados de pesquisa.
A questão principal no link building está em como conseguir esses links externos de forma orgânica. Por muito tempo, quando os links eram ainda mais importantes para o SEO, usuários usavam táticas inadequadas para conseguir esses links, seja criando inúmeros comentários em uma página, seja ao gerar vários links que conseguiam enganar os algoritmos do Google.
O problema é que estratégias como essa interferem na experiência do usuário ao visitar um site e, sabendo disso, o buscador mais utilizado na internet acabou aperfeiçoando seus algoritmos para não apenas restringir, mas também penalizar páginas que usam esses tipos de táticas ao ranquear. É por isso que, mais do que nunca, não é saudável utilizá-las.
Atualmente, o Google avalia os links tanto pela quantidade quanto pela qualidade que eles têm. Isso significa que apenas sair por aí gerando backlinks, como são chamados esses links de origem externa, não é o bastante. Aliás, um link que não tenha qualidade pode ser, inclusive, algo negativo para a sua estratégia de SEO.
Em relação à quantidade, é preciso ter atenção ao número de domínios e à diversidade de domínios que linkam para a sua empresa. Quanto mais links de domínios diferentes você receber, melhor será o ranqueamento, já que mostra que seu conteúdo é relevante, pois muitas pessoas estão indicado ele. Porém, também vale ter cuidado no que diz respeito à diversidade de domínios.
O ideal é que você seja linkado a partir de tipos de sites diferentes, como blogs, portais de notícias, sites de empresas e assim por diante. Mesmo que você tenha vários backlinks, pouco adianta se eles vierem sempre do mesmo tipo de domínio. Por isso, sempre tente variar entre modelos de sites diferentes ao desenvolver sua estratégia de link building.
Já em relação à qualidade, é preciso encaixar o link no texto de forma mais natural possível, sem que isso pareça forçado, uma vez que o contexto importa muito para o Google. Nesse sentido, boas dicas são usar a palavra-chave no texto âncora e não repetir o link com o mesmo texto âncora em todo o texto, já que isso não soa natural para os algoritmos.
Como fazer link building na prática
Para fazer link building de forma orgânica e sem enganar os algoritmos do Google, você pode utilizar várias estratégias. Uma delas é o guest post, processo em que você escreve um texto com o seu link para publicá-lo em outro site ou blog. Nesse caso, primeiro é preciso pesquisar sites de qualidade e com relevância para o seu segmento e firmar um relacionamento de parceria com eles.
Depois, escreva um texto que realmente faça sentido para a estratégia daquela página, não apenas para agradar os seus proprietários, mas também para tornar o contexto o mais natural possível para o Google. Por exemplo, se você vende medicamentos para cães, um texto sobre esse mercado em um blog de um pet shop faria sentido para a plataforma e para o próprio site.
O maior benefício do guest post é que você pode escolher os sites nos quais vai aplicar o seu link e, assim, pode se decidir por aqueles que apresentam maior relevância com o buscador. Além disso, outra vantagem é que você mesmo decide qual será o texto âncora para o seu site e qual é a página que você deseja linkar nele.
Outra boa prática é usar ferramentas como a Majestic¹ para identificar sites que já estejam usando o nome da sua empresa, mas que não tenham linkado para ela e, posteriormente, pedir para que o link seja feito. Acompanhar as páginas que linkam os concorrentes também pode ser uma boa técnica, já que você pode pedir para elas direcionarem links para as suas páginas também.
A produção de infográficos que possam ser incorporados por outras páginas também é interessante para a sua estratégia de link building. Afinal, se você colocar o link para o seu site ou blog nele, ele vai acabar sendo apontado nas páginas que utilizarem o infográfico. A desvantagem é que, nesse caso, não é possível ter controle sobre quais sites ou blogs utilizarão esse material.
A produção em co-marketing com outras empresas que criem conteúdo relevante é outra alternativa positiva. Nesse caso, as duas marcas produzem um material juntas, que é divulgado amplamente pelas duas com os textos âncora e os links para as páginas que ambas acharem melhor. Dessa forma, tanto uma quanto a outra ganham destaque com a publicação do material.
Essas são as principais formas de fazer link building, mas você também pode contar com a assessoria de imprensa para divulgar textos com links, compartilhar seus conteúdos nas redes sociais, entre outras estratégias. O importante é ter atenção para que seus backlinks estejam sempre em sites que ofereçam conteúdo relevante e de maneira natural.
E então, gostou do nosso artigo sobre link building? Deixe seu comentário aqui embaixo com as suas impressões sobre o assunto. Aproveite para conhecer a Humantech e saiba como podemos ajudar você a impulsionar resultados com o marketing digital!
¹ Majestic
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