Nada como a emoção de certos jogos para prender nossa atenção durante horas nos objetivos propostos, não é verdade? Essa técnica gera um engajamento tão forte que foi adaptada para auxiliar o ensino realizado em plataformas de e-Learning, o que proporcionou resultados bastante eficazes, conforme já comentamos aqui no blog. Além dos treinamentos corporativos, as marcas também podem utilizar esse mesmo princípio e se beneficiar com o gamification para e-commerce, visando estimular vendas e fidelizar os consumidores. Nós vamos explicar como.
A ideia consiste basicamente em motivar as pessoas a realizarem ações preestabelecidas. Para isso, são utilizados mecanismos típicos dos games que incentivam a competitividade de forma saudável e divertida, oferecendo recompensas para cada ação realizada com sucesso. Como exemplo, a empresa pode desenvolver um canal on-line para os consumidores, onde eles têm acesso a informações, avaliam o serviço ou o produto, indicam as soluções nas redes sociais e, em troca, ganham pontuações que os classificam em um ranking geral.
Outra sugestão é educar o público-alvo com informações relacionadas à área em que atua e utilizar o gamification em quizzes. E a recompensa final pode ser produtos grátis ou descontos em uma compra e assim por diante.
Como funciona o gamification para e-commerce
Quando uma marca interage com o público-alvo, ela atinge outro patamar na memória dele e, assim, diferencia-se da concorrência. Ações desse tipo conseguem envolver muitas pessoas, proporcionando um alcance maior, além de aproximar mais a empresa de seus consumidores. Desta forma, é construído um relacionamento duradouro, com uma taxa maior de conversão das vendas.
Com a gamificação, existe a possibilidade de desenvolver inúmeras estratégias para seu e-commerce, alinhadas à criatividade, à inovação e à autenticidade. Esses elementos tornam a experiência de compra mais divertida, pois, como falamos há pouco, dá ao consumidor a oportunidade de conseguir algo, como alcançar uma meta, ganhar pontos ou cupons. Isso acontece porque quando as pessoas são recompensadas, são ativados pontos no cérebro responsáveis por gerar um sentimento positivo. O resultado disso impacta diretamente na lealdade desses clientes à marca.
Mas você deve estar se perguntando por que esse método se diferencia tanto de outros. Bom, a diferença está no fato de que não se trata apenas de recompensar o público, mas de envolvê-lo em uma história ou jornada, considerada mais importante, inclusive, do que o prêmio final — embora este seja considerado um agente motivador. No e-commerce as possibilidades são imensas e podem ser utilizadas para diversas finalidades.
Aliás, definir os objetivos da estratégia antes de aplicá-la é fundamental para ter sucesso. A boa notícia é que nem sempre são necessários investimentos grandes, de modo que soluções de diversos tamanhos podem ser utilizadas para inovar seu negócio.
Um caso prático: conheça a história da Wine
Para exemplificar o uso do gamification para e-commerce, podemos citar o caso da loja eletrônica Wine¹, especializada em vinhos. No sétimo aniversário da empresa, foi desenvolvido um storytelling em que o guru Wineyama² se apresentava e explicava as atividades que seriam desenvolvidas ao longo da semana de comemoração.
Todos os dias foram disponibilizados dois vídeos, um pela manhã e outro pela tarde, com horários determinados. No primeiro, o guru dava um enigma sobre um dos vinhos que a empresa vendia e as pessoas eram incentivadas a desvendá-lo nos comentários. No segundo material, o produto misterioso era revelado e um desconto era aplicado na venda dele durante 24 horas.
Essa campanha utilizou o gamification para trabalhar aspectos importantes do marketing, como o engajamento e a interação com as pessoas — pois elas eram instigadas a desvendar os mistérios e, depois, aproveitar os descontos — e a possibilidade de viralização. Essa técnica, então, resultou em outra estratégia importante: o marketing boca a boca. Quando o público-alvo é realmente envolvido com a marca, ele tende a indicá-la e a recomendá-la. Essa é uma das formas mais eficientes de divulgação.
Passos para utilizar o gamification nas estratégias de marketing
Mas o que precisa ser considerado para montar uma boa estratégia de gamification para e-commerce? De acordo com o professor Felipe Marlon, especialista no assunto, existem seis passos principais que precisam ser cuidadosamente seguidos:
- Defina seu objetivo
- Defina o comportamento desejado
- Descreva seu público-alvo
- Crie ciclos
- Use as ferramentas certas
- Coloque diversão
Viu como esse método pode fazer a diferença no relacionamento da sua empresa com o público-alvo? Invista no gamification para e-commerce e fique à frente da sua concorrência. Para tirar qualquer dúvida sobre o tema, entre em contato! Estamos à disposição para ajudá-lo.
¹ Wine
² Wine
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