A gestão do conhecimento no agronegócio é uma ferramenta capaz de contribuir para a qualificação e agregação de valor do trabalho desenvolvido no campo. Isso porque essa técnica envolve um conjunto de metodologias que, quando implementadas, facilitam a identificação, criação, transmissão, armazenamento e renovação do capital intelectual de um empreendimento.
Ficou complexo de entender? Não se preocupe que nós vamos explicar em detalhes e deixar claro por que a gestão do conhecimento no agronegócio é necessária e útil. Siga com a gente!
Como a gestão do conhecimento atua
Como definimos há pouco, a gestão do conhecimento (GC) atua na administração do conhecimento gerado dentro de qualquer iniciativa econômica. Trata-se de um ativo intangível, ou seja, um valor que não é material. Fazer com que isso se torne um potencializador do valor daquilo que você produz é o objetivo da GC. E isso é feito da seguinte maneira:
- Identificação: a gestão do conhecimento busca identificar onde estão e quais são os conhecimentos produzidos dentro de um negócio. Em geral, eles ainda são simplesmente dados ou informações, que precisam ser trabalhadas para virarem ativos valiosos. Isso servirá para as próximas etapas.
- Criação: após identificar os conhecimentos que existem ainda em forma de dados e informações, é hora de trabalhá-los para que virem, de fato, conhecimento. Consequentemente, esses conhecimentos devem ser trabalhados para gerar valor.
- Transmissão: transmitir esse ativo faz com que ele não fique retido na mente e nas práticas de uma ou poucas pessoas especificamente. Sabe aquela frase que diz: “ninguém é insubstituível”? Então! É essa lógica que precisa ser trabalhada.
- Armazenamento: é uma etapa intimamente ligada ao ponto anterior. Ao saber como armazenar, você facilita a transmissão e permite que o conhecimento não fique concentrado, mas sim disponível em locais em que ele possa ser acessado e compartilhado.
- Renovação: o princípio de ter o conhecimento como um valor agregado está no fato de ele ser sempre aberto à renovação e atualização. Ao compartilhar ideias, elas são aprimoradas e renovadas. Isso jamais será possível se o conhecimento ainda estiver fragmentado em dados e informações, desorganizado e concentrado em uma ou poucas pessoas.
Agora que você entendeu de que maneira essa disciplina atua, chegou a hora de compreender especificamente como a gestão do conhecimento no agronegócio funciona e de que maneira isso pode ser útil.
Gerando valor agregado para aumentar ganhos
O agronegócio tem uma relevância muito grande para a economia brasileira. Um exemplo pode ser verificado no resultado do PIB do segundo trimestre de 2020: embora tenha havido uma retração histórica de 9,7% em relação ao período anterior, o setor manteve-se como um oásis, sustentando um crescimento de 0,4%, a exemplo do que já havia ocorrido nos três meses anteriores¹.
Apesar disso, se olharmos os números brutos, a agropecuária somou uma contribuição de R$ 125,417 milhões ao PIB. Ao passo que a indústria, por exemplo, registrou retração de 12,3%, mas somou R$ 287,544 milhões². É claro que seria desonesto comparar a arrecadação da indústria com do setor agro, pois a primeira têm um valor agregado muito superior.
Porém, esse dado revela uma questão importante: há espaço para que o setor agropecuário expanda o valor dos seus produtos. E a tecnologia vem desempenhando um papel cada vez mais relevante nesse sentido. O próximo passo é usar essa tecnologia para promover a gestão do conhecimento no agronegócio e permitir que o conhecimento seja o motor de um esforço em prol da rentabilização de iniciativas deste setor.
Como e por que implantar a gestão do conhecimento no agronegócio
Vamos responder primeiro o porquê. Já mencionamos que agregar valor à produção é um fator essencial para melhorar os ganhos e diminuir os impactos comuns da oscilação de preços de commodities no mercado. Contudo, outro ponto a ser considerado é a evasão de talentos do campo para buscar oportunidades em regiões urbanizadas.
De alguma forma, ambas as questões estão interligadas. Afinal, se os ganhos fossem maiores, os jovens veriam de uma forma mais atrativa o empreendedorismo no campo. Mas não é apenas este o motivo! Os próprios colaboradores precisam encarar o trabalho na agropecuária como uma ocupação que lhe conceda oportunidades interessantes de vida e carreira.
Já a implementação da gestão do conhecimento no agronegócio pode ser realizada de várias formas. O endomarketing é uma, pois facilita a transmissão de comunicados internos, além de contribuir para a valorização dos colaboradores. Para qualificá-los, há a educação corporativa, que pode ser utilizada para melhorar as rotinas diárias e, assim, aumentar a produção e a qualidade dela.
Além da comunicação interna, a gestão do conhecimento pode ser utilizada para o desenvolvimento de uma estratégia de marketing de conteúdo. Com isso, é possível alcançar o público de maneira estratégica e controlada e construir uma imagem positiva acerca do que se produz.
Como é possível agregar valor no agronegócio
Como você pôde perceber, um dos pontos fundamentais para a implantação da gestão do conhecimento no agronegócio é a valorização do trabalho deste setor e os ganhos financeiros que isso pode trazer em termos de rotina, vendas e processos. Mas como isso pode ser efetivo para a melhoria nos resultados?
Um exemplo é o trabalho do estado de Santa Catarina, que é certificado pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como zona livre de febre aftosa sem vacinação³. Isso abriu caminhos para a exportação da carne para o mercado europeu, que tem exigências rígidas quanto aos padrões de saúde animal e segurança alimentar.
Em menor escala, a gestão do conhecimento no agronegócio pode servir para qualificar a produção e melhorar a comunicação, por exemplo, de produtos orgânicos, que têm sido cada vez mais valorizados tendo em vista a busca das pessoas por melhor qualidade de vida. Entretanto, por terem um custo mais elevado, exige uma educação mais abrangente para ganhar um público maior.
Mesmo produtores de cultivos realizados em sistemas tradicionais podem ampliar o mercado com o auxílio da gestão do conhecimento no agronegócio. O contato mais direto com revendedores no varejo facilita as negociações pela escolha do seu produto em detrimento a de um outro produtor.
O cliente final, por sua vez, pode ser estimulado, a partir de uma boa plataforma de comunicação, a consumir mais o que você oferece, a mudar hábitos, a conhecer seus produtos e a pedir para o comércio onde ele costuma fazer suas compras que adquira produtos seus.
Enfim, as possibilidades são inúmeras e, a partir de processos refinados com a adoção interna das estratégias de gestão do conhecimento no agronegócio, a qualidade conquistada tem a capacidade de fazer jus à expectativa gerada no público.
Aqui na Humantech, nós somos especialistas nessa disciplina, inclusive na implementação de gestão do conhecimento no agronegócio. Por isso, se você quiser conhecer todo o potencial dessa ferramenta na sua produção, fale com a gente! Estamos à disposição para conversar e esclarecer todas as dúvidas. Se preferir, você pode deixar o seu comentário no espaço abaixo.
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