Ao ler uma revista ou um jornal é comum nos depararmos com pequenos blocos de texto posicionados junto a uma imagem ou uma ilustração para apresentar determinados assuntos. Esse recurso, conhecido como infográfico, é utilizado com o objetivo de explicar de forma rápida e criativa aqueles temas mais complexos, de modo que o leitor consiga interpretar as informações com mais facilidade. Isso acontece porque a representação visual estimula os dois lados do cérebro: o direito, responsável por entender as figuras, e o esquerdo, ligado ao raciocínio lógico e à escrita.
Para desenvolver esse material, é preciso elaborar o conteúdo já imaginando como ele e as imagens devem ser dispostos e combinados. É importante que tenham um sentido juntos, pois apenas assim a mensagem será transmitida de forma eficaz. Inclusive, os designers trabalham com diversos elementos visuais com o objetivo de simplificar a história, como gráficos, cores, ilustrações e fotografias. Isso é essencial quando se trata de muitos números e estatísticas porque a imagem torna os dados mais palpáveis.
E qual é o papel do marketing de conteúdo nisso tudo? Considerando a facilidade que o infográfico proporciona na compreensão de informações, não fica difícil perceber que é um importante aliado na estratégia de marketing, concorda? Com ele, é possível se comunicar de forma mais rápida e direta com o público-alvo e, quando elaborado adequadamente, é uma verdadeira fonte de contatos. A consequência disso é que a marca consegue qualificar os leads e, assim, conquistar mais clientes.
Para entender melhor a importância dos infográficos, confira as vantagens que ele proporciona:
- Aumenta o tráfego no site;
- Gera mais leads;
- Pode ser utilizado por empresas B2B e B2C;
- As pessoas geralmente respondem melhor a um estímulo visual do que apenas a um texto;
- O trabalho com elementos visuais instiga a leitura;
- Aumenta o engajamento do público.
Passo a passo para elaborar um infográfico
Para produzir um infográfico, existem algumas etapas que garantem a qualidade do seu material e devem estar presentes em todo o planejamento, desde a estruturação das informações até a divulgação em canais como site, blog e mídias sociais. Para ficar claro, listamos sete passos:
1 – Faça um esboço
Especifique quem é o público-alvo, qual o problema dessas pessoas que você pretende resolver e qual o seu objetivo com o infográfico. Essas informações ajudam a escolher a linguagem adequada, estruturar os elementos visuais e ter o direcionamento correto das informações.
2 – Pesquise dados relevantes
Pesquise dados e estatísticas que possam enriquecer o material. É importante que sejam acrescentadas informações que vão além do que foi abordado em outras mídias (vídeos, podcasts), para que os potenciais clientes sintam que se trata de algo diferenciado. Isso os estimula a fazer o download dos demais conteúdos que você produziu ou vai produzir e a recomendá-los para outras pessoas.
3 – Esquematize as ideias e a ordem de apresentação
Com as informações em mãos, é preciso organizá-las. Faça um esquema, considerando a importância de cada item, e estruture-o com título, subtítulos, listas e call-to-actions (CTA) que levem os leitores ao seu site ou blog, permitindo que eles se aprofundem em um determinado assunto e, até mesmo, que se interessem e conheçam melhor a sua solução.
4 – Desenvolva um layout interessante
Agora que o conteúdo está pronto, chegou o momento de fazer o layout. Se você não entende desse assunto, é importante contar com a ajuda de um profissional, pois ele tem o know-how necessário para diagramar e escolher as cores mais adequadas, mantendo a identidade visual da sua empresa, por exemplo. Outra opção é se inscrever em sites que oferecem modelos de layouts prontos para a elaboração de materiais, de modo que você escolhe um deles e o adapta conforme achar mais adequado. O site Canva¹ é uma das plataformas que disponibilizam esse serviço gratuitamente.
5 – Acrescente um call-to-action
No fim do infográfico, é importante acrescentar um CTA, pois, ao terminar a leitura, a pessoa será direcionada para outro canal da sua empresa, aproximando-a mais da sua marca. Pense qual é a ação que o público deve realizar após a leitura: conferir a página de alguma das suas soluções ou seria melhor direcioná-lo para o blog? Decida o que for mais sensato e posicione o CTA em um local visível e que faça sentido.
6 – Crie uma landing page
Uma dica é disponibilizar o infográfico para download por meio de uma landing page. Nessa página a pessoa deixa algum contato, como o e-mail, para receber em troca o material e, consequentemente, sua base de leads vai aumentar. Essa ação é fundamental para uma boa estratégia de marketing, pois é a partir desses contatos que você pode desenvolver o relacionamento da sua empresa com pessoas interessadas na área e que podem tornar-se suas clientes.
7 – Mantenha a periodicidade
Oferecer material rico é muito importante para conquistar mais audiência. Então, produza infográficos pelo menos uma vez por mês para acompanharem posts do seu blog e serem disponibilizados também no seu site. Esta é uma forma eficaz de desenvolver a autoridade da sua empresa no mercado, bem como de estreitar o relacionamento com o público-alvo.
Os infográficos são produtos bastante eficientes e tornaram-se importantes aliados nas estratégias de marketing de conteúdo. Mas lembre-se que contar com profissionais especializados para realizar essa tarefa é sempre a melhor opção, garantindo a devida qualidade para conquistar e fidelizar seu público. Por isso, entre em contato conosco! Nossa equipe está pronta para tirar suas dúvidas e ajudá-lo no planejamento e na produção dos seus próprios materiais.
¹ Canva
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