A primeira pergunta que surge sempre que se houve falar em gamification é: então vamos fazer um jogo? A resposta é não. A técnica, que em português é chamada de gamificação, baseia-se na aplicação do mecanismo e do raciocínio da criação de jogos em atividades diversas para torná-las mais divertidas, interessantes e atraentes. A principal similaridade com um game é a oferta de recompensas em troca de ações, como pontos e reconhecimento dentro do ambiente em que a pessoa está inserida.
Quer dizer: jogo é uma atividade cuja finalidade é a diversão, o entretenimento. Gamification, por sua vez, é uma técnica que utiliza elementos de jogo fora de seu contexto original, com a finalidade de motivar as pessoas à ação, auxiliar na solução de problemas e promover aprendizagem.
Com um exemplo, a explicação pode ficar mais clara. Imagine que você precisa, na sua empresa, motivar a equipe de vendas a se engajar em uma nova metodologia de abordagem dos clientes, mas percebeu que nem todo mundo está aberto a essas mudanças. Com o gamification, você pode gerar uma competição interna (saudável, claro), fazendo com que os integrantes da equipe participem das dinâmicas de grupo e dos treinamentos e, a cada novo passo, recebam recompensas por isso.
A estratégia envolve a definição de tarefas, a criação de regras e a aplicação de sistemas de monitoramento. As recompensas pela participação dos usuários podem variar desde incentivos virtuais, como medalhas (ou badges, como é mais usual) ou pontos para se posicionar em um ranking, até prêmios físicos. Tudo vai depender do objetivo final da empresa.
Posso usar o gamification para fazer os clientes interagirem com a minha marca também?
Com certeza. O método é basicamente o mesmo. Você lança desafios que os clientes têm que cumprir e, conforme eles forem realizando, vão ganhando suas recompensas. Podem envolver desde a recomendação da marca até a captação de novos clientes, passando pela divulgação e avaliação de produtos.
O empreendedor americano Rajat Paharia, autor do livro Loyalty 3.0: How to Revolutionize Employee and Customer Engagement With Big Data and Gamification (Lealdade 3.0: Como revolucionar o engajamento dos funcionários e dos clientes com o Big Data e a Gamificação)¹, enumera os dez principais mecanismos de gamificação:
- Resposta rápida
- Transparência
- Metas
- Emblemas ou condecorações
- Nivelamento
- Integração
- Competição
- Colaboração
- Comunidade
- Pontos
Ele explica que os designers de game sempre souberam fazer isso por um longo tempo, sendo capazes de monitorar a forma como os jogadores se comportavam em seus sistemas e usar esses dados para melhorar o desempenho do sistema em si. Trazendo para o mundo corporativo, Paharia mostra que o uso da gamificação, além do engajamento, tornou-se um importante instrumento de coleta de dados tanto na condução dos negócios quanto na motivação das pessoas.
A técnica é legal, a integração dos usuários é instantânea e o resultado sempre é positivo, pois de qualquer jeito vai haver a geração de dados para a empresa. Porém, é preciso uma preparação para começar a usar gamification. Ficou curioso? Então continue acompanhando nosso blog, pois no próximo post explicaremos direitinho como fazer a implantação desta técnica na sua empresa!
Tópicos: