A gestão do conhecimento para cooperativas pode ser uma solução eficiente para desenvolver os princípios do cooperativismo¹ em instituições de todos os setores desse modelo de sociedade. Como essa disciplina de gestão trata da organização das informações que circulam em uma instituição, o cumprimento do 5º, 6º e 7º princípios pode ficar muito mais fácil.
Mas não só isso! Com uma boa comunicação que ultrapasse os muros do cooperativismo e alcance um público além dos cooperados, a gestão do conhecimento (GC) tem o potencial de fortalecer também o 1º e 2º princípios. Quer dizer, com a gestão do conhecimento, a sua cooperativa melhora o fluxo interno de informações, utilizando-as de maneira estratégica, e intensifica a aproximação com a comunidade utilizando a expertise interna para conquistar resultados mais amplos.
O que é a gestão do conhecimento
Para entender exatamente como a gestão do conhecimento para cooperativas pode ser relevante, precisamos, antes, entender do que se trata a GC. Basicamente, essa disciplina envolve um conjunto de metodologias e tecnologias para administrar todos os saberes existentes em uma organização e permitir o correto armazenamento, compartilhamento e uso estratégico dessas informações.
Ficou complicado? A gente explica melhor! Imagine uma cooperativa de crédito. A estrutura de trabalho em uma unidade de atendimento é composta, basicamente, dos gestores, colaboradores, cooperados e clientes, certo? Os gestores conhecem suas próprias rotinas e as desempenham como ninguém, pois elas fazem parte do trabalho deles. Com os funcionários, a mesma coisa.
Entretanto, quando esse conhecimento fica retido com uma pessoa, em algum momento o processo pode se deparar com uma trava. É só você considerar que, muitas vezes, alguns colaboradores não são cooperados. Com isso, em uma situação específica, eles podem se ver com dúvidas diante de questionamentos dos cooperados que buscam os serviços da instituição.
Neste cenário, a gestão do conhecimento atua para permitir que o conhecimento circule. Claro, cada um tem a sua função, sua responsabilidade e um nível de experiência maior que outro. Contudo, é importante que tudo isso esteja documentado, armazenado e seja distribuído de maneira planejada e criteriosa.
Assim, permite-se o desenvolvimento dos trabalhos, a satisfação de clientes e cooperados, a tranquilidade dos colaboradores e a eficiência da atuação dos gestores. Quando todos sabem o que fazer e como resolver situações que, rotineiramente, não compete a eles, o impacto de uma eventualidade é menor. No vídeo a seguir, você entende em detalhes do que estamos falando. Confira!
Como a gestão do conhecimento para cooperativas pode ajudar
Sabemos que o trabalho das cooperativas é buscar a união de forças para que, juntos, todos possam conquistar resultados mais relevantes. Essa metodologia é vencedora porque permitiu ao cooperativismo se desenvolver desde o seu nascimento, em 1844, e chegar hoje a 100 países, empregando mais de 250 milhões de pessoas em mais de 2,6 milhões de cooperativas¹.
Nesse processo, porém, a comunicação desempenha papel de extrema relevância. Não à toa ela é parte dos princípios cooperativistas. Sem comunicação, não há evolução interna e também não há como trazer mais pessoas para esse modelo de sociedade. Diante desse cenário, a gestão do conhecimento para cooperativas pode auxiliar na qualificação desse processo de troca de informações.
Internamente, a GC pode auxiliar na qualificação dos colaboradores, permitindo que todos estejam atualizados sobre as características de uma cooperativa, a respeito dos princípios cooperativistas e dos diferenciais desse modelo de sociedade em relação aos outros existentes. Esse apoio pode vir via cursos de capacitação ou mesmo a estruturação de uma estratégia de endomarketing.
Para cooperados e clientes, a presença em mídias digitais, como sites, redes sociais e blogs, é fundamental. Aos cooperados, esse tipo de preocupação auxilia no compartilhamento de informações relevantes ao dia a dia da cooperativa e sua relação com o mercado.
Definições das Assembleias e atualizações sobre a distribuição de recursos conforme as cotas-partes adquiridas são alguns dos informes que podem ser publicados nesses canais. Essa prestação de serviços precisa ser feita de forma clara e facilitada, garantindo compreensão e acesso a todos.
Aos clientes, a produção de conteúdo contribui para a percepção de valor no produto ou serviço produzido pelas cooperativas. É importante que o público entenda os diferenciais existentes no que uma cooperativa oferece ao mercado e por que ele tem um valor agregado diferenciado.
Imagine, por exemplo, quão positivo é para uma cooperativa agropecuária destacar que os seus produtos são fruto do trabalho de agricultores familiares! Esse argumento rende conteúdos relevantes sobre preservação ambiental, valorização do trabalho do campo, qualidade dos produtos por serem consequência de métodos mais tradicionais de cultivo, entre várias outras questões.
Mas é preciso saber comunicar para que todos esses objetivos sejam atingidos. Sem uma comunicação eficiente, a cooperativa não consegue cumprir o princípio que trata da educação, formação e informação. É neste ponto que a gestão do conhecimento para cooperativas se destaca, porque ela não está preocupada apenas em comunicar, mas, especialmente, em trabalhar uma estratégia para fazer isso com qualidade, clareza, estratégia e resultado.
Quantas vezes você não excluiu um e-mail publicitário, pulou uma propaganda no YouTube ou recusou um panfleto de ofertas na rua? Esses são exemplos de comunicação sem estratégia, porque não interessam ao público. A GC procura fazer com que o conhecimento se mostre útil para quem vai recebê-lo. Além de mais eficiente, isso é necessário a todas as cooperativas.
Então, para levar a gestão do conhecimento para a sua cooperativa, você pode contar com a Humantech. Nós somos especialistas neste assunto e também temos expertise em trabalhar com instituições desse modelo de sociedade. Entre em contato conosco, conheça as nossas soluções e qualifique ainda mais a sua forma de falar com seu público!
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