Quer uma prova de como a gestão do conhecimento para indústrias é essencial? É só olhar para processos em que, sem saber, essa disciplina já é colocada em prática no chão de fábrica. A ordem de produção (OP) é um dos exemplos. E se você acha que não é possível ter agilidade, eficiência e padronização sem uma OP, imagina o que essa lógica pode fazer ao ser aplicada em toda a empresa!
Para quem não está familiarizado com o tema, gestão do conhecimento (GC) é um ativo intangível que usa os conhecimentos existentes em uma empresa para transformá-los em algo de valor. Para entender na prática, basta voltarmos à ordem de produção, que citamos antes: o conhecimento da engenharia sobre como fabricar determinado item se transforma em informação para permitir o acabamento de um bem tangível, que é o produto final a ser vendido.
Assim, o objetivo da gestão do conhecimento para indústrias (e não só para elas, claro) é potencializar o conhecimento que já existe na organização, extraindo, organizando e distribuindo esse ativo para que ele possa ser aproveitado na renovação do capital intelectual, resultando em melhorias, inovações e desenvolvimento.
Parece muito abstrato? Fique tranquilo! A seguir, vamos apresentar algumas situações para você entender exatamente como a gestão do conhecimento para indústrias pode fazer a diferença no dia a dia. Acompanhe!
Como a gestão do conhecimento para indústrias atua
Vamos adiante com nosso exemplo da ordem de produção para compreendermos a aplicação da gestão do conhecimento para indústrias. Sabemos, então, que este documento mostra os prazos para manufatura, finalização e entrega do produto, as matérias-primas que serão utilizadas e tem espaço para relatar falhas, interrupções e outros percalços.
Em teoria, após o produto acabado, a ordem de produção precisa ser arquivada ― é comum que isso tudo aconteça dentro de um sistema de gestão ― para ser utilizado em benefício das equipes de Finanças (que vai emitir as notas fiscais, por exemplo), de Compras (para repor o estoque de matéria-prima) e até de Vendas, na elaboração de estratégias de relacionamento com o cliente.
Contudo, nem sempre isso acontece. Em muitos casos, a ordem de produção permanece apenas como uma espécie de receituário de como fabricar. Todas as etapas ligadas a ela, infelizmente, acabam sendo executadas individualmente, sem comunicação entre as áreas. Assim, o conhecimento materializado lá na engenharia não produz efeitos práticos nos outros setores da empresa.
Se o problema fosse apenas este não seria tão grave. A questão é que, em meio a isso tudo, há colaboradores que, embora tenham o passo a passo em mãos, não conseguem segui-lo com a qualidade esperada. Se isso não impacta diretamente no resultado da produção, sem dúvida contribui para o aumento de erros e rejeitos, que geram custos.
Gestão do conhecimento para melhorias multissetoriais
Além das questões práticas, pode haver profissionais que, tanto na produção quanto em qualquer outra área, estejam desconectados com a cultura da empresa. Desse modo, a gestão do conhecimento para a indústria pode auxiliar não apenas no aproveitamento máximo das informações na ordem de produção, mas também em outros ajustes, processuais ou não, mas necessários para aumentar a produtividade e a qualidade do trabalho.
Em geral, esses ajustes envolvem as seguintes iniciativas:
- Registro adequado de todos os processos para que as informações não estejam concentradas apenas em uma pessoa;
- Realização de treinamentos para manter um padrão de qualidade nas práticas fabris;
- Elaboração de conteúdos informativos e motivacionais para garantir a intensificação da cultura empresarial;
- Melhoria da comunicação interna e externa.
Tais ações podem resultar em ganhos importantes para o negócio. No fim das contas, certamente eles produzem consequências positivas sob o ponto de vista financeiro. Entretanto, antes disso, tem-se benefícios na produtividade, no controle de turnover, na qualificação profissional, na motivação dos funcionários e no aumento do valor agregado dos produtos oferecidos ao mercado.
5 benefícios da gestão do conhecimento para a indústria
Percebeu como um ativo intangível é capaz de resultar em benefícios extremamente tangíveis e necessários para o seu negócio? Mas há outras vantagens que valem ser elencadas para você entender precisamente como a gestão do conhecimento para indústrias é capaz de transformar para melhor a rotina e os resultados da sua empresa. Veja!
1 – Qualifica a mão de obra
Uma empresa em constante modernização precisa manter seus colaboradores nesse mesmo ritmo. Para tanto, é imprescindível que haja um programa de treinamento corporativo constante. E é a partir da gestão do conhecimento que isso pode ser feito com muito mais eficiência. Entre as opções disponíveis, o e-learning é uma metodologia com muitas vantagens e que pode ser utilizada na atualização do conhecimento da sua mão de obra.
2 – Fortalece o trabalho comercial
O sucesso do trabalho comercial depende de informações privilegiadas para que a venda aconteça, o que envolve acesso a dados do cliente, do produto a ser vendido, do processo de produção, de um discurso institucional validado, além de conhecimentos sobre o estoque, dinâmica logística e até do financeiro, para que se possa negociar adequadamente. Tudo isso tem de estar organizado em locais predefinidos e, também, em parte, já ser de conhecimento do vendedor. Mas isso, claro, exige capacitação constante.
3 – Diminui a exposição a riscos controláveis
Quando uma empresa se preocupa em compartilhar o conhecimento entre seus colaboradores e entre os setores, as estratégias de controle e as boas práticas empresariais são seguidas com mais rigor, evitando a exposição desnecessária a riscos controláveis. Entre os riscos possíveis de serem evitados com informação estão a inadimplência, perdas financeiras com atrasos ou erros na produção e acidentes ou incidentes causados por falha na manutenção.
4 – Aumenta o valor da marca
É importante que as empresas não tenham nenhum funcionário insubstituível. A gestão do conhecimento para indústrias, neste caso, permite que todos os colaboradores de um setor sejam capazes de desempenhar suas funções. Nada fica na cabeça de uma só pessoa. Da mesma forma, todos os setores têm ciência sobre as etapas desempenhadas por outras áreas. Isso dá uma noção do todo, melhora o processo e os resultados, aumentando a qualidade, o que impacta positivamente no valor do produto. É o que lhe permite se diferenciar da concorrência.
5 – Auxilia no pós-vendas
O pós-vendas é uma etapa fundamental para manter o relacionamento com o cliente. Já falamos aqui no blog sobre como é mais barato cultivar um contato já existente do que conquistar um novo. Porém, para que isso seja possível e para que o pós-vendas seja qualificado e eficaz, os colaboradores responsáveis por esta tarefa precisam ter com as informações do cliente, da venda e do produto. Quer dizer, esses dados precisam estar organizados, atualizados, acessíveis e compreensíveis.
Onde encontrar uma solução de gestão do conhecimento
Por mais que seja um ativo intangível, a gestão do conhecimento para indústrias exige técnica e critério. Quer dizer, são especialistas que avaliam a necessidade da sua empresa e planejam a implementação dessa disciplina em suas rotinas. Só assim é possível colher todos os benefícios dessa solução.
A Humantech atua há mais de 15 anos melhorando o desempenho dos processos rotineiros e a comunicação das empresas com seu público interno e externo. Se você quer entender como a gestão do conhecimento pode fazer a diferença na sua indústria e de que maneira nós podemos auxiliar nesse desafio, entre em contato conosco!
Esperamos que este artigo tenha sido esclarecedor. Compartilhe ele com seus colegas e, caso tenha alguma dúvida ou experiência para compartilhar, fique à vontade para deixar o seu comentário no espaço abaixo.
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