Foi-se o tempo em que bastava o professor apresentar algum conteúdo e anotar informações na lousa enquanto os estudantes tentavam absorver tudo sentados em uma carteira. O século XXI trouxe importantes mudanças sociais e tecnológicas, impactando diretamente na forma como as pessoas aprendem. Hoje é preciso mais para prender a atenção de alguém, como desenvolver dinâmicas criativas e estimulantes. O gamification apresenta-se como uma técnica eficaz de ensino, desenvolvendo a educação a partir de elementos de jogos. E sim, é muito válido para treinamentos corporativos.
Embora o termo nos remeta automaticamente aos jogos, como bem citamos, o conceito não corresponde à simples inserção deles na educação. Trata-se do uso de mecanismos típicos dessas atividades em um contexto diferente para proporcionar maior engajamento e motivação nas pessoas durante os estudos ou treinamentos. As atividades gamificadas estão revolucionando a relação do ensino e aprendizagem, de modo que o primeiro é potencializado e o segundo torna-se mais prazeroso, apresentando resultados altamente eficazes.
Mas você sabe como funciona essa técnica? Bom, o gamification é utilizado em plataformas de e-learning, incentivando os participantes de um curso a realizarem diversas ações à medida que avançam no conteúdo. Para exemplificar, imagine um quiz ao fim de determinada lição de um treinamento corporativo. A cada resposta correta, o colaborador recebe uma pontuação que o classifica em um ranking no qual todos os participantes são listados conforme os pontos adquiridos. Caso conquiste uma pontuação mínima, ele ganha um troféu ou uma badge, espécie de condecoração, e desbloqueia a próxima lição, dando continuidade aos estudos.
É interessante ressaltar que, embora neste caso seja estimulada uma competição entre as pessoas por conta do placar, trata-se de um exercício saudável com o objetivo final de uni-las em prol do aprendizado. Inclusive, outra possibilidade é promover o trabalho em equipe em um exercício que simule uma situação típica do ambiente corporativo e que esteja relacionada ao treinamento. Assim, o grupo precisa encontrar uma saída e, para cada ação adequada, ele recebe premiações.
Como o gamification contribui para o aprendizado
O gamification pode ser utilizado tanto nas escolas quanto em treinamentos corporativos, e os benefícios são inúmeros para qualquer área que o utilize! A seguir, listamos as vantagens que provam o quanto vale a pena esse investimento:
1 – Atende às necessidades modernas
Devido à grande quantidade de estímulos nas mais diferentes situações, é comum as pessoas distraírem-se com facilidade. A todo momento somos expostos às mais variadas informações e, por isso, é preciso que o ensino seja atraente e instigante para engajar os envolvidos. Ao utilizar elementos dos jogos, como desafios e pontuações, o gamification age exatamente nesse aspecto e atende às expectativas dos usuários. Além disso, possibilita o desenvolvimento de atividades interdisciplinares, promovendo o diálogo e mostrando a relação entre as diferentes matérias, de modo que vários temas possam ser trabalhados em um mesmo exercício.
2 – Aumenta a produtividade
As características lúdicas fazem com que o aprendizado seja realizado de forma mais interessante e divertida. Deste modo, esse método apresenta grande capacidade de promover o engajamento, a curiosidade, a interação e a colaboração dos participantes. E o resultado? Ele proporciona aprendizado a partir dos erros, permite acompanhar o progresso dos participantes de forma mais precisa e adapta o ensino às necessidades deles. Isso impacta diretamente na produção, pois os participantes do curso ou do treinamento sentem-se estimulados a inovar e a colaborar, ao mesmo tempo em que torna o ambiente de trabalho mais divertido.
3 – Proporciona resultados visíveis
A aplicação dessa técnica na educação ou em treinamentos corporativos apresenta resultados bastante positivos e até melhores do que aqueles referentes aos métodos tradicionais. O motivo está ligado ao fato de a gamificação aumentar a taxa de retenção do conhecimento, pois para realizar as tarefas propostas e ter um bom desempenho nelas é preciso dedicar-se mais. A associação desses dois fatores cria um ciclo em que aprendizado e prática estão sendo constantemente trabalhados, de modo que um leva ao outro.
4 – Incentiva o espírito de equipe
Quando a dinâmica do gamification envolve atividades colaborativas, as pessoas são levadas a realizar o trabalho corporativo em conjunto, constituindo, desta forma, o espírito de equipe. Essas atividades valorizam os resultados obtidos e mostram que eles são mais importantes do que apenas resultados individuais. Como consequência, são destacados os pontos fortes da equipe e a dedicação de todos para superarem os pontos fracos.
5 – Estimula a criatividade
Uma das características dos jogos é o fato de instigar que as pessoas utilizem o pensamento lógico e a criatividade para encontrar soluções e, assim, atingir os objetivos. O mesmo princípio é aplicável nos treinamentos corporativos a partir da gamificação. Esse método vai utilizar os recursos que desenvolvem esse pensamento e estimular a aplicação deles em vários cenários, para que os colaboradores sejam incentivados a imaginar alternativas viáveis em diversos contextos.
6 – Desenvolve lideranças
Uma boa liderança é geralmente resultado de muito aprendizado e experiência. As atividades gamificadas conseguem reunir esses dois elementos, reduzindo o tempo de aquisição do conhecimento e fazendo com que os colaboradores possam vivenciar diferentes situações devido à possibilidade de simulá-las. Assim, eles conseguem aplicar a teoria em todos os contextos corporativos possíveis e, ao mesmo tempo, são treinados a agirem com segurança sob pressão, utilizando recursos limitados, por exemplo.
Já deu para perceber que treinamentos gamificados podem fazer a diferença nos resultados da sua empresa, não é verdade? Fale com especialistas na área e garanta todos esses benefícios aos seus negócios. Para saber mais, confira nosso guia!