Marketing de Conteúdo

A importância de traçar objetivos no marketing de conteúdo

objetivos no marketing de conteúdo

Você já imaginou como fazer marketing de conteúdo sem metas para serem atingidas? Além de uma tremenda bagunça, não haveria uma maneira de medir os resultados das ações executadas e nem mesmo saber qual seria o próximo passo. Estabelecer objetivos no marketing de conteúdo garante desde o aumento da produtividade até um melhor direcionamento da empresa para que ela cresça de forma sustentável. Portanto, não há estratégia sem definição dos propósitos, afinal, sem eles não há como saber onde se quer chegar.

Ao escolher o marketing de conteúdo como uma forma de se comunicar, de divulgar seu produto ou serviço e de fidelizar clientes é fundamental estipular metas — assim como em qualquer outra estratégia — logo na primeira etapa do planejamento. Elas darão todo o direcionamento para a escolha das ações a serem tomadas, segurança na hora da execução e uma maneira precisa de medir os resultados. Deste modo, é possível evitar surpresas e erros que podem manchar a reputação do seu negócio.

Por exemplo, se um dos objetivos no marketing de conteúdo é construir a reputação da sua marca no mercado, há diversas providências que devem ser tomadas. Estas ações variam desde pautas de conteúdos estruturados e alinhados que serão direcionados ao público certo até um suporte de pós-venda qualificado que atenda todas as necessidades do consumidor. E para que as coisas saiam conforme o planejado, tudo isso deve ser realizado com muita atenção e expertise. Por isso, é essencial contar com uma parceira de negócio que tenha total domínio da estratégia, preocupe-se em conhecer todos os seus processos e adapte-se ao seu fluxo de trabalho para alcançar suas metas.

Objetivos no marketing de conteúdo: o que pode ser mensurado?

As vantagens que o marketing de conteúdo traz para a sua empresa são muitas, como você já sabe. Porém, tão importante quanto traçar os objetivos é avaliar as ações para ver se estão atingindo as metas ou se precisam ser feitos alguns ajustes com a finalidade de alcançá-las. Diferentemente daquilo que se faz nos métodos tradicionais (off-line), tudo que é feito no ambiente on-line pode ser medido a qualquer momento e com mais precisão.

Dentre as muitas métricas que podem ser mensuradas com um bom alinhamento de objetivos no marketing de conteúdo estão:

Conhecimento da marca

  • Número de menções da sua empresa na internet;
  • Curtidas em redes sociais;
  • Utilização de hashtags.

Geração de leads

  • Números de novos cadastros;
  • Pedidos de contatos;
  • Solicitações de orçamento;

Posicionamento nos mecanismos de busca (SEO)

  • Número de posições adquiridas com o mapeamento de palavras-chave.

Retenção de clientes

  • Diminuição do número de clientes que deixam de usar o seu produto ou serviço;
  • Diminuição da abertura do ticket de suporte.

Autoridade e liderança

  • Acessos únicos e mensais;
  • Visitantes retornando;
  • Número de assinantes;
  • Posicionamento perante mecanismos de buscas (SEO);
  • Backlinks (são links externos que apontam para o seu site, indicando o seu conteúdo);
  • Compartilhamentos;
  • Menções.

Nutrição de leads

  • Número de cliques nos e-mails;
  • Número de cliques nos call-to-action (chamadas para a ação) dos e-mails e demais conteúdos;
  • Número de fechamentos de negócios provenientes de contatos que passaram pelo fluxo de nutrição.

Os objetivos são parte fundamental, são eles que o guiarão para o sucesso. Defina metas claras e mensuráveis, e o mais importante, alinhadas à estratégia da sua empresa. Do contrário, todos os seus esforços serão em vão. O que não tem padrão não pode ser medido e o que não pode ser medido, dificilmente será melhorado. Portanto, com os dados obtidos no monitoramento, avalie. Veja o que deu certo, o que deu errado e o que poderá ser melhorado nas próximas ações para que você conquiste seus objetivos, que foram estabelecidos lá no começo. Somente desta forma você continuará levando conteúdo de qualidade ao seu público e colhendo bons frutos das suas ações.

Agora que você já sabe a importância de traçar objetivos no marketing de conteúdo e o que pode ser mensurado, consegue responder rapidamente como está o alinhamento das suas metas? As ações estão alcançando os resultados esperados? Lembre-se, ter um parceiro comprometido e que entende do seu negócio faz toda a diferença para o sucesso das suas estratégias. Compartilhe conosco suas experiências aqui nos comentários. E claro, se tiver dúvidas, estamos sempre à disposição para ajudá-lo, basta entrar em contato.


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