Pense em quantos processos são feitos na sua indústria todos os dias: no chão de fábrica, produz-se as mercadorias, no setor de vendas, fala-se com os clientes, no setor de compras, negocia-se com os fornecedores, no estoque, cuida-se da matéria-prima e dos itens prontos para entrega e assim por diante. E se o conhecimento envolvido nessas atividades pudesse impulsionar ainda mais todos os resultados da sua empresa, não seria ótimo? Pois é isso que propõe a gestão do conhecimento para indústrias!
O que é gestão do conhecimento
Como o nome sugere, a gestão do conhecimento é a disciplina que faz a administração de todo o conhecimento que já faz parte de uma instituição ─ e que está presente em processos comuns, como os que citamos ─ a fim de potencializar os resultados dela. Por gestão, estamos falando de identificar, criar, renovar e distribuir esse conhecimento de maneira estratégica para a empresa.
Para ficar mais fácil entender como a gestão do conhecimento funciona, vamos imaginar um exemplo prático. Suponhamos que em uma determinada fábrica de parafusos, cada peça tenha uma ficha técnica de produto própria, o que faz com que a fabricação desse tipo de item seja padronizada, algo que é imprescindível para a qualidade.
Documentos como a ficha técnica do produto fazem parte do conhecimento explícito da empresa, que trata do conjunto de informações que estão bem formalizadas no negócio e disponíveis para os colaboradores com facilidade. É o que ocorre também com os treinamentos, com as políticas internas e outros tipos de registros formais.
Porém, há outro tipo de conhecimento, o tácito. Esse modelo de informação é mais difícil de ser formalizada e transmitida a outras pessoas, pois geralmente se trata de algo adquirido por alguém, ou seja, que é fruto das suas próprias experiências e que, comumente, fica restrito a esse indivíduo.
O conhecimento tácito também está muito presente nas empresas. Imagine que, na fábrica do nosso exemplo anterior, exista um operador de máquinas com ampla experiência na indústria e que saiba tudo sobre o funcionamento de um equipamento, inclusive como arrumá-lo quando ele falha. Esse tipo de conhecimento não está formalizado, mas é essencial para manter a produção.
O problema é que, justamente por não estar formalizado, isto é, por não haver uma gestão eficiente desse conhecimento, ele não fica acessível para todos no empreendimento. Ou seja, se por acaso o colaborador que entende como arrumar a máquina faltar, é possível que a produção fique parada até ele voltar, uma vez que as informações sobre como arrumá-la não foram divididas.
Isso é culpa do funcionário? De forma alguma. Afinal, cabe à organização identificar o conhecimento tácito presente ali, renová-lo de forma eficiente e distribuí-lo de maneira estratégica para o público que necessita dele. E é justamente nesse sentido que a gestão do conhecimento para indústrias atua.
Como a gestão do conhecimento para indústrias pode apoiar o seu negócio
A gestão do conhecimento beneficia as indústrias à medida que identifica o conhecimento, seja ele tácito, seja ele explícito, que ela já detém e, a partir de um conjunto de metodologias e ferramentas, o organiza para que seja distribuído de forma mais estratégica na organização.
O nosso exemplo mostra como isso funciona: se o conhecimento sobre como arrumar um equipamento estivesse formalizado em um treinamento em vez de estar na cabeça de apenas um dos colaboradores, a fábrica de parafusos teria resultado melhores, concorda? Afinal, o risco de a produção ficar parada seria muito menor, melhorando os prazos de entrega e a qualidade das peças.
O mesmo vale para todos os outros setores da indústria, das compras ao estoque, das vendas ao marketing. A partir do momento em que o conhecimento está melhor estruturado nas organizações, é muito mais fácil que elas possam identificar oportunidades de melhorias, reduzir custos, otimizar processos e até mesmo investir mais em inovação.
Quer esses resultados na sua empresa? Então fale com a Humantech! Nossa equipe é especialista em gestão do conhecimento para indústrias e está preparada para os desafios do seu segmento. Entre em contato com a gente e saiba como podemos ajudar!
Tópicos: