Diante de todos os avanços tecnológicos, muitas empresas já se deram conta de que para conquistar um cliente não basta oferecer somente o melhor produto ou serviço. É necessário usar estratégias que convençam o consumidor a comprar. Uma delas é o marketing de conteúdo que, por meio de diferentes ferramentas, apresenta o seu negócio de forma que o público que você quer alcançar sinta-se valorizado, atendido de modo personalizado e, consequentemente, engaje-se com a sua marca. Entre os diversos materiais que podem ser utilizados nessa tática está um velho conhecido nosso: o conteúdo audiovisual.
De acordo com um levantamento feito pela Cisco Systems¹ — uma das maiores empresas mundiais especializadas em redes digitais —, até 2019 o consumo de vídeo on-line será responsável por 85% de todo o uso da internet no mundo. E ainda: a cada três pessoas, duas assistem a pelo menos 75% de um conteúdo audiovisual na rede. Certamente, você deve estar se perguntando: o que tudo isso tem a ver com a minha empresa? Bom, nós já vamos explicar.
O conteúdo audiovisual é um recurso que contribui significativamente no engajamento da sua marca com os fãs e também é uma ótima maneira de transmitir uma mensagem, mesmo quando se trata de um conteúdo bastante técnico. Afinal, vídeos trazem o dinamismo necessário para prender a atenção do usuário por mais tempo — diferente de um manual com linguagem formal, por exemplo —, promovendo uma melhor absorção do que está sendo apresentado.
Ficou curioso para conhecer mais vantagens e descobrir como é possível aproveitar da melhor forma esse tipo de conteúdo? Nós temos um infográfico que pode ajudá-lo:
Marketing com conteúdo audiovisual
Sabemos que os vídeos se tornaram uma ferramenta prática para levar informação e entretenimento até o consumidor, certo? Diante disso, é essencial aproveitar ao máximo essa oportunidade para se aproximar do seu público, porém, não se esqueça: utilize conteúdo audiovisual de qualidade e que contribua para o dia a dia do seu consumidor. Assim, é possível deixar a sua estratégia de marketing de conteúdo mais forte, diferenciada e dinâmica.
Listamos os cinco passos necessários para produzir conteúdo audiovisual com qualidade e agregar valor ao seu cliente.
1º passo: Opte por uma parceira para as produções
Tão importante quanto produzir vídeos para engajar o seu público-alvo, é elaborá-lo com qualidade para que o seu cliente perceba o valor agregado em cada conteúdo disponibilizado. Portanto, é fundamental escolher um parceiro para o seu negócio que, além de ter os materiais certos — como câmera, iluminação, microfone, entre outros — e saber fazer, entenda a sua real necessidade e se adapte de acordo com os objetivos da sua empresa para, assim, alcançarem os melhores resultados.
2º passo: Defina o objetivo
Já falamos por aqui da importância de traçar objetivos no marketing de conteúdo e isso inclui a produção de vídeos também. Dito isso, é preciso ter em mente o que você quer divulgar: Produto? Empresa? Serviço? Promoção? Ajudar os consumidores a esclarecerem suas dúvidas? Seja o que for, é necessário ter metas bem definidas para saber como e para quem fazer, contribuindo, assim, para o sucesso da estratégia.
3ª passo: Planeje o conteúdo
Com os objetivos definidos, chega a hora de planejar o conteúdo do vídeo. Para isso, deve-se criar um roteiro com base no tema que será apresentado — desde falas até descrição de cenário. Desta forma, é possível ter um suporte em mãos e uma ideia mais concreta do que será apresentado ao seu consumidor.
4º passo: Escolha uma periodicidade
Se você optar por fazer uma série de vídeos, é essencial que seja definida uma periodicidade para a publicação deles. Além de ser muito importante para o público que será impactado, contribui para a organização das produções e audiência, deixando os consumidores na expectativa de como será o próximo vídeo — assim como acontece nos seriados de televisão em que as pessoas aguardam ansiosamente cada episódio.
5º passo: Selecione a plataforma de divulgação
Contamos com uma infinidade de possibilidades para divulgar os vídeos da sua empresa: YouTube², Vimeo³, Instagram⁴, Vine⁵, Facebook⁶, e-mail, site, entre outros. Desta maneira, é possível escolher qualquer desses canais ou simplesmente estar em todos eles, desde que isso seja condizente com os seus propósitos.
Agora que você já sabe da importância do conteúdo audiovisual para o seu negócio, que tal incluí-lo nas suas estratégias de marketing? Aproveite também para compartilhar suas experiências e dúvidas conosco aqui nos comentários. Teremos prazer em ajudá-lo!
¹ Cisco
² YouTube
³ Vimeo
⁵ Vine
⁶ Facebook
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